remeReme: Revista Mineira de EnfermagemReme : Rev. Min. Enferm.1415-27622316-9389Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMGBelo Horizonte, MG, BrazilS1415-27622012000400013S1415-2762(12)01600413PesquisasCultura masculina e religiosidade na prevenção das DST/HIV/aids em adolescentesCultura masculina y religiosidad en la prevención de ETS/VIH/sida en adolescentesMale culture and religiosity in the prevention of STI/HIV/aids in adolescentsFerreiraAdriana Gomes NogueiraSilvaKelanne Lima daSousaPedro Ricardo Mesquita deGubertFabiane do AmaralVieiraNeiva Francenely CunhaPinheiroPatrícia Neyva da CostaUniversidade Federal do CearáCurso de Enfermagem Programa de Pós-Graduação Universidade Federal do Cearácurso de Graduação em Enfermagem Universidade Federal do Ceará1220121644725780108201225082009This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.Texto completo somente em PDF (PT)

Com o objetivo de construir conhecimento sobre a prevenção das DSTs/HIV/aids baseada em aspectos culturais e religiosos, utilizando a metodologia de Paulo Freire, foram promovidos Círculos de Cultura com adolescentes masculinos do 7º ao 9º ano de escola pública de Fortaleza-CE. Percebeu-se que a utilização do método possibilitou a inserção e o conhecimento no universo dos adolescentes, favorecendo, assim, a (re)construção do conhecimento acerca das DSTs/HIV/aids; reflexão e problematização das vivências com a adoção de posturas livres para a realização de escolhas, assumindo responsabilidade por suas atitudes. Conforme evidenciado nas falas, a cultura machista é forte, e para a religiosidade existe timidez. É preciso reconstruir esses valores. O método freiriano possibilita a reconstrução do conhecimento com liberdade, ética, descontração e amor pela educação em saúde.

Con el objetivo de construir conocimiento sobre la prevención de EST/HIV/SIDA se realizaron Círculos Culturales con adolescentes masculinos del 1º. al 3er. año de escuelas públicas de Fortaleza-CE. Se consideraron aspectos culturales y religiosos y se empleó la metodología de Paulo Freire. Este método favoreció la (re)construcción de conocimientos sobre las EST/SIDA, la reflexión y problemática de las experiencias a través de la adopción de posturas libres más responsables. El estudio reveló que hay fuerte cultura machista y timidez para la religiosidad. Es necesario reconstruir dichos valores. El método de Freire posibilita la reconstrucción del conocimiento con libertad, ética, informalidad y amor por la educación en salud.

Cultural Circles with the participation of elementary school male adolescents (years 7 and 9) aimed to build knowledge on STI/HIV/AIDS prevention considering cultural and religious aspects and using Paulo Freire's methodology. The Circles took place in public schools of Fortaleza-CE. The methodology favoured the (re)construction of the participants' knowledge on STI/AIDS, the reflection on and the problematization of experiences through the adoption of a free but responsible attitude. The study evidenced a strong male chauvinist culture as well as shyness regarding religiosity. It is necessary to reconstruct such values. Freire's method enables that reconstruction with freedom, ethics, casualness, commitment, and love for emancipatory practices in health education.

EnfermeríaAdolescentePrevenciónEST/sidaEnfermagemAdolescentePrevençãoDSTs e aidsNursingAdolescentCulturePreventionSTI/aids
Dicionário enciclopédico de teologia moral1978RossiLValsecchiAReligiosidade, enfrentamento e bem-estar subjetivo em pessoas vivendo com HIV/AIDSPsicol Estudo200615564111FariaJBSeidlEMFEducação Popular, saúde comunitária e apoio social numa conjuntura de globalizaçãoCad Saúde Pública199971415VallaVVProjeto de Promoção da Saúde2001Promoção da saúde e qualidade de vidaCiênc Saúde Coletiva20001637715BussPMPromoção da saúde: conceitos, reflexões, tendências20033943CzeresniaDExperiências de jogos em grupos operativos na educação em saúdeCad Saúde Pública2003103947419TorresHCHortaleVASchallVBoletim Epidemiológico: DST/AIDS2007A dominação masculina2002BourdieuPConscientização: teoria e prática da libertação, uma introdução ao pensamento de Paulo Freire1980FreirePO que é o método Paulo Freire2006BrandãoCRA contribuição de Paulo Freire à prática e educação crítica em enfermagemRev Latinoam Enferm20046315412MirandaKCLBarrosoMGTEducação como prática da liberdade2008FreirePPedagogia do oprimido2008FreirePResolução 196/96Reflexões sobre o aconselhamento em HIV/AIDS em uma perspectiva freireanaRev Bras Enferm2008899903661MirandaKCLBarrosoMGTSilvaLMSSilvaMRFReligiosity and risky sexual behavior in african-american adolescent femalesJ Adolesc Health200328133McCreeDHWingoodGMDiClementeRDaviesSHarringtonKFAdolescent religiosity and sexuality: an investigation of reciprocal influencesJ Adolesc2003731926HardyaSARaffaellibMSexualidade na adolescência: um estudo bibliográficoRev Latinoam Enferm2000182428CanoMATFerrianiMGCSaber Cuidar: ética do humano: compaixão pela terra1999BoffLAdolescência, sexualidade e gênero: possibilidades das oficinas de trabalho críticoemancipatóriasREME Rev Min Enferm0920083905312MelloVPGandraLRLAmaralMAFonsecaRMGS