remeReme: Revista Mineira de EnfermagemReme : Rev. Min. Enferm.1415-27622316-9389Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMGBelo Horizonte, MG, BrazilS1415-27622013000300002S1415-2762(13)0170030210.5935/1415-2762.20130037PesquisasConhecendo os motivos da não adesão às ações educativas em saúdeConociendo los motivos de la no adhesión a las acciones educativas en saludKnowing the reasons for nonadherence to health education actionsMarinMaria José SanchesMoracvickMaria Yvette Aguiar DutraRodriguesLuciane Cristine RibeiroSantosSimone de CarvalhoSantanaFlávio Henrique da SilvaAmorinDébora Meira RamosMaríliaSPFaculdade de Medicina de MaríliaCurso de Enfermagem BrasilMaríliaSPFaculdade de Medicina de MaríliaCurso de Medicina BrasilMaríliaSPEstratégia da Saúde da Família do Município de MaríliaBrasilUNESP de Botucatu0920131735005041404201301032011This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.Texto completo somente em PDF (PT)Full text available only in PDF format (EN)

O presente estudo apresenta um desdobramento das atividades realizadas por um grupo de estudantes, tutores e preceptores, que compõe uma proposta do Projeto PET-Saúde da Faculdade de Medicina de Marília em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Marília. Tendo como proposta analisar os motivos da não adesão de uma comunidade às ações educativas, foram realizadas nove entrevistas com usuários que, convidados para ações educativas em grupo, não compareceram. As entrevistas foram gravadas e transcritas. A análise dos dados possibilitou a elaboração de três núcleos de sentido, os quais revelaram a dificuldade em exercer a cidadania e incompatibilidade com os desejos e possibilidades da comunidade; o desinteresse da população e a ênfase no modelo biomédico permeando as ações de saúde e indicações para desenvolver tais ações. Frente aos desafios a serem enfrentados ao se vislumbrarem mudanças no modelo de atenção, acredita-se na necessidade de rever o processo de trabalho da equipe e reconhecer que as mudanças acontecem de forma lenta e gradual.

Este estudio presenta el desglose de actividades de un grupo de estudantes, tutores y preceptores que forman parte de una propuesta del Proyecto PET-Salud de la Facultad de Medicina de Marília juntamente con la Secretaria Municipal de Salud de dicha ciudad. Con la propuesta de analizar los motivos de la no adhesión de una comunidad a las acciones educativas, fueron realizadas nueve entrevistas con usuarios que no se presentaron a las acciones educativas en grupo. Las entrevistas fueron grabadas y transcritas. El análisis de datos permitió elaborar tres núcleos de sentido: dificultad en ejercer la ciudadanía e incompatibilidad con los deseos y posibilidades de la comunidad; desinterés de la población y énfasis en el modelo biomédico que impregna las acciones de salud y, finalmente, indicaciones para desarrollar tales acciones. Ante el reto de los cambios en el modelo de atención, es importante considerar la necesidad de rever el proceso de trabajo del equipo y reconocer que los cambios suceden de forma lenta y gradual.

This research presents a breakdown of activities performed by a group of students, tutors and preceptors as a proposal of the PET-Health Project of Marília College of Medicine in partnership with Municipal Health Secretary of Marília. Having proposed to analyze the reasons for nonadherence to a community's educational actions nine interviews were conducted with users who, having been invited to participate in education actions within a group, did not attend. Data analysis allowed the development of three units of meaning, which revealed the difficulty of exercising citizenship and the incompatibility with wishes and possibilities of the community; disinterest of the population and the emphasis on the biomedical model permeating healthcare actions, and indications for developing such actions. Facing the challenges to be confronted when glimpsing changes in the care model, it is believed that there is a necessity to review the process of team work and to recognize that changes happen in a slow and gradual way.

Educação em SaúdeCooperação do PacientePromoção da SaúdeEducación em saludCooperación del PacientePromoción de La SaludHealth EducationPatient ComplianceHealth Promotion
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