remeReme: Revista Mineira de EnfermagemReme : Rev. Min. Enferm.1415-27622316-9389Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMGBelo Horizonte, MG, BrazilS1415-27622013000100002S1415-2762(13)0170010210.5935/1415-2762.20130002PesquisasPercepção dos usuários da atenção básica acerca da consulta de enfermagemPrimary care users' perception of the nursing consultationPercepción de los usuarios de atención primaria de la consulta de enfermeríaSouzaPatrícia Alves deBatistaRenata Cristina RochaLisboaStefânia da FonsecaCostaVerônica Botelho daMoreiraLuzimar RangelBelo HorizonteMGPontifícia Universidade Católica de Minas GeraisBrasil03201317112180810201207032012This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.Full text available only in PDF format (EN)Texto completo somente em PDF (PT)

A Consulta de Enfermagem (CE) caracteriza-se como prática privativa do enfermeiro, o que lhe proporciona condições para atuar de forma direta e totalmente independente, uma vez que utiliza métodos científicos para identificar situações de saúde/doença. A proposta com este estudo foi abordar a CE no contexto da atenção primária à saúde com o objetivo de compreender quais são as percepções dos usuários da atenção básica sobre a CE. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e exploratória, realizada com 29 usuários do Sistema Único de Saúde de Belo Horizonte-MG, no mês de julho de 2011, por meio de entrevista individual semiestruturada. As informações foram analisadas conforme a técnica da Análise de Conteúdo proposta por Bardin, da qual emergiram quatro categorias: a percepção dos usuários sobre o profissional enfermeiro; a comunicação na CE; o enfermeiro e a educação em saúde; e o enfermeiro da atenção básica como integrante da ação multidisciplinar. Os resultados mostraram que os usuários enxergam o enfermeiro como um profissional acolhedor, o que favorece uma aproximação dele com o usuário. Notou-se, também, que durante a CE o enfermeiro estabelece uma comunicação satisfatória e promove a educação em saúde. Por fim, percebeu-se que os usuários reconhecem o enfermeiro como integrante ativo da equipe multidisciplinar. Concluiu-se que a CE é um importante instrumento de que a enfermagem dispõe para investir na promoção e prevenção de agravos à saúde. Além disso, ficou visível que há uma escassez de estudos que abordam este tema na comunidade científica.

The Nursing Consultation (NC) is characterized as a nurse's private practice, which provides the conditions for this professional act directly and fully independent, since it uses scientific methods to identify any health disease. This study was carried out with the proposal to address the NC in the context of primary health care, and aims to understand what are the users' perceptions of primary care about the NC. It is a qualitative, exploratory performed with 29 users of the Unified Health System in Belo Horizonte - MG, who were interviewed in July 2011, through a semi-structured individual interviews. The data were analyzed according to the technique of content analysis proposed by Bardin, which emerged four categories, these being: The perception of users about the nurse; Communication in Nursing Consultation, The nurse and health education; Nurses primary care as part of multidisciplinary action. The results showed that users see the nurse as a professional atmosphere, which favors an approach that with the user; Note also that the NC during the nurse to establish a satisfactory communication and promotes health education, finally realizes that users recognize the nurse as an active member of the multidisciplinary team. It is concluded that the NC is an important tool that nursing has to invest in promotion and prevention of diseases, however, is still held in some health services, resulting in a shortage of studies that address this issue in the scientific community.

La Consulta de Enfermería (CE) se caracteriza como práctica privada del enfermero, en condiciones de ejercer su profesión directa y totalmente independiente puesto que emplea métodos científicos para identificar situaciones de salud/enfermedad. La propuesta de este estudio fue enfocar la CE dentro del contexto de la atención primaria con miras a captar la percepción de sus usuarios de dicha consulta. Se trata de una investigación cualitativa exploratoria realizada con 29 usuarios del Sistema Único de Salud en Belo Horizonte - MG, entrevistados en julio de 2011. Los datos, recogidos en entrevistas semiestructuradas individuales, fueron analizados según la técnica de análisis de contenido propuesta por Bardin. Surgieron entonces cuatro categorías de análisis, a saber: percepción de los usuarios acerca del enfermero; comunicación en la consulta de enfermería; enfermero y educación sanitaria; el enfermero de atención primaria como parte de una acción multidisciplinaria. Los resultados mostraron que los usuarios ven al enfermero como un profesional acogedor, lo cual favorece una relación más cercana entre profesional y usuario. También se observó que durante la CE el enfermero establece una comunicación satisfactoria y que promueve la educación para la salud. Finalmente, se percibe que los usuarios reconocen al enfermero como miembro activo del equipo multidisciplinario. Se ha llegado a la conclusión de que la CE es una herramienta importante a disposición de los enfermeros para invertir en prevención de enfermedades y promoción de la salud. Además, ha quedado evidente que hay pocos estudios científicos que enfocan este asunto.

NursingPrimary Health CareReferral and ConsultationPerceptionEnfermeríaAtención Primaria de SaludRemisión y ConsultaPercepciónEnfermagemAtenção Primária à SaúdeReferência e ConsultaPercepção
Lei n. 7.498/86, de 25 de junho de 1986: Dispõe sobre a regulamentação do exercício da Enfermagem e dá outras providênciasConsulta e enfermagem pediátrica: a percepção dos acompanhantes no pós-atendimentoRev Soc Bras Enferm Ped200821918AssisLCEinloftLPratesCSDo corredor ao consultório: diversidade e multifuncionalidade da consulta de enfermagem na Atenção Básica de Porto Alegre - RS2007PortoGBConsulta de enfermagem: o que pensam as gestantesContexto Saúde20041657573KopacekDBVGirardon-PerliniNMOResolução n. 159, de 19 de abril de 1993: Dispõe sobre a consulta de enfermagem1993Aferição do tempo e do custo médio do trabalho da enfermeira na consulta de enfermagemRev Esc Enferm USP200642733340MargaridoESCastilhoVA consulta de enfermagem no contexto da atenção básica de saúdeTexto Contexto Enferm200812430117SantosSMRJesusMCPAmaralAMMCostaDMNArcanjoRAAtenção ao idoso na estratégia de Saúde da Família: atuação do enfermeiroRev Esc Enferm USP201077481344OliveiraJCATavaresDMSDocumento base para gestores e trabalhadores do SUS2004Consulta de enfermagem em Saúde da Família [monografia]2009CaixetaCRCBFocus Group em pesquisa qualitativa: fundamentos e reflexõesAdministração on line200142GiovinazzoRAIntrodução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação1987TriviñosANSPesquisa exploratória: procedimento metodológico para o estudo de fatores humanos no campo da saúde públicaRev Saúde Pública2004429PiovesanATemporiniERComo elaborar projetos de pesquisa1996GilACFundamentos de pesquisa em enfermagem: métodos, avaliação e utilização2004PolitDFBeckCTHunglerBPAnálise de conteúdo1977BardinLPercepção interpessoal1972LaingRDPhillipsonHLeeARA corporeidade como resgate do humano na enfermagemPolakYNSO conceito de ação comunicativa: uma contribuição para a consulta de enfermagemRev Latinoam Enferm20057238513MachadoMMTLeitãoGCMHolandaFUXO Sistema Único de Saúde e o giro ético necessário na formação do enfermeiroO Mundo da Saúde20108691134HaddadJGVZoboliELCPInstrumentos básicos para o cuidar: um desafio para a qualidade de assistência2003CianciarulloTICaderno de educação popular e saúde2007Um modelo de educação em saúde para o Programa Saúde da Família: pela integralidade da atenção e reorientação do modelo assistencialInterface Comunic, Saúde, Educ20053952169AlvesVSConsulta de enfermagem em um programa de vigilância à saúde: vivências do Prá-NenêRev Gaúcha Enferm20092217230PedrosoMLRRosaNGEducação em saúde ao ostomizado: um estudo bibliométricoRev Esc Enferm USP200724550241RevelesAGTakahashiRTTrabalho em equipe multiprofissional: a perspectiva dos residentes médicos em saúde da famíliaCiênc Saúde Coletiva20091421814FerreiraRCVargaCRRSilvaRFA atuação do enfermeiro na equipe de saúde da família e a satisfação profissionalCAOS - Rev Eletrônica Ciênc Sociais200931414AraújoMFSOliveiraFMCO enfermeiro no programa de saúde da família: prática profissional e construção da identidadeRev Conceitos2005394312AraújoMFS