remeReme: Revista Mineira de EnfermagemReme : Rev. Min. Enferm.1415-27622316-9389Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMGBelo Horizonte, MG, BrazilS1415-27622013000300008S1415-2762(13)0170030810.5935/1415-2762.20130043PesquisasPercepção dos educadores infantis quanto ao processo de alteração do peso em pré-escolaresPercepción de los educadores infantiles sobre el proceso de alteración de peso en niños preescolaresThe perception of early childhood educators about weight gain in pre-schoolersMarinsSilvia SanchesRezendeMagda AndradeSão PauloSPUSPEscola de Enfermagem Departamento de Enfermagem Materno Infantil e PsiquiátricaBrasilSão PauloSPUniversidade de São PauloEscola de Enfermagem Programa de Pós-doutoradoBrasil0920131735775850406201309022012This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.Full text available only in PDF format (EN)Texto completo somente em PDF (PT)

O excesso de peso é um sério problema e atinge 42 milhões de crianças no mundo, sendo causado, em parte, por hábitos não saudáveis adquiridos na infância. OBJETIVO: identificar e caracterizar percepções e crenças de educadores infantis acerca de excesso de peso infantil, bem como estratégias que usam na pré-escola para lidar com essa situação. MÉTODOS: estudo qualitativo, exploratório-descritivo, realizado com entrevistas semiestruturadas a quatro educadores e seis pais de pré-escolares. RESULTADOS: as educadoras têm percepções corretas quanto aos fatores que colaboram para o ganho de peso corporal e às consequências deletérias de seu excesso. Por consequência, usam estratégias no âmbito da pré-escola a fim de incentivar a aquisição de bons hábitos alimentares, porém o emprego dessas não é constante, havendo também estratégias negativas. Quanto às atividades físicas, estas também não são frequentes. CONCLUSÕES: as pré-escolas estudadas perdem a oportunidade de influenciar de forma mais efetiva na saúde das crianças.

El sobrepeso es un grave problema de salud que afecta a 42 millones de niños en todo el mundo y que se debe, en parte, a las malas costumbres adquiridas en la infancia. Con este trabajo se ha buscado identificar y caracterizar las percepciones y creencias de los educadores infantiles acerca del sobrepeso infantil, así como las estrategias que utilizan en la pre-escuela para hacer frente a esta situación. Se trata de un estudio cualitativo, exploratorio y descriptivo, realizado a través de entrevistas semiestructuradas con cuatro educadores y seis padres de niños preescolares. Los resultados señalan que los educadores tienen percepciones correctas acerca de los factores que contribuyen al aumento de peso y las consecuencias perjudiciales de su exceso. Para ello utilizan estrategias con miras a incentivar la adquisición de buenas costumbres alimenticias; sin embargo, no son constantes y también hay estrategias negativas. En relación a las actividades físicas, tampoco son frecuentes. Se observa que las pre-escuelas objeto de este estudio pierden la oportunidad de ejercer más influencia en la salud infantil.

Currently, 42 million children are overweight; this is caused, partially, by unhealthy habits acquired in early childhood. The present study aims to identify and characterize the perceptions and beliefs of early childhood educators about childhood overweight, as well as preschool strategies that address the issue. It is a qualitative descriptive exploratory study conducted through semi-structured interviews with four educators and six parents. The results revealed that teachers have accurate perceptions regarding the factors that contribute to body weight gain and its deleterious consequences. They built a repertoire of strategies in order to encourage healthy eating habits; however, such strategies (positive or not) are not employed on a regular basis. Physical activities are not frequent either. In conclusion, the studied preschool institutions are losing the opportunity to influence children's health in a more effective way.

SobrepesoObesidadPreescolarSalud EscolarSobrepesoObesidadePré-EscolarSaúde EscolarOverweightObesityChildPreschoolSchool Health
Childhood overweight and obesity: childhood overweight and obesity on the riseObesity and overweightPattern of chronic diseases amongst adolescent obese children in developing countriesCurr Sci200510526788KaurSKapilUSinghPRisk Factors for Type 2 Diabetes Mellitus in ChildrenRev Latinoam Enferm201093642518MacedoSFAraújoMFMMarinhoNPBLimaACSFreitasRWFDamascenoMMCTrends of obesity and underweight in older children and adolescents in the United States, Brazil, China, and RussiaAm J Clin Nutr20029717675WangYMonteiroCPopkinBMTrends in overweight among adolescents living in the poorest and richest regions of BrazilAm J Public Health200415448994VeigaGVCunhaASSichieriRExcesso de peso de escolares em região do Nordeste Brasileiro: contraste entre as redes de ensino pública e privadaRev Bras Saude Mater Infant20074051247BrasilLMPFisbergMMaranhãoHSPrevalência de sobrepeso e fatores associados em crianças ingressantes no ensino fundamental em um município da região metropolitana de São Paulo, BrasilCad Saúde Pública2007182534823MondiniLLevyRBSaldivaSRDMVenâncioSIAguiarJAStefaniniMLRThe epidemiology of obesity: the size of the problemJ Intern Med2008336524263JamesWPTO controle hipotalâmico da fome e da termogênese implicações no desenvolvimento da obesidadeArq Bras Endocrinol Metabol200616576250VellosoLAEtiology of obesity: genetic factorsALAN199212730342BouchardCDissecting obesogenic environments: the development and application of a framework for identifying and prioritizing environmental interventions for obesityPrev Med199956370629SwinburnBEggerGRazaFCuidados em alimentação de crianças em instituições de educação infantilFam Saúde Desenv UFPR2006324118RezendeMAPereiraDAMarinsSSSinopse estatística da educação básica - 2009: Educação Infantil. Pré-escolaPercepções maternas sobre alimentação de pré-escolares que freqüentam instituição de educação infantilMarinsSSEffects of peer models' food choices and eating behaviors on preschoolers food preferencesChild Dev198048996251BirchLLEffectiveness of teacher modeling to encourage food acceptance in preschool childrenAppetite20006176134HendyHMRaudenbushBHealth promotion aspects of family and peer influences on sport participationInt J Sport Psychol19923435923WoldBAndersenNChild-care environment and dietary intake of 2 and 3 year old childrenJ Hum Nutr Diet201097101123GubbelsJSKremersSPJStafleuADagneliePCVriesNKThijsCAnálise de conteúdo2004BardinLDAs mães sabem avaliar adequadamente o peso das criançasRev Nutr Campinas200215562215CarvalhaesMABLGodoyIResultados preliminares do censo da educação infantil 2000Do we fatten our children at the television set: Obesity and television viewing in children and adolescentsPediatrics198580712575DietzWHGortmakerSLTelevision viewing computer use, obesity and adiposity in US preschool childrenInt J Behav Nutr Phys Act2007444MendozaJAZimmermanFChristakisDAEffect of television viewing at mealtime on food intake after a glucose preload in boysPediatr Res20077459661BellissimoNPencharzPBThomasSGAndersonGHComportamento consumidor hábitos alimentares e consumo de televisão por escolares de FlorianópolisRev Nutr200810514121FiatesGMRAmboniRDMCTeixeiraEThe biomechanics of adiposity: structural and functional limitations of obesity and implications for movementObes Rev2002354313HillsAPHenningEMByrneNMSteeleJRAuto-conceito em crianças com e sem obesidadePsicol Refl Crít200724651220SimõesDMenesesRFVariabilidade da frequência cardíaca, lípides e capacidade física de crianças obesas e não-obesasArq Bras Cardiol200923946393PaschoalMATrevizanPFScodelerNFPrograma Saúde da Família: Manual de enfermagem: saúde da criança20018894RezendeMAFujimoriEReferencial curricular nacional para a educação infantil1998Política Nacional de Educação Infantil: pelo direito das crianças de zero à seis anos à Educação2006Indicadores da Qualidade na Educação Infantil2009Clean up your plate: effects of child feeding practices on the conditioning of meal sizeLear Motiv19873011718BirchLLMcpheeLShobaBCSteinbergLKrehbielRPhysical activity guidelines for children2008Barreiras e facilitadores de atividades físicas em freqüentadores de parques públicosMotriz200921927215SilvaDASPetroskiELReisRSA influência da temperatura na percepção e julgamento dos outros e do próprioMarcelinoSTracking of physical activity from childhood to adulthoodMed Sci Sports Exerc20041937431136TrudeauFLaurencelleLShephardRJDoes leisure-time physical activity in early adulthood predict later physical activity: Prosaude studyRev Bras Epidemiol200939112NogueiraDFaersteinERuganiIChorDLopesCSWerneckGLPortaria GM n. 1.010, de 8 de maio de 2006. Institui as diretrizes para a Promoção da Alimentação Saudável nas Escolas de educação infantil, fundamental e nível médio das redes públicas e privadas, em âmbito nacional2006