remeReme: Revista Mineira de EnfermagemReme : Rev. Min. Enferm.1415-27622316-9389Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMGBelo Horizonte, MG, BrazilS1415-27622014000100015S1415-2762(14)0180011510.5935/1415-2762.20140015PesquisasIntegração ensino e serviços de saúde: uma revisão integrativa da literaturaIntegración de la educación y los servicios de salud: una revisión integrativa de literaturaEducation and health services integration: an integrative review of the literatureKuabaraCristina Toschie de MacedoSalesPatrícia Regina de SouzaMarinMaria Jose SanchesTonhomSilvia Franco da RochaMaríliaSPFaculdade de Medicina de MaríliaCurso de Enfermagem BrasilMaríliaSPFaculdade de Medicina de MaríliaBrasilMaríliaSPFaculdade de Medicina de MaríliaHospital das Clínicas BrasilMaríliaSPSecretaria Municipal de Saúde de MaríliaBrasil0320141811952010402201410092013This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.Texto completo somente em PDF (PT)Full text available only in PDF format (EN)

Este estudo propõe analisar as características da integração ensino-serviço para academia, serviços de saúde e comunidade, a partir de uma revisão integrativa da literatura nacional. A busca foi realizada no Sistema da Literatura Latino-Americana em Ciências da Saúde (LILACS) e foram selecionadas 54 publicações. O tipo de estudo predominante foi relato de experiência com reflexão teórica focado na atenção básica e nos cursos de Enfermagem e Medicina. Para a academia constata-se a redução da dicotomia teoria e prática e a aproximação com os princípios do Sistema Único de Saúde. A integração auxilia os serviços no desenvolvimento de ações e na capacitação dos profissionais, melhorando a qualidade do cuidado. Descrevem-se como dificuldades, relações assimétricas, distanciamento entre os atores, sobrecarga de trabalho e inadequação da estrutura física dos serviços. Coloca-se a necessidade de mudanças nas relações e métodos de ensino, mais envolvimento dos atores e mudanças na concepção epistemológica.

Este estudio propone analizar las características de la integración enseñanza-servicio para academias, servicios de salud y comunidad, a partir de una revisión integrativa de literatura nacional. La búsqueda fue realizada en el Sistema de Literatura Latinoamericana en Ciencias de la Salud (LILACS) y se seleccionaron 54 publicaciones. El tipo de estudio predominante fue el informe de experiencia con reflexión teórica, enfoque en la atención primaria y en cursos de enfermería y medicina. Para las academias hay una reducción de la dicotomía entre la teoría y la práctica y la aproximación a los principios del Sistema de Salud Unificado. La integración ayuda a los servicios en el desarrollo de acciones y en la formación de profesionales, además de una mejor calidad de la atención. Como dificultades son descritas las relaciones asimétricas, el distanciamiento entre los actores, la sobrecarga de trabajo y la inadecuación de la estructura física de los servicios. Se observa la necesidad de efectuar cambios en las relaciones y métodos de enseñanza, con participación de los actores y cambios en la concepción epistemológica.

This study proposes to analyze the characteristics of teaching-service integration for academia and health and community services from an integrative review of the national literature. The search was carried out in the System of Latin American Literature in Health Sciences (LILACS) and resulted in the selection of 54 publications. The predominant type of study was of case studies with theoretical reflections focused on basic care and courses in Nursing and Medicine. In academia, a reduction in the between theory and practice dichotomy and an approach closer to the principles of the Unified Health System is observed. The integration helps services in the development of actions and training professionals improving the quality of care. The described difficulties are asymmetric relations of power, distance between actors, work overload, and inadequacy of the physical structure in the services. The need for changes in relations and teaching methods is evident and should include increased involvement of actors and changes in the epistemological conception.

Servicios de Integración Docente AsistencialEnseñanzaServicios de SaludServiços de Integração Docente-AssistencialEnsinoServiços de SaúdeTeaching Care Integration ServicesTeachingHealth service
A integração ensino e assistência na enfermagem: delineando possibilidades para uma prática contextualizadaActa Paul Enferm2004432817OjedaBSSantosBRLEidtORDiversificação de cenários de ensino e trabalho sobre necessidades/problemas da comunidadeDivulg Saúde Debate2000364822FeuerwerkerLCMCostaHRangelMLIntegração docente-assistencial entre um curso de enfermagem e um hospital de ensino: concepção do processo sob a ótica de docentes, alunos e enfermeirosArq Cienc Saúde20061374513BeccariaLMTrevizanMAJanucciMZIntegração docente-assistencial: um estudo de casoRev Esc Enferm USP20001283734OlschowskyASilvaGBConstrução social da demanda200514759HenriquesRLMPinheiroRMattosRARede UNIDA: breve histórico, concepção, organização e estratégia de açãoDivulg Saúde Debate199615812RangelMLVilasboasALA integração ensino-serviço no contexto dos processos de mudança na formação superior dos profissionais de saúdeRev Bras Educ Med20083566232AlbuquerqueVSGomesAPRezendeCHASampaioMXDiasOVCaminhos da formação em enfermagem: continuidade ou ruptura?Rev Bras Enferm2003343756FaustinoRLHMoraesMJBOliveiraMACEgryEYEssentials of nursing research: methods, appraisal and utilization200645794PolitDFBeckCTPolitDFBeckCTRevisão integrativa de pesquisa aplicada à enfermagemCogitare Enferm1998109123RomanARFriedlanderMRRevisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagemTexto Contexto Enferm20087586417MendesKDSSilveiraRCCPGalvãoCMO método da revisão integrativa nos estudos organizacionaisGestão Soc2011121365BotelhoLLRCunhaCCAMarceloMPromoção da saúde e qualidade de vidaCiênc Saúde Coletiva2000163775BussPMLiga acadêmica de medicina de família e comunidade: instrumento de complementação curricularRev APS201150714BoninJEOliveiraJGSNascimentoJMRezendeMEStopatoSPLeiteICGA integralidade na atenção à saúde da criança e o ensino de pediatriaPucciniRFPráticas de ensino-aprendizagem com bases em cenários reaisInterface Comun Saúde Educ2010697914MoimazSASSalibaNAZinaLGSalibaOGarbinCASO desenvolvimento de competências em atenção básica à saúde: a experiência no projeto Huka-KatuCiênc Saúde Coletiva201190312supl16Mestriner JúniorWMestrinerSFBulgarelliAFMishimaSMPlanejamento situacional na estratégia saúde da família: atividade deintegração ensino-serviço na enfermagemRev Gauch Enferm2010183631VendruscoloCKlebaMEKrauzerIMHilleshaimAO planejamento estratégico situacional no ensino do gerenciamento em enfermagemActa Paul Enferm20051657118MelleiroMMTronchinDMRCiamponeMHTEpidemiologia e estatística: integrando ensino, pesquisa, serviço e comunidadeRev Bras Educ Med2010324834LimaEPEstágio curricular supervisionado: diversificando cenários e fortalecendo a interação ensinoserviçoRev Bras Enferm2009932762ColliselliLTombiniLHTLebaMEReibnitzKSA contribuição da extensão comunitária para a formação acadêmica em fisioterapiaFisioter Pesq200522912RibeiroKSQSO PSF como cenário de ensino-aprendizagem em Marília (SP)Divulg Saúde Debate20049910230OliveiraMSDuarteJESBaakliniCEPadilhaRQImplantação de programas e redefinição de práticas profissionaisRev Bras Educ Med200992103supl133SissonMCPercepção e avaliação dos alunos do curso de Medicina de uma escola médica pública sobre a importância do estágio em saúde da família na sua formaçãoRev Bras Educ Med200883932CamposMAFForsterACA implementação da política de reorientação da formação em odontologia: dependência de trajetória e estímulos institucionais na UFBADiasHSO Acolhimento em saúde bucal na estratégia de saúde da família, Fortaleza/CE: um relato de experiênciaRev APS2010505913NutoSASOliveiraGCAndradeJVMaiaMCGIntegração academia, serviço e comunidade: um relato de experiência do curso de graduação em medicina na atenção básica no município de São PauloMundo Saúde20099910733PereiraJGMartinesWRVCampinasLLSLChueiriPSIntegração docente-assistencial sob a ótica dos profissionais de saúdeCogitare Enferm20096384414CaetanoJADinizRCMSoaresEHospital universitário e gestão do sistema de saúde: uma trajetória positiva de integraçãoREME Rev Min Enferm20073879411CarmoMAndradeELGMotaJACComissão de estágios em enfermagem: a experiência do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas GeraisREME Rev Min Enferm200432698SpagnolCASilvaCMMFFigueiredoESNascimentoJCMSantosMBADonosoMTVA reorientação do ensino e da prática de enfermagem: implantação do Pró-Saúde em Mossoró, BrasilRev Gauch Enferm2010442931MoraisFRRLeiteIDROliveiraLLVerásRMAvaliação de desempenho e integração docente-assistencial nos hospitais universitáriosRev Saúde Pública20105819044LoboMSCLinsMPESilvaACMFiszmanRIntegração docente-assistencial no cuidado de feridas: relato de experiênciaRev RENE20068187AquinoPSMouraLMFlorêncioMIBMouraERFInserção dos alunos da primeira série do curso de medicina em serviços de saúdeRev Bras Educ Med2003839027GonçalvesMBMoraesAMSMA contribuição da articulação ensino-serviço para a construção da vigilância da saúde: a perspectiva dos docentesRev Latinoam Enferm20091637317PereiraJGFracolliLAO ensino médico e os novos cenários de ensino-aprendizagemRev Bras Educ Med2004617228BulcãoLGIntegração docente assistencial na graduação em enfermagem, à luz da história oralMenesesLBAOrganização curricular baseada em competência na educação médicaRev Bras Educ Med2011869235SantosWSArticulação ensino-serviço e vigilância da saúde: a percepção de trabalhadores de saúde de um distrito escolaTrab Educ Saúde201163759PereiraJGFracolliLAHospitais de ensino e o Sistema Único de SaúdeRev Adm Saúde201071412BarataLRBMendesJDVBittarOJNVIntegração ensino-trabalho-cidadania na formação de enfermeirosRev Gauch Enferm20104839031TanjiSSilvaCMSLMDAlbuquerqueVSVianaLOSantosNMPO ensino da emergência é uma necessidadeRev Med Minas Gerais2008294618MartinsPEnsino e aprendizagem em serviços de atenção básica do SUS: desafios da formação médica com a perspectiva de integralidade: narrativas e tessiturasAlbuquerqueCP