remeReme: Revista Mineira de EnfermagemReme : Rev. Min. Enferm.1415-27622316-9389Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMGBelo Horizonte, MG, BrazilS1415-27622013000200004S1415-2762(13)0170020410.5935/1415-2762.20130022PesquisasAvaliação da implantação da sistematização da assistência de enfermagem em uma unidade pediátricaEvaluación de la implementación de la sistematización de la atención de enfermería en una unidad pediátricaEvaluation of the implementation of the systematic organization of nursing care in a pediatric wardTavaresTatiana SilvaCastroAdriana Silva deFigueiredoAdriana Rosa Ferreira FernandesReisDener Carlos dosBelo HorizonteMGUFMGEscola de Enfermagem BrasilBelo HorizonteMGUFMGHospital das Clínicas Unidade de PediatriaBrasilBelo HorizonteMGUniversidade Federal de Minas GeraisEscola de Enfermagem Brasil0620131722782861809201222072011This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.Texto completo somente em PDF (PT)Full text available only in PDF format (EN)

A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) possibilita melhorar a qualidade do cuidado prestado pela equipe de enfermagem. Entretanto, sua implantação ainda é incipiente nos serviços de saúde. O objetivo com este estudo foi avaliar o processo de implantação da SAE em uma unidade pediátrica de um hospital universitário. Trata-se de um estudo de caso de abordagem quantitativa, no qual foram coletadas informações nos formulários institucionais destinados à SAE e aplicados questionários aos profissionais da equipe de enfermagem. Evidenciou-se que o processo de implantação da SAE enfrentou dificuldades relacionadas à sobrecarga de trabalho dos enfermeiros, à falta de conhecimento dos técnicos de enfermagem sobre o tema e ao pouco envolvimento dos profissionais da equipe nesse processo. A inadequação dos formulários institucionais destinados à SAE, associado ao seu preenchimento insatisfatório, e a falta de articulação entre as fases do processo de enfermagem também foram fatores que comprometem a implantação da SAE. Identificou-se a necessidade de mais inclusão dos técnicos de enfermagem na realização das etapas da SAE. Além disso, os resultados evidenciaram que o currículo dos cursos dos técnicos precisa contemplar conteúdos sobre o processo de enfermagem e a SAE, abordando as competências dos técnicos. Conclui-se que o processo de implantação da SAE deve ocorrer num contexto de gestão participativa, considerar aspectos organizacionais, como número de funcionários e intensidade de cuidado demandado pelos pacientes da unidade, além de valorizar a capacitação e sensibilização dos profissionais sobre esse sistema.

La Sistematización de la Atención de Enfermería (SAE) permite mejorar la calidad de los cuidados brindados por el personal de enfermería. Sin embargo, su aplicación es aún incipiente en los servicios de salud. Este estudio tuvo como objetivo evaluar el proceso de implementación de la SAE en la unidad pediátrica de un hospital escuela. Se trata de un estudio de caso con enfoque cuantitativo. La recogida de datos se realizó a través de formularios institucionales de la SAE y de cuestionarios a los profesionales de enfermería. Los resultados indican que el proceso de implementación de la SAE enfrenta dificultades tales como sobrecarga de trabajo de los enfermeros, falta de conocimiento de los técnicos en enfermería y poca participación de los profesionales en el proceso. La inadecuación de los formularios institucionales asociada a la manera inadecuada de completarlos y la falta de articulación entre las etapas del proceso de enfermería también son obstáculos para alcanzar el éxito. Se observa la necesidad de mayor inclusión de los técnicos de enfermería en el proceso de sistematización de la atención. Además, los resultados indican que el plan de estudios de los cursos técnicos debe englobar contenidos que traten del proceso de enfermería y de la SAE y asimismo tratar de las competencias de sus técnicos. Se concluye que el proceso de implementación debe producirse dentro de un contexto de gestión participativa, considerar aspectos organizativos como cantidad de empleados e intensidad de los cuidados demandados por los pacientes de la unidad además de valorar la capacitación y concienciación de los profesionales acerca de la SAE.

The Systematization of Nursing Care (in Portuguese, SAE) allows quality improvement in the care provided by the nursing staff. However, its implementation is still incipient in health services. The objective of this study was to evaluate the SAE implementation process in a pediatrics unit of a university hospital. It was a case study with a quantitative approach. Data was collected from SAE forms and questionnaires completed by the nursing staff. The results revealed that the SAE implementation process faces difficulties, such as the nurses' heavy workload, the nursing technicians' lack of knowledge on the subject, and the low involvement of the health workers in the process. The implementation was further impaired by the inadequacies of the institutional forms, associated to their improper completion, and to lack of coordination between phases of the nursing process. The nursing technicians' inclusion in the execution of the SAE stages needs to be encouraged. Moreover the results demonstrated that the curriculum of technical courses should offer training on nursing processes and SAE, as well as addressing the technicians' competency. In conclusion, the SAE implementation process should take place in a context of participatory management; it should consider organizational aspects, such as the number of employees and the intensity of care required by the patients in the unit; it should also value the professionals' qualifications and their awareness about SAE.

Procesos de EnfermeríaEnfermería PediátricaAtención HospitalariaEvaluación de Proceso (Atención de Salud)Grupo de EnfermeríaGerenciaProcessos de EnfermagemEnfermagem PediátricaAssistência HospitalarAvaliação de Processos (Cuidados de Saúde)Equipe de EnfermagemNursing ProcessPediatric NursingHospital CareProcess Assessment (Health Care)Nursing Management Team
Sistematização da assistência: aproximando o saber acadêmico, o saber-fazer e o legislar em saúdeActa Paul Enferm200744651420KoerichMSBackesDSNascimentoKCErdmannALResolução COFEN Nº 358/2009: Sistematização da Assistência de Enfermagem e a implementação do Processo de Enfermagem em ambientes, públicos ou privados, em que ocorre o cuidado profissional de Enfermagem2009Processo de enfermagem1979HortaWACastellanosBEPA implementação da sistematização da assistência de enfermagem no serviço de saúde hospitalar do BrasilTexto Contexto Enferm20092809218CastilhoNCRibeiroPCChirelliMQSistematização da Assistência de Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva sustentada pela Teoria de Wanda HortaRev Esc Enferm USP20095464143AmanteLNRossettoAPSchneiderDGSAE - Sistematização da Assistência de Enfermagem - guia prático2008TannureMCGonçalvesAMPAnálise da implementação da Sistematização da Assistência de Enfermagem, segundo o Modelo Conceitual de HortaRev Bras Enferm200556872558CunhaSMBBarrosALBLImplementação do diagnóstico de enfermagem na unidade de terapia intensiva e os dificultadores para enfermagem - relato de experiênciaRev Eletrônica Enferm20075374629FrançaFCVKawaguchiIALSilvaEPResolução N 196 de 10 de outubro de 1996: diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisa envolvendo seres humanos1996Sistematização da Assistência de Enfermagem: subsídios para implantaçãoRev Bras Enferm20066759559HermidaPMVAraújoIEMOpinião de auxiliares e técnicos de enfermagem sobre a sistematização da assistência de enfermagemRev Eletrônica Enferm20093944111RamosLARCarvalhoECCaniniSRMS