remeReme: Revista Mineira de EnfermagemReme : Rev. Min. Enferm.1415-27622316-9389Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMGBelo Horizonte, MG, BrazilS1415-27622012000400016S1415-2762(12)01600416PesquisasPerspectivas de educação permanente em saúde no norte de Minas GeraisPerspectivas de educación permanente en salud en el norte del estado de Minas GeraisPerspectives for permanent health education in the north of the state of Minas GeraisLeiteMaisa Tavares de SouzaSenaRoseni Rosângela deVieiraMaria AparecidaMendonçaJosé Márcio Girardi deDiasOrlene VelosoSantosMaria Ivanilde PereiraSouzaLuís Paulo Souza eMGUniversidade Estadual de Montes ClarosDepartamento de Enfermagem BrasilMGUnimontesDepartamento de Enfermagem BrasilMGUnimontescurso de Graduação em Enfermagem BrasilMGUnimontesDepartamento de Saúde Mental e Coletiva Departamento de Ciências Econômicas Brasil1220121645946001608201222082011This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.Texto completo somente em PDF (PT)

Com este estudo, objetivou-se identificar e analisar as experiências de Educação Permanente em Saúde, desencadeadas pelo Sistema Único de Saúde na região norte de Minas Gerais, Brasil. Trata-se de um recorte de uma pesquisa nacional descritiva, com abordagem quantiqualitativa, coordenada pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, Brasil, tendo como parceiras a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), que se responsabilizou pela investigação na região norte do Estado de Minas Gerais. As experiências de Educação Permanente em Saúde e os sujeitos do estudo foram identificados por meio da pesquisa exploratória. Os instrumentos de coleta de dados foram a entrevista semiestruturada aplicada aos gestores municipais e a observação de profissionais de saúde no decorrer de uma oficina do Plano Diretor da Atenção Primária à Saúde. A análise dos dados exploratórios possibilitou o mapeamento das experiências: Plano Diretor da Atenção Primária à Saúde e Programa de Educação Permanente para Médicos. Pela técnica de análise do discurso, evidenciou-se que essas experiências se aderem às concepções de Educação Permanente, com potencial para transformação das práticas de saúde e organização das redes na Atenção Primária à Saúde, e encontram-se em processo de construção.

Este estudio pretende identificar y analizar las experiencias de educación permanente en salud llevadas a cabo por el sistema único de salud en la región norte de Minas Gerais - Brasil. Se trata de un recorte de una investigación nacional con enfoque descriptivo coordinado por la Facultad de Enfermería de Ribeirão Preto, Universidad de São Paulo - Brasil en sociedad con la Universidad Federal de Minas Gerais y la Universidad Estatal de Montes Claros, responsable de la investigación en la región norte del estado. Las experiencias de educación permanente en salud y los sujetos del estudio fueron identificados por la investigación exploratoria. Los instrumentos de recogida de datos fueron la entrevista semiestructurada, aplicada a los gestores locales y la observación de profesionales de la salud durante un taller del plan maestro de la atención primaria de la salud. El análisis exploratorio de los datos permitió la asignación de experiencias: Plan Director de Atención Primaria de la Salud y programa de educación permanente para médicos. La técnica de análisis del discurso mostró que estas experiencias están relacionadas con el concepto de educación permanente y que tienen potencial para transformar las prácticas de salud y la organización de la red de atención primaria de la salud, ambas en proceso de construcción

This study aimed to identify and analyse experiences of continuing health education promoted by the Unified Health System in the northern region of Minas Gerais, Brazil. This is an extract from a national descriptive research with a quantitative and qualitative approach coordinated by the Ribeirao Preto Nursing School of the University of São Paulo, Brazil, in partnership with the Federal University of Minas Gerais and the State University of Montes Claros (Unimonte). The latter was responsible for the research in the northern region of the State of Minas Gerais. The programs in continuing health education and the study subjects were identified by exploratory research. Data collection instruments were a semi-structured interview applied to local managers and observation of health professionals during a workshop of the Primary Health Care Master Plan. Exploratory data analysis allowed the mapping of the Primary Health Care Master Plan and of the Continuing Medical Education Program. Discourse analysis demonstrated that these experiences are related to continuing education and are vital to the transformation of health practices and the organization of the primary health network. Both programs are under construction.

Educação Permanente em SaúdePolíticas PúblicasEducação em ServiçoSistema Único de SaúdeEducación Permanente en SaludPolíticas PúblicasServicios de EducaciónSistema Único de SaludContinuing Health EducationPublic PoliciesIn-service TrainingUnified Health System
Portaria nº 1.996/GM, de 20 de agosto de 2007: Dispõe sobre as diretrizes para a implementação da política nacional de educação permanente em saúde e dá outras providências08200722Educación permanente de personal de salud1994HaddadJQRoschkeMADaviniMCAtividades educativas de trabalhadores na atenção primária: concepções de educação permanente e de educação continuada em saúde presentes no cotidiano de Unidades Básicas de Saúde em São PauloInterface Comunic Saúde Educ2009121343013PeduzziMGuerraDABragaCPLucenaFSSilvaJAMEducação permanente em saúde: descentralização e disseminação de capacidade pedagógica na saúdeCiênc Saúde Coletiva200597586410CeccimRBEducação permanente nos serviços de saúde: um estudo sobre as experiências realizadas no BrasilTrab Educ Saúde20115051939StroscheinKAZoccheDAAEducação permanente: uma estratégia metodológica para os professores da saúdeRev Bras Educ Med200851824432ArrudaMPAraújoAPLocksGAPagliosaFLEducação permanente em saúde: descentralização e disseminação de capacidade pedagógica na saúdeCiênc Saúde Coletiva200597586410CeccimRBO quadrilátero da formação para a área da saúde: ensino, gestão, atenção e controle socialPhysis20044165114CeccimRBFeuerwerkerLCMIntrodução à pesquisa em ciências sociais1994TriviñosANSAs redes de atenção à saúde2011MendesEVPromoção do empoderamento com conselhos gestores de um pólo de educação permanente em saúdeTexto Contexto Enferm200733542216KlebaMEComerlattoDColliselliLModelos Aplicados às atividades de educação em saúdeRev Bras Enferm201011721163Santos-FigueiredoMFRodrigues-NetoJLeiteMTSEducação permanente: uma ferramenta para pensar e agir no trabalho de enfermagemRev Latinoam Enferm200683742614RicaldoniCACSenaRRPolítica de educação e desenvolvimento para o SUS: caminhos para a educação permanente em saúde2004A integralidade na prática (ou sobre a prática da integralidade)Cad Saude Publica200414116520MattosRAQuantitativo-qualitativo: oposição ou complementaridade?Cad Saúde Pública19932374839MinayoMCSSanchesOEducação Permanente e sua inserção no trabalho da EnfermagemCienc Cuid Saúde200883817AmestoySCMilbrathVMCestariMEThofehrnMBO desafio que a educação permanente tem em si: a pedagogia da implicaçãoInterface Comunic Saúde Educ20051724169MerhyEE