remeReme: Revista Mineira de EnfermagemReme : Rev. Min. Enferm.1415-27622316-9389Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMGBelo Horizonte, MG, BrazilS1415-27622013000300009S1415-2762(13)0170030910.5935/1415-2762.20130044PesquisasGestão de resíduos com risco biológico e perfurocortantes: conhecimento de estudantes de graduação das áreas biológicas e da saúde da Universidade Federal de Minas GeraisManagement of biological and cutting waste hazards: knowledge of undergraduate students in biological and health sciences courses at Universidade Federal de Minas GeraisManejo de residuos peligrosos biológico-infecciosos y de objetos punzocortantes: conocimiento de los estudiantes de grado de las áreas biológicas y de la salud de la Universidad Federal de Minas GeraisStehlingMônica CampolinaCunhaLucas MacielLouredoLuana MarquesCamargoCarolina GomesHaddadJoão Paulo AmaralSilvaIsrael José daOliveiraPaulo Roberto deBelo HorizonteMGUFMGEV DMVPBrasilBelo HorizonteMGUniversidade Federal de Minas GeraisEscola de Veterinaria Departamento de Medicina Veterinária PreventivaBrasil0920131735946000409201228022012This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.Full text available only in PDF format (EN)Texto completo somente em PDF (PT)

O estudo objetivou avaliar o conhecimento dos estudantes dos ciclos básicos de graduação das áreas biológicas e da saúde, relativos ao gerenciamento de resíduos conforme a legislação brasileira. Trata-se de um estudo descritivo sobre o conhecimento das ações de gestão dos resíduos biológicos, infectantes, perfurocortantes. Foram aplicados questionários estruturados a estudantes fora das salas de aula, no Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais, em 2008 e 2009. Os resultados foram discutidos com base na legislação de resíduos vigente no Brasil e em outros estudos similares. O estudo demonstrou que os alunos apresentam pouco conhecimento sobre o tema, adquirido informalmente, têm interesse sobre o assunto, reconhecendo não estarem preparados para lidar com resíduos com risco biológico e perfurocortante na graduação, o que demonstra a necessidade de aprimoramento do processo ensino-aprendizagem sobre o tema. Há concordância, entre os pesquisados, de que os resíduos biológicos e perfurocortantes representam um risco à saúde, embora estes não tenham informações suficientes sobre as legislações pertinentes ao assunto. As informações sobre o tema adquiridas pelos alunos apresentam-se visivelmente de forma fragmentada, sendo que as buscas sobre o assunto partiram de observações.

This study aimed to assess the knowledge of undergraduate students in biological and health sciences courses, regarding waste management according to Brazilian law. This was a descriptive study that treated the knowledge of management actions regarding biological and cutting waste hazards. Structured questionnaires were applied to students outside of the classroom in the Institute of Biological Sciences at Universidade Federal de Minas Gerais in 2008 and 2009. The results were discussed based on current Brazilian law concerning waste as well as on findings from other similar studies. This study's results show that students have insufficient and informally acquired knowledge on the issue. It seems that the students are interested in the issue, but they acknowledge that they are not prepared to handle biohazardous and cutting wastes, which shows the need to improve the teaching-learning process on the theme. Answers concerning the problem showed that students are in agreement that such materials can cause health hazards, although they do not have sufficient information on the current laws that deal with the issue. The information on the theme, acquired by the students, clearly appears in fragments, given that their search for information appears to have come only from observations

El presente estudio buscó evaluar el conocimiento en gestión de residuos de los estudiantes de grado de los cursos básicos de biología y ciencias de la salud, en conformidad con la Legislación Brasileña. Se realizaron encuestas fuera del aula con los alumnos de la Facultad de Ciencias Biológicas de la Universidad Federal de Minas Gerais en 2008 y 2009. Los resultados se discutieron en base a la legislación de residuos vigente en Brasil y en otros trabajos similares. El estudio indicó poco conocimiento, adquirido de manera informal, de los alumnos, interés en el asunto y reconocimiento de no estar preparados para manejar dichos residuos. Tales resultados señalaron la necesidad de mejorar el proceso enseñanza-aprendizaje del tema. Los investigadores reconocieron que los residuos biológicos y punzocortantes representaban un riesgo a la salud y que no conocían suficientemente la legislación pertinente al tema. Los alumnos tenían información fragmentada y el interés en obtener más conocimiento partió de observaciones.

Medical WasteRisk Reduction BehaviorCross InfectionStudentsHealth OccupationsResiduos de HospitalesConducta de Reducción del RiesgoInfección HospitalariaEstudiantes del Área de la SaludResíduos de Serviços de SaúdeComportamento de Redução do RiscoInfecção HospitalarEstudantes de Ciências da Saúde
Human factors in engineering and design199365595SandersMSMcCormickEJSandersMSMcCormickEJBiossegurança em laboratórios biomédicos e de microbiologia2005Resolução da Diretoria Colegiada nº306 de 7 de Dezembro de 2004 Dispõe sobre o Regulamento Técnico para o Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde03052005Resolução nº 358 de 29 de Abril de 2005 do: Dispõe sobre o tratamento e a disposição final dos resíduos de serviços de saúde e dá outras providencias04292005Análise de dados qualitativos: estratégias metodológicas para as ciências da saúde, humanas e sociais2004PereiraJCREstatística aplicada à experimentação animal2002SampaioIBMAnais2002SchneiderVEO processo de formação em saúde: o saber resíduos sólidos de serviços de saúde em vivencias práticasRev Bras Enferm2007215160CorreaLBLunardiVLDe ContoSMNorma Brasileira Regulamentar nº 7.500 de 09 de Novembro de 2007: Dispõe sobre símbolo de risco e manuseio para transporte e armazenamento de materiais - SimbologiaIncidência de acidentes com material perfurocortante entre alunos de graduação em ciências da saúdeCienc Cuidado Saude20093859238OliveiraACGonçalvesJAConhecimento, atitudes e comportamento frente ao risco ocupacional de exposição ao HIV entre estudantes de Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas GeraisRev Soc Bras Med Trop199950915532Toledo JúniorACCRibeiroFAFerreiraFGFFerrazRMGrecoDBA produção científica acerca dos acidentes do trabalho com material pérfurocortante entre trabalhadores de enfermagemRev Latinoam Enferm20025717310MarzialeMHPRodriguesCMsão 6 nomes antes do et al, faltam 3 Needlestick/sharps injuries among vocational school nursing students in southern TaiwanAm J Infect Control20044315832YangYHWuMTHoCKUniversities in capacity building in sustainable development: focus on solid waste management and technology. Waste ManagRes20072416225AgamuthuPHansenJAThe relation between education knowledge and action for better waste management in PolandWaste Manag Res200321821ZurczakMGResolução nº 3 de 19 de Fevereiro de 2002: Institui as diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em odontologia02192002Resolução nº105 de 13 de Março de 2002: Institui as diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em medicina veterinária03132002Resolução nº3 de 07 de Novembro de 2001: Institui as diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em enfermagem11072001Resolução nº4 de 07 de Novembro de 2001: Institui as diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em medicina11072001Resolução nº6 de 19 de Fevereiro de 2002: Institui as diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em terapia ocupacional02192002Resolução nº2 de 19 de Fevereiro de 2002: Institui as diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em farmácia02192002Resolução nº4 de 19 de Fevereiro de 2002: Institui as diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em fisioterapia02192002Resolução nº7 de 11 de Março de 2002: Institui as diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em ciências biológicas03112002Resolução nº58 de 18 de Fevereiro de 2004: Institui as diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em educação física02182004A educação ambiental e os resíduos sólidos de serviços de saúde: A formação acadêmicaCorreaLB3.1 [computer program]. Version 3.1. Ondense (Fyn)2004Diagnóstico da situação do gerenciamento de resíduos perigosos no Campus da USP de Ribeirão Preto - SPVeigaTB