A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) possibilita melhorar a qualidade do cuidado prestado pela equipe de enfermagem. Entretanto, sua implantação ainda é incipiente nos serviços de saúde. O objetivo com este estudo foi avaliar o processo de implantação da SAE em uma unidade pediátrica de um hospital universitário. Trata-se de um estudo de caso de abordagem quantitativa, no qual foram coletadas informações nos formulários institucionais destinados à SAE e aplicados questionários aos profissionais da equipe de enfermagem. Evidenciou-se que o processo de implantação da SAE enfrentou dificuldades relacionadas à sobrecarga de trabalho dos enfermeiros, à falta de conhecimento dos técnicos de enfermagem sobre o tema e ao pouco envolvimento dos profissionais da equipe nesse processo. A inadequação dos formulários institucionais destinados à SAE, associado ao seu preenchimento insatisfatório, e a falta de articulação entre as fases do processo de enfermagem também foram fatores que comprometem a implantação da SAE. Identificou-se a necessidade de mais inclusão dos técnicos de enfermagem na realização das etapas da SAE. Além disso, os resultados evidenciaram que o currículo dos cursos dos técnicos precisa contemplar conteúdos sobre o processo de enfermagem e a SAE, abordando as competências dos técnicos. Conclui-se que o processo de implantação da SAE deve ocorrer num contexto de gestão participativa, considerar aspectos organizacionais, como número de funcionários e intensidade de cuidado demandado pelos pacientes da unidade, além de valorizar a capacitação e sensibilização dos profissionais sobre esse sistema.
La Sistematización de la Atención de Enfermería (SAE) permite mejorar la calidad de los cuidados brindados por el personal de enfermería. Sin embargo, su aplicación es aún incipiente en los servicios de salud. Este estudio tuvo como objetivo evaluar el proceso de implementación de la SAE en la unidad pediátrica de un hospital escuela. Se trata de un estudio de caso con enfoque cuantitativo. La recogida de datos se realizó a través de formularios institucionales de la SAE y de cuestionarios a los profesionales de enfermería. Los resultados indican que el proceso de implementación de la SAE enfrenta dificultades tales como sobrecarga de trabajo de los enfermeros, falta de conocimiento de los técnicos en enfermería y poca participación de los profesionales en el proceso. La inadecuación de los formularios institucionales asociada a la manera inadecuada de completarlos y la falta de articulación entre las etapas del proceso de enfermería también son obstáculos para alcanzar el éxito. Se observa la necesidad de mayor inclusión de los técnicos de enfermería en el proceso de sistematización de la atención. Además, los resultados indican que el plan de estudios de los cursos técnicos debe englobar contenidos que traten del proceso de enfermería y de la SAE y asimismo tratar de las competencias de sus técnicos. Se concluye que el proceso de implementación debe producirse dentro de un contexto de gestión participativa, considerar aspectos organizativos como cantidad de empleados e intensidad de los cuidados demandados por los pacientes de la unidad además de valorar la capacitación y concienciación de los profesionales acerca de la SAE.
The Systematization of Nursing Care (in Portuguese, SAE) allows quality improvement in the care provided by the nursing staff. However, its implementation is still incipient in health services. The objective of this study was to evaluate the SAE implementation process in a pediatrics unit of a university hospital. It was a case study with a quantitative approach. Data was collected from SAE forms and questionnaires completed by the nursing staff. The results revealed that the SAE implementation process faces difficulties, such as the nurses' heavy workload, the nursing technicians' lack of knowledge on the subject, and the low involvement of the health workers in the process. The implementation was further impaired by the inadequacies of the institutional forms, associated to their improper completion, and to lack of coordination between phases of the nursing process. The nursing technicians' inclusion in the execution of the SAE stages needs to be encouraged. Moreover the results demonstrated that the curriculum of technical courses should offer training on nursing processes and SAE, as well as addressing the technicians' competency. In conclusion, the SAE implementation process should take place in a context of participatory management; it should consider organizational aspects, such as the number of employees and the intensity of care required by the patients in the unit; it should also value the professionals' qualifications and their awareness about SAE.