remeReme: Revista Mineira de EnfermagemReme : Rev. Min. Enferm.1415-27622316-9389Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMGBelo Horizonte, MG, BrazilS1415-27622014000100010S1415-2762(14)0180011010.5935/1415-2762.20140010PesquisasEutanásia na visão dos graduandos em enfermagem: concepções e desafiosLa eutanasia en la visión de los estudiantes de enfermería: concepciones y desafíosEuthanasia from the perspective of nursing undergraduate students: concepts and challengesOliveiraMaria Liz Cunha deCavalcantiEuni de OliveiraAlvesVicente PauloSilvaAline Costa daBrasíliaDFUCBPrograma de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Gerontologia BrasilBrasíliaDFUCBCurso de Enfermagem BrasilBrasíliaDFUCBCurso de Graduação em Enfermagem e Serviço Social Programa de Pós-Graduação BrasilBrasíliaDFUniversidade Católica de BrasíliaCurso de Enfermagem Brasil0320141811261330402201401112012This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.Full text available only in PDF format (EN)Texto completo somente em PDF (PT)

O objetivo é apresentar as rodas de conversa com acadêmicos de enfermagem sobre a eutanásia, antes de cursar a disciplina "Exercício profissional e Bioética" para verificar se até aquele período o estudante já havia conseguido competência e habilidade de debate sobre o tema. Trata-se de um estudo com caráter descritivo e exploratório, com abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. A amostra foi por adesão de 31 alunos matriculados na disciplina. A coleta de dados deu-se em três rodas de conversa com 10 e uma com 11 alunos. Os discursos foram analisados segundo a Análise de Conteúdo, consoante Lawrence Bardin. Percebeu-se a realidade do acadêmico no cotidiano, que os fez buscar no mundo divino as forças para enfrentar a terminalidade da vida, sem vincular sua ação como profissional ao Código de Ética da Enfermagem, ao Código Penal Brasileiro e o desconhecimento do testamento vital (CFM Resolução 1995/2012), como documento de respeito à vontade preestabelecida de pacientes terminais. A pesquisa serviu para compreender o discurso dos participantes e estruturar dentro da disciplina "Exercício profissional e Bioética" o módulo de eutanásia e ampliar a consciência dos direitos dos profissionais e dos usuários na prática dos serviços, que requer um trabalho educativo fundamentado. Isso porque a garantia constitucional e os códigos legitimados não são suficientes para efetivar os direitos do paciente na prática.

El objetivo de este trabajo es presentar las ruedas de conversación con estudiantes de enfermería sobre la eutanasia antes de cursar la asignatura "Ejercicio profesional y Bioética"para comprobar si hasta ese período el estudiante ya había alcanzado la competencia y la capacidad de debatir sobre el tema. Se trata de un estudio descriptivo exploratorio cualitativo, tipo estudio de caso. La muestra fue por adhesión de 31 estudiantes matriculados en la materia. La recogida de datos se llevó a cabo en tres ruedas de conversación con 10 y otra con 11 estudiantes. Los discursos fueron analizados según su contenido, de acuerdo con Lawrence Bardin. Se constató la realidad del alumno en su vida cotidiana, que lo hace buscar en lo divino las fuerzas para enfrentar la terminalidad de la vida, sin vincular su acción al código de ética profesional de Enfermería ni al Código Penal Brasileño. También se observó la falta de conocimiento del testamento vital (Resolución CFM 1995/2012) como un documento de respeto a la voluntad de los pacientes terminales. La encuesta sirvió para entender el discurso de los participantes y estructurar el modulo de la eutanasia dentro de la disciplina "Ejercicio profesional y Bioética" y, asimismo, para aumentar la conciencia de los derechos de los profesionales y de los usuarios en la práctica de los servicios, lo cual requiere un trabajo educativo fundamentado. Esto se debe a que la garantía constitucional y los códigos legitimados no son suficientes para consolidar los derechos del paciente en la práctica.

The aim of this study is to present rounds of conversation carried out with nursing students on the issue of euthanasia before they begin the university course of "Professional Practice and Bioethics" in order to verify whether or not, before that semester, the student had in fact achieved a competence and ability to debate the topic itself. This is a descriptive and exploratory study, which follows a case-study-type qualitative approach. The sample consisted of 31 students enrolled in the course. Data collection was performed in three rounds of conversation with 10 students and one with 11 students. The discourses were analyzed using content analysis, as set forth by Lawrence Bardin. It was possible to see the reality of the students' daily lives, which led them to seek in God the strength to face the end of life, without binding their action as a professional to the Nursing Code of Ethics or to the Brazilian Penal Code and the lack of knowledge of the living will (CFM Resolution 1995/2012) as a document of respect towards the pre-established will of terminal patients. The study helped to understand the discourse of the participants and to structure the euthanasia module within the university course of "Professional Practice and Bioethics" as well as to broaden the awareness of the rights of professionals and users in the rendering of medical services, which requires a well-founded educational work. This is due to the fact that the constitutional guarantees and legitimated codes are not enough to assure the rights of the patient in practice.

EutanasiaEnfermeríaMuerte con DignidadBioéticaEutanásiaEnfermagemMorte com DignidadeBioéticaEuthanasiaNursingDeath with DignityBioethics
Distanásia, eutanásia e ortotanásia: percepções dos enfermeiros de unidades de terapia intensiva e implicações na assistênciaRev Latinoam Enferm20096139517BiondoCASilvaMJPSeccoLMDEutanásia em enfermo terminal: concepções de médicos e enfermeiros intensivistasRev Cofen201112RibeiroKVSoaresMCSGonçalvesCCMedeirosIRNSilvaGProblemas atuais de bioética2000PessiniLBarchifontaineCPThe role of nurses in physicion: assisted deaths in BelgiumCMAJ Medical Knowledge that matters20109182InghelbrechtMAEBilsenRNJMortierFDeliensLNursing students' reflections on death and dyingRev Esc Enferm USP200647783440BrêtasJROliveiraJRYamagutiLDiretrizes curriculares nacionais dos cursos de graduação em enfermagem: Resolução CNE/CES Nº 03 de 7/11/2001. Diário Oficial da República Federativa do Brasil2001A distanásia como geradora de dilemas éticos na unidades de terapia intensiva: considerações sobre a participação dos enfermeirosActa Paul Enferm200530712318TofollettoMCZaneiSSVHoraECNogueiraGPMiyadahiraAMKKimuraMUm método para análise e co-gestão de coletivos: a constituição do sujeito, a produção de valor de uso e a democracia em instituições: o método da roda2000CamposGWSPedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa2004FreirePAnálise de conteúdo2002BardinLÉtica e saúde: questões éticas, deontológicas e legais; autonomia e direitos do paciente crítico: diagnóstico e tratamento2006FortesPACBrasília DF: Aprovado projeto de lei que favorece o aborto e a eutanásia e criminaliza a homofobiaAnais do XIX Encontro Nacional do CONPEDI: 2010 jun.09-12; Fortaleza, Brasil. Fortaleza (CE)ArantesBCNevesHGCódigo de Ética dos Profissionais de Enfermagem02082012A ideia de morte em Unidade de Terapia Intensiva: análise de depoimentos1991BoemerMRRossiLRGNastariRRThe professor-student relationship in coping with dyingRev Esc Enferm USP201010712144PinhoLMAlvesMAcompañar en la muerte: competencias afrontamiento y autoeficaciaRev ROL Enferm201022341133BorrellSReflexões sobre a morte: teologia e saúdeEnferm Rev201326575315TaitsonPFFerreiraCMCostaMANevesREMourthEYBioética nas questões da vida e da mortePsicol USP200311567214KovácsMJResolução 1995/2012: Dispõe sobre as diretivas antecipadas de vontade dos pacientesAs paixões ordinárias: antropologia das emoções2009Le BretonDDemanda por eutanásia e condição de pessoa: reflexões em torno do estatuto das lágrimasSex Salud Soc. (Rio J.)2011137539MenezesRALa souffrance à distance: Morale humanitaire, médias et politique1993BoltanskiL