remeReme: Revista Mineira de EnfermagemReme : Rev. Min. Enferm.1415-27622316-9389Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMGBelo Horizonte, MG, BrazilS1415-27622014000100017S1415-2762(14)0180011710.5935/1415-2762.20140017PesquisasDesenvolvimento e validação de software educativo de saúde mentalDevelopment and validation of a mental health educational softwareDesarrollo y validación de software de educación de la salud mentalBottiNadja Cristiane LappannMesquitaIsabela RodriguesPereiraCamila Corrêa MatiasAraújoFrancielli AparecidaDivinópolisMGUFSJCurso de Enfermagem BrasilDivinópolisMGUFSJCurso de Enfermagem BrasilDivinópolisMGUniversidade Federal de São João Del ReiCurso de Enfermagem Brasil0320141812182220412201317122012This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.Full text available only in PDF format (EN)Texto completo somente em PDF (PT)

O ensino mediado por tecnologias é tendência crescente na atualidade. Este trabalho tem como objetivo descrever o processo de desenvolvimento e validação do software educativo Quiz Loucura, desenvolvido para ser utilizado como recurso didático no ensino de saúde mental. Os objetivos do software foram definidos em função da importância do ensino-aprendizagem de conteúdos específicos e de formação geral na área da saúde mental para alunos de enfermagem e validado de acordo com o Método de Reeves. Para desenvolvimento do software foram utilizadas ferramentas do Microsoft Visual Studio 2010 e linguagens de programação ASP.NET MVC e Silverlight. O software educativo pode ser utilizado como tecnologia inovadora de apoio no ensino-aprendizagem de conteúdo de formação geral e específica da área da saúde mental.

Teaching mediated through technologies is a growing trend nowadays. This study aims to describe the process of development and validation of the Quiz Madness educational software designed to be used as a teaching resource in mental health education. The objectives of the software were defined based on the importance of the teaching-learning process of specific and general contents for training nursing students in the mental health field. The software was developed using tools from Microsoft Visual Studio 2010 and the ASP.NET MVC and Silverlight programming languages and validated according to the Method of Reeves. The educational software can be used as an innovative technology to support the teaching-learning process of general and specific content for training in the mental health field.

La enseñanza mediada por tecnologías es una tendencia creciente en la actualidad. Este trabajo tiene como objetivo describir el desarrollo y validación del software educativo Quiz Locura desarrollado para ser utilizado como recurso didáctico en la enseñanza de salud mental. Los objetivos del programa fueron definidos de acuerdo a la importancia de la enseñanza y el aprendizaje de contenidos específicos y de formación general en el área de salud mental para los estudiantes de enfermería y validado de acuerdo con el método de Reeves. Para desarrollar el software se utilizaron las herramientas del Microsoft Visual Studio 2010 y lenguajes de programación ASP.NET MVC y Silverlight. El software educativo puede ser utilizado como una tecnología innovadora de apoyo para la enseñanza y el aprendizaje de contenidos de formación general y específica en el área de salud mental.

TechnologySoftware ValidationNursingMental HealthTecnologíaValidación de Programas de ComputaciónEnfermeríaSalud MentalTecnologiaValidação de Programas de ComputadorEnfermagemSaúde Mental
Uso das tecnologias digitais em atividades didáticas nas séries iniciaisRenote200511113PrietoLMTrevisanMCBDanesiMIFalkembachGAMWorkshop Brasileiro de Informática Educativa; 2003; 14 a 20 de julho: Anais do XXIII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação200322738GomesASWanderleyEGEm busca de uma proposta metodológica para o desenvolvimento de software educativo colaborativoRenote200611014BassaniPSPasserinoLMPasqualottiPRRitzelMIAmbientes Informatizados de Aprendizagem: Produção e Avaliação de Software Educativo2001OliveiraCCCostaJWMoreiraMInterfaces para softwares educativosRenote200711015ReateguiEInformática na Educação: novas ferramentas pedagógicas para o professor da atualidade2001TajraSFInovação tecnológica no ensino da semiotécnica e semiologia em enfermagem neonatal: do desenvolvimento à utilização de um software educacionalTexto Contexto Enferm200954958318FonsecaLMMGóesFSNFereciniGMLeiteAMMelloDFScochiCGSE-Learning: estudo comparativo da apreensão do conhecimento entre enfermeirosRev Latinoam Enferm2007397403315PadalinoYPeresHHCConstrução de um software educativo sobre transtornos da personalidadeRev Bras Enferm201111616664BottiNCLCarneiroALMAlmeidaCSPereiraCBSDesenvolvimento e validação de um software educacional sobre administração de imunobiológicos injetáveis para o ensino da enfermagemOliveiraSRCDesign de interfaces de software educacionalSantosNDesenvolvimento de games com Macromedia Fhash Professional 82008RhodesGO uso das tecnologias da informática para o desenvolvimento da educação1994LucenaMWFP