Os objetivos deste estudo foram analisar a percepção da equipe multidisciplinar de um hospital universitário acerca de fatores intervenientes na ocorrência de eventos adversos (EA) e relacioná-los com as dimensões de qualidade de Parasuraman, Zeilthaml e Berry. Trata-se de um estudo exploratório-descritivo, de abordagem quantitativa, com coleta prospectiva de dados. A população foi composta de 98 profissionais com bacharelado em saúde. A coleta de dados ocorreu no período de maio a junho de 2010, por meio da aplicação de um questionário, após a anuência do Comitê de Ética da referida instituição. Na caracterização dos profissionais verificou-se que a população constituiu-se, em sua maioria de adultos jovens, 74,5% eram do sexo feminino e 31,6% apresentavam pós-graduação latu senso. As percepções dos profissionais acerca dos fatores intervenientes na ocorrência de EA relacionados às dimensões de qualidade que se destacaram foram: responsividade com o direito à recusa do usuário a ser submetido a procedimentos, empatia com satisfação dos usuários e confiabilidade referente à indicação da instituição. Entre os participantes, as categorias profissionais que mais expressaram sua percepção foram os analistas clínicos, farmacêuticos e enfermeiros. Os EAs mais citados pelas categorias foram os efeitos patológicos esperados ou inesperados em bula para tratamento medicamentoso, erro de medicação e queda. Por conseguinte, esta pesquisa possibilitou conhecer a percepção da equipe multidisciplinar acerca dos fatores intervenientes na ocorrência de EA, fornecendo subsídios para a reformulação dos processos assistenciais e gerenciais com foco no gerenciamento de risco.
Con este estudio se ha buscado analizar la percepción del equipo multidisciplinario de un hospital universitario de los factores involucrados en la incidencia de eventos adversos (EA) y su relación con las dimensiones de calidad de Parasuraman, Zeilthaml y Berry. Se trata de un estudio exploratorio descriptivo, con enfoque cuantitativo y recogida prospectiva de datos. La población estuvo constituida por 98 licenciados en salud. La recogida de datos se realizó entre mayo y junio de 2010, mediante la aplicación de un cuestionario, después de la aprobación del Comité de Ética de dicha institución. Al caracterizar a los profesionales se observó que la población estaba compuesta en su mayoría de adultos jóvenes, 74,5% de mujeres y 31,6% con posgrado lato sensu. La percepción de los profesionales sobre los factores arriba mencionados fueron: capacidad de respuesta al derecho del usuario a negarse a seguir los procedimientos, empatia con la satisfacción del cliente y confianza en la institución. Entre los participantes, los profesionales que más expresaron su percepción fueron los analistas clínicos, farmacéuticos y enfermeros. Los eventos adversos más citados por fueron los efectos patológicos esperados o inesperados en el prospecto para el tratamiento medicamentoso, errores en la medicación y las caídas. Esta investigación ha permitido conocer la percepción del equipo multidisciplinario de los factores que intervienen en la incidencia de los eventos adversos y ha proporcionado información para reestructurar procesos asistenciales y de gestión centrados en el manejo de riesgos.
The objectives of this study were: to analyze the perception of a multidisciplinary team of a university hospital on factors contributing to adverse events (AE); to associate such factors to Parasuraman, Berry and Zeilthaml's dimensions of service quality. This is an exploratory and descriptive study with a quantitative approach and prospective data collection. The population consisted of 98 professionals with a BS in Health. Data was collected from May to June 2010, through a questionnaire with the consent of the Research Ethics Committee of that institution. The research population consisted mostly of young adults; 74.5% were female; 31.6% had a post-graduate degree. The perception of professionals on the factors influencing AE related to dimensions of quality was: responsiveness to customer's right to refuse procedures; empathy towards customers' satisfaction and confidence in recommending the institution. Among the participants, pharmacists and nurses conveyed their perception more emphatically. The most cited AEs were: expected or unexpected (according to package insert) pathological effects in medical treatments, medication errors and falls. This research helped to understand the perception of the multidisciplinary team about the factors contributing to the occurrence of adverse events; it supports the redesign of care and management processes focusing on risk management.