remeReme: Revista Mineira de EnfermagemReme : Rev. Min. Enferm.1415-27622316-9389Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMGBelo Horizonte, MG, BrazilS1415-27622014000100011S1415-2762(14)0180011110.5935/1415-2762.20140011PesquisasCreche, criança e saúdeDay-care centres, children and healthGuardería, niño y saludFariaMaria Luiza deWichrPatríciaDiamantinaMGUniversidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e MucuriDepartamento de Enfermagem BrasilDiamantinaMGUniversidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e MucuriCurso de Enfermagem Brasil0320141811421461612201305112012This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.Full text available only in PDF format (EN)Texto completo somente em PDF (PT)

A creche é instituição que surge acompanhando a estruturação do capitalismo, a urbanização e a necessidade de reprodução da força de trabalho. O difícil controle das doenças prevalentes na infância e a vulnerabilidade dessa faixa etária, compreendida entre dois meses e cinco anos, remete a necessidade de profissionais de saúde inseridos nessas instituições. Objetivou-se neste estudo analisar a percepção dos educadores de creche sobre a assistência à saúde prestada às crianças no ambiente das creches. O município de Diamantina-MG foi o local de realização deste estudo, que utilizou metodologia qualitativa, teve por população todos os profissionais da equipe de todas as creches do município que atuam como cuidadores das crianças, no total de 30 profissionais. Os dados foram coletados por meio de entrevista aberta, em sala privativa à escolha do entrevistado, no seu ambiente de trabalho, durante seu turno, individualmente e foram submetidos à técnica de análise de discurso e posterior categorização. Os resultados revelam que os educadores das creches atribuem o adoecimento das crianças a determinantes externos à instituição, como variações climáticas, falta de saneamento básico nas casas e pouco acompanhamento médico. Além disso, a assistência prestada à criança doente no âmbito da creche é baseada nos conhecimentos das educadoras, ação agravante já que não existe um programa específico de capacitação em saúde para os professores de educação. Esse fato reafirma a necessidade de capacitações e/ou inserção de profissional de saúde no âmbito da creche, realizando ações de prevenção e promoção da saúde, mas não diminuindo as responsabilidades da unidade básica de saúde.

Day-care centers appeared with the advent of capitalism, growing urbanization and the need for reproduction of labour power. The difficulty to control childhood illnesses and the vulnerability of the age group from 2 months to 5 years old call for health specialists working in day-care centres. The objective of this study was to analyze the perception of early childhood educators about the care provided in those institutions. It is a qualitative research carried out in the city of Diamantina with 30 professionals. Data were collected through individual and open interviews conducted at the respondent's workplace and during working hours. Data were analyzed by discourse analysis and subsequently categorized. The results suggest that according to the educators children become sick due to factors not related to the institution such as weather conditions, lack of sanitation and poor medical follow-up care. Moreover the care delivered is based on the educators' experience which is worrying since it indicates there is no specific health education training program addressed to them. Such context points out to the need of specific training and/or of a health care professional working within the institution and conducting preventive and health promotion activities, with no disregard for the responsibilities of basic health units.

La guardería es una institución que surge como consecuencia del desarrollo del capitalismo, la urbanización y la necesidad de reproducción de la fuerza de trabajo. El difícil control de las enfermedades infantiles y la vulnerabilidad de este grupo de edad, que va desde los 2 meses hasta los 5 años, remite a la necesidad de profesionales de la salud en estas instituciones. El objetivo de este estudio fue analizar la percepción de los educadores de guarderías sobre la atención médica que reciben los niños en el entorno de la guardería. La ciudad de Diamantina / MG fue el escenario de este estudio, que utilizó una metodología cualitativa, la población consistió en todos los profesionales de equipos de todos las guarderías de la ciudad, que actúan como cuidadores de los niños, un total de 30 profesionales. Los datos fueron recogidos a través de entrevistas abiertas en una sala privada en la elección del entrevistado, en su ambiente de trabajo, durante su turno, en forma individual, fueron sometidos a la técnica de análisis del discurso y posterior categorización. Los resultados confirman que los educadores de la guardería atribuyen la enfermedad de los niños a determinantes externos a la institución, como los cambios climáticos, la falta de saneamiento en los hogares y poca atención médica. Además, la atención a los niños enfermos en la guardería está basada en el conocimiento de los educadores lo cual agrava la situación pues dichos profesores no reciben ninguna formación específica de educación para la salud. Se reafirma la necesidad de capacitación y / o inserción de profesionales de la salud en las guarderías y la realización de acciones de prevención y promoción de la salud pero sin disminuir las responsabilidades de las unidades de salud básica.

Child Day Care CentersChildComprehensive Health CarePediatric NursingJardines InfantilesNiñoAtención Integral de SaludEnfermería PediátricaCrechesCriançaAssistência Integral à SaúdeEnfermagem Pediátrica
Tecnologia e interação: Coletânea "Educação e tecnologia" PPGTG199889102CarvalhoMGBastosJASOs educadores de creche e o conflito entre cuidar e educarRev Bras Cres Desenv Hum20071325117AlvesRCPVeríssimoMLRFunções da creche segundo suas trabalhadoras: situando o cuidado da criança no contexto educativoRev Esc Enferm USP20032534237VeríssimoMLRFonsecaRMGSIdentificando necessidades de crianças de creches e suas famílias: o uso do histórico de saúde como instrumento para um cuidado integral e pré-escolasMundo Saúde200923945233AraújoAPereiraTPCreche e pré-escola: uma abordagem de saúde2004SantosLESProblemas respiratórios em crianças na primeira infância: conhecimento dos profissionais das crechesREME - Rev Min Enferm2008328112KomarssonKACFerreiraABAlmeidaPCXimenesLBMortalidade de crianças usuárias de creche no município de São PauloRev Saúde Pública20043844138VicoESRLaurentiRA estratégia de "Atenção integrada às doenças prevalentes na infância-AIDPI" e sua implantação no BrasilRev Pediatria do Ceará200133812CunhaAJLASilvaMAFSAmaralJJFAvaliação do desenvolvimento de crianças de uma creche através da Escala de Denver IIREME - Rev Min Enferm201117480215CarneiroJMBritoAPBSantosMEAAnais12102009PeresPLPCaracterização das práticas de educação em saúde desenvolvidas por enfermeiros em um município do centro- oeste mineiroREME - Rev Min Enferm2010195203214BarbosaFIVilelaGSMoraesJTAzevedoLSMarasanMRO desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde1996MinayoMCSLei nº 8069, de 13 de Julho de 1990: Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providênciasConstituição da República Federativa do Brasil de 1988Portal da SaúdeCreche e pré-escola: uma abordagem de saúde2004SantosLESQuirinoMDSantosLESO cuidado da criança segundo trabalhadoras de crechesRev Latinoam Enferm20032835111VeríssimoMLRFonsecaRMGSAs tendências pedagógicas e a prática educativa nas ciências da saúdeCad Saúde Pública2003152734519PereiraALF