remeReme: Revista Mineira de EnfermagemReme : Rev. Min. Enferm.1415-27622316-9389Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMGBelo Horizonte, MG, BrazilS1415-27622013000400015S1415-2762(13)0170041510.5935/1415-2762.20130069PesquisasAplicação do nursing activities score em pacientes portadores de HIV/AIDS hospitalizados: relato de experiênciaAplicación de la herramienta nursing activities score en pacientes internados con VIH/SIDA: informe de experienciaApplication of nursing activities score in hospitalized patients with HIV/AIDS: experience reportFeitosaManuella CarvalhoSilvaGrazielle Roberta Freitas daLeiteIlloma Rossany LimaMouraMaria Eliete BatistaMonteiroClaudete Ferreira de SouzaPereiraLanara AlvesTeresinaPIUFPIPrograma de Pós-Graduação em Enfermagem BrasilTerezinaPIUFPIDepartamento de Enfermagem Programa de Pós-Graduação em EnfermagemBrasilTeresinaPIUFPIDepartamento de Enfermagem Curso de EnfermagemBrasilTerezinaPIUniversidade Federal do PiauíDepartamento de Enfermagem Programa de Pós-Graduação em EnfermagemBrasilTeresinaPIUFPIDepartamento de Enfermagem Programa de Pós-Graduação em EnfermagemBrasil1220131749529582609201325022013This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.Full text available only in PDF format (EN)Texto completo somente em PDF (PT)

Trata-se de um relato de experiência sobre a aplicação do Nursing Activities Score (NAS) para mensurar demanda de cuidados de enfermagem de pacientes portadores de HIV/AIDS hospitalizados, objetivando discorrer sobre a adequação e abrangência do instrumento, conforme peculiaridades que concernem à assistência a esses pacientes. Este estudo é resultado de uma coleta de dados de uma pesquisa de dissertação de mestrado do Programa de Pós-graduação Mestrado em Enfermagem da Universidade Federal do Piauí, desenvolvida em um hospital público referência para o diagnóstico e tratamento de indivíduos com doenças infectocontagiosas. O escore do NAS possibilita verificar se há compatibilidade entre a demanda de cuidado dos pacientes e o dimensionamento da equipe de enfermagem, constituindo-se em um instrumento promissor no gerenciamento dos serviços de enfermagem. Os resultados dessa experiência mostram que o escore abrange muitos aspectos que envolvem a assistência ao indivíduo portador de doenças com caráter de cronicidade, como é o caso do HIV/AIDS. No entanto, ainda existe necessidade de adaptações, principalmente no que diz respeito ao item "Medicação". Sugere-se que alterações sejam feitas para que o NAS possa contemplar de forma mais fidedigna alguns cuidados e se fortaleça como instrumento gerencial capaz de contribuir para a qualidade da assistência e preservação da saúde dos profissionais de enfermagem no que diz respeito a unidades que atendem pacientes portadores da retrovirose.

Se trata de un informe de experiencia sobre el uso de la herramienta Nursing Activities Score (NAS) para medir la demanda de atención de enfermería de pacientes internados con HIV/SIDA. Su objetivo es discutir su adecuación y alcance en este ambiente. El presente estudio, que se llevó a cabo en un hospital público de referencia para diagnóstico y tratamiento de personas con enfermedades infectocontagiosas, es el resultado del conjunto de datos de una tesis de investigación del programa de postgrado Máster en Enfermería de la Universidad Federal de Piauí. El score del NAS permite comprobar la compatibilidad entre la demanda de atención de los pacientes y el tamaño del equipo de enfermeros. Se trata de una herramienta muy útil para la administración de los servicios de enfermería. Los resultados de esta experiencia muestran que el score incluye varios aspectos que intervienen en la atención de personas con enfermedades crónicas como en el caso del HIV/SIDA. Sin embargo, habría que hacer algunas adaptaciones, sobre todo en lo que se refiere al aspecto "Medicación". Se sugiere que se realicen los ajustes necesarios para que el NAS sea una herramienta más confiable y que sirva para mejorar la calidad de la atención y preservar la salud de los enfermeros que atienden pacientes con retrovirus.

This is an experience report on the implementation of the Nursing Activities Score (NAS) to measure demand for nursing care of hospitalized patients with HIV/AIDS, aiming to discuss the adequacy and comprehensiveness of the instrument, as peculiarities that concern the assistance for these patients. This study is the result of a data collection from a research dissertation of a Master's Degree in Nursing of the Graduate Program at Federal University of Piauí, developed in a public hospital reference to the diagnosis and treatment of individuals with infectious diseases. The NAS score allows checking for compatibility between the demand for patient care and nursing staff dimensioning, thus becoming a promising tool in the management of nursing services. The results of this experiment show that the score covers many aspects involved in the care of individuals with chronic diseases, such as HIV/AIDS. However, there is still a need for adaptations, especially with regard to the item "Medication". It is suggested that changes be made so that the NAS can contemplate more reliably some care and become stronger as a management tool capable of contributing to the quality of care and preservation of nursing professional's health due to the work in units that treat patients carrier of the retrovirus.

EnfermeríaEscalasSíndrome de Inmunodeficiencia AdquiridaAtención EnfermeríaEnfermagem; EscalasSíndrome de Imunodeficiência AdquiridaCuidados de EnfermagemNursing; ScalesAcquired Immunodeficiency SyndromeNursing Care
Global report: UNAIDS report on the global AIDS epidemic 2010Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais: Versão preliminarBol Epidemiol - AIDS e DST201118Expectativas de pacientes com HIV/AIDS hospitalizados quanto à assistência de enfermagemRev Bras Enferm0420061726259CostaJPSilvaLMSSilvaMRFMirandaKCLA representação do portador do vírus da imunodeficiência humana sobre o tratamento com os antirretroviraisRev Esc Enferm USP200872936442TeixeiraMGSilvaGAEnfermagem, cultura e o processo saúde-doença200432950FerrazAFGualdaDMRStefanelliMCHogaLAKGualdaDMRBergamascoRBNursing Activities Score (NAS): adaptação transcultural e validação para a língua portuguesaRev Esc Enferm USP2009100916esp43QueijoAFPadilhaKGTecnologias nas ações em enfermagem: utilização de escalas/testesRev Enferm UFPI04201271611SilvaGRFResende NetaDSLeiteIRLBrandãoECSoaresLSSistemas de classificação de pacientes como instrumentos de gestão em Unidades de Terapia IntensivaRev Esc Enferm USP20071416141TranquitelliAMPadilhaKGAplicação do nursing activities score em pacientes de alta dependência de enfermagemTexto Contexto Enferm12200863846417LimaMKFTsukamotoRFugulinFMTSegurança do paciente em unidade de terapia intensivo: carga de trabalho de enfermagem e sua relação com a ocorrência de eventos adversos e incidentesGonçalvesLANursing Activities Score (NAS) como instrumento para medir carga de trabalho de enfermagem em UTI adultoRev Esc Enferm USP200734654341ConishiRMYGaidzinskiRRNecessidades de cuidados de enfermagem em Terapia Intensiva: evolução diária dos pacientes segundo o Nursing Activities Score (NAS)Rev Bras Enferm0220065660159GonçalvesLAGarciaPCToffoletoMCTellesSCRPadilhaKGCarga de Trabalho de profissionais de enfermagem em pronto-socorro: proposta metodológicaRossettiACPercepção da equipe de enfermagem sobre seus registros: buscando a sistematização da assistência de enfermagemRev Enferm UERJ09201040510318PimpãoFDLunardi FilhoWDVaghettiHHLunardiVLAutocuidado e o portador do HIV/aids: sitematização da assistência de enfermagemRev Latinoam Enferm06200633645314CaetanoPagliucaLMFNursing Activities Score (NAS): proposta para aplicação prática em unidade de terapia intensaRev Pratica Hosp1220052130427GonçalvesLAPadilhaKG