remeReme: Revista Mineira de EnfermagemReme : Rev. Min. Enferm.1415-27622316-9389Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMGBelo Horizonte, MG, BrazilS1415-27622013000300005S1415-2762(13)0170030510.5935/1415-2762.20130040PesquisasAs práticas educativas na prevenção do HIV/AIDS das usuárias da rede básica de saúde do Rio de Janeiro/BrasilPrácticas educativas en la prevención del VIH/SIDA de usuarias de la red básica de salud de Rio de Janeiro/BrasilEducational practices for HIV/AIDS prevention among users of the basic healthcare system in Rio de Janeiro/BrazilMarquesSergio CorrêaTyrrellMaria Antonieta RubioOliveiraDenize Cristina deRio de JaneiroRJUERJFaculdade de Enfermagem Depto. de Fundamentos de Enfermagem Programa de Pós-Graduação/Mestrado e DoutoradoBrasilRio de JaneiroRJUniversidade Federal do Rio de JaneiroEscola de Enfermagem Anna Nery Depto. de Enfermagem Materno-Infantil Programa de Pós-Graduação/DoutoradoBrasilRio de JaneiroRJUniversidade Estadual do Rio de JaneiroFaculdade de Enfermagem Depto. de Fundamentos de EnfermagemBrasil0920131735385461009201325072011This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.Texto completo somente em PDF (PT)Full text available only in PDF format (EN)

O estudo tem como objetivos: identificar a dinâmica das práticas educativas para a prevenção do HIV/Aids nos serviços de atendimento à mulher; descrever e analisar as representações sociais das práticas educativas constituídas pelas mulheres assistidas nos serviços da rede básica de saúde. É uma pesquisa qualitativa, pautada nos referenciais da teoria das representações sociais e da educação em saúde. Participaram 46 mulheres de oito centros municipais de saúde de um município do Rio de Janeiro. Os dados foram coletados por entrevista semiestruturada e tratados pelo programa ALCESTE. Os resultados revelaram: poucas informações nas consultas individuais; que nas reuniões do planejamento familiar são desenvolvidas práticas educativas, principalmente pelas assistentes sociais, que "falam" sobre a AIDS; que as práticas educativas são representadas como "dar" e "passar" informações. Concluiu-se que o referencial teórico mostrou especial pertinência à análise das questões relacionadas às práticas educativas inerentes ao HIV/AIDS.

El presente estudio tiene como objetivo identificar la dinámica de las prácticas educativas para la prevención del VIH/Sida en los servicios de atención de la mujer. Busca, también, describir y analizar las representaciones sociales de las mujeres atendidas en los servicios de la red básica de salud. Se trata de una investigación cualitativa, pautada en los referentes de la Teoría de las Representaciones Sociales y de la Educación en Salud. Participaron 46 mujeres de ocho Centros Municipales de Salud (CMS) de un municipio de Rio de Janeiro. Los datos fueron recogidos en entrevistas semi-estructuradas y tratados por el programa ALCESTE. Los resultados revelaron que en las consultas individuales hay poca información, que en las reuniones de planificación familiar se llevan a cabo prácticas educativas, principalmente a través de las trabajadoras sociales que "hablan" del Sida y que las prácticas educativas son representadas como "dar" y "transmitir" información. Se concluye que el referente teórico y metodológico mostró especial pertinencia para analizar asuntos sobre las prácticas educativas inherentes al VIH/Sida.

The present study aims at identifying educational practices for the prevention of HIV/AIDS in women's health units as well as describing and analysing the social representations of the educational practices in basic healthcare services. It is a qualitative research based on social representations and health education theories. A total of 46 women from eight healthcare units of a municipality in Rio de Janeiro participated in the study. Data were collected by semi-structured interviews and analysed by the ALCESTE software. Results revealed that little information came from individual consultations; that the educational practices were developed in the family planning program basically by social workers that "talk" about AIDS; that the educational practices are represented by "to give" and "to pass" information. In conclusion, the theoretical framework highlighted the significance of the analysis of issues related to educational practices specific for HIV/AIDS.

Prácticas EducativasSíndrome de Inmunodeficiencia AdquiridaAtención Primaria de la SaludSalud de la MujerPráticas EducativasSíndrome de Imunodeficiência AdquiridaAtenção Primária à SaúdeSaúde da MulherEducative PracticesAcquired Immunodeficiency SyndromePrimary health careWoman's Health
Recomendações para a profilaxia da transmissão vertical do HIV e terapia antirretroviral em gestantes2010Percepção dos usuários acerca do aconselhamento pré-teste anti HIV em uma unidade de referência em Fortaleza, CearáEspaç Saúde2010239112BarrosoLMMSoaresAPSoaresBCAraújoMALSilvaDMAEducação em Saúde e Qualidade de Vida: para além dos modelos, a busca da comunicação1998AssisMEducação popular e a atenção à saúde da família2001VasconcelosEMA educação em saúde como aporte estratégico nas práticas de saúde voltadas ao hiv/aids: o papel da equipe de saúdeRev APS200938897412GuedesHHSStephan-SouzaAIA Representação Social da Psicanálise1978MoscoviciSAs Representações Sociais2001JodeletDNúcleo Central das Representações Sociais2002CPA medicalização do Corpo Feminino2002VieiraEMREME - Rev Min Enferm2009499505413SouzaMCMFreitasMIFAconselhamento em HIV/aids: uma prática educativaREME - Rev Min Enferm2007615111OliveiraARSPradoMLAconselhamento em DST/HIV/Aids para a atenção básica. Brasília,2010AIDS: um desafio para a saúde coletiva. Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA): integrando prevenção e assistência2004Simões BarbosaRHVermelhoLLAconselhamento coletivo pré teste anti hiv no pré natal: uma análise sob a ótica dos profissionais de saúdeRev Baiana Saúde Pública200912235233AraújoMALVieiraNFCAraújoCLFEscravas do risco: bioética, mulheres e Aids2005MatosDGA AIDS no Brasil1994ParkerRGAIDS: os sentidos do risco1999PauliloMASQuebrando o silêncio: mulheres e aids no Brasil. Rio de Janeiro: Relume-Dumará:199696GuimarãesKParkerRGalvãoJCTA: contextualizando a sua história. Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA): integrando prevenção e assistência2004SilvaSMBBarrosSRO outro da prevenção: Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA): integrando prevenção e assistência2004SzapiroAMPráticas Sociales y representacones: Paris: Presses Universitaires de France,1994AbricJ-CA Promoção da Saúde da Criança: análise das práticas cotidianas através do estudo de representações sociaisOliveiraDCEnsino: as abordagens do processo1986MizukamiMGN