remeReme: Revista Mineira de EnfermagemReme : Rev. Min. Enferm.1415-27622316-9389Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMGBelo Horizonte, MG, BrazilS1415-27622012000300007S1415-2762(12)01600307PesquisasAvaliação dos estudantes de enfermagem sobre o ensino da gestão do sistema de saúdeNursing students evaluation on teaching of health systems managementEvaluación de los estudiantes de enfermería de la enseñanza de gestión del sistema de saludCelentoDenize DuarteTavaresCláudia Mara de MeloUFFEEAAC claumara@vr.microlink.com.brNiteróiRio de JaneiroUFFEscola de Enfermagem Aurora de Affonso Costa Programa de Pós-Graduação em Ciências do Cuidado em SaúdeBrasil0920121633553631307201231102011This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.Texto completo somente em PDF (PT)

Trata-se do relato de uma pesquisa em que se focalizam as questões relacionadas ao ensino da gestão do sistema de saúde, mais especificamente no que se refere à relevância da temática na formação dos profissionais de enfermagem. Objetivou-se analisar as experiências dos estudantes de enfermagem com o ensino da gestão do sistema de saúde, identificar o nível de desenvolvimento do ensino da gestão do sistema de saúde no curso de enfermagem e propor, para o processo de mudança no seu respectivo ensino, o sistema de saúde na perspectiva da autogestão. O estudo apresentado é de natureza qualitativa, de caráter descritivo-exploratório de campo. Foi adotada como técnica de coleta de dados a entrevista de grupo focal, com oito alunos do curso de enfermagem. Os resultados demonstraram que os estudantes avaliam, entre os aspectos fundamentais para sua formação, a diversificação dos cenários de ensino e de aprendizado e das práticas de saúde, bem como a integração numa perspectiva interdisciplinar, destacando que o aprendizado da gestão implica ter responsabilidade social, dada a complexidade da condição humana, que não pode ser dissociada dos elementos que a constituem. O trabalho da gestão como agente de formação faz o ensino produzir os processos de trabalho e atenção à saúde e retrata os desafios postos pela gestão para a consolidação do Sistema Único de Saúde, sustentada pelas demandas e necessidades do usuário no processo integral à saúde.

This is a research report that focuses on questions related to the teaching of health systems management and, specifically, on the relevance of the subject to nursing education. The research aimed to analyse the experience of nursing students with the teaching of health systems management, to identify the progress of the teaching of health systems management in nursing courses, and to propose changes towards self-management. It is a qualitative descriptive-exploratory field study. Data was collected through focus groups interview with eight nursing students. The results revealed the students consider as fundamental the diversification of teaching and learning scenarios and health practices, as well as an interdisciplinary perspective. The students highlight that the learning of management implies social responsibility for the complexity of the human condition that it can't be dissociated from the elements that constitute it. Management as an instrument of the education process produces work and health care processes and reveals the challenges posed by the management to the consolidation of the Unified Health System that depends on the users' demands and needs in the health care process.

Se trata de un estudio de investigación centrado en temas relacionados con la enseñanza de gestión del sistema de salud, específicamente en su importancia para la formación de los enfermeros. Se buscó analizar las experiencias de los estudiantes de enfermería con la enseñanza de gestión del sistema de salud, identificar el nivel de desarrollo de dicha enseñanza en el curso y proponer la autogestión para su proceso de cambio. Se trata de un estudio de campo cualitativo, descriptivo y exploratorio. La recogida de datos se efectuó por medio de entrevistas con grupos focales de ocho estudiantes de enfermería. Los resultados indican que los estudiantes consideran fundamental diversificar los escenarios de enseñanza y aprendizaje y las prácticas de salud, al igual que la integración desde una perspectiva interdisciplinaria. Destacan que el aprendizaje de gestión implica responsabilidad social porque la condición humana no puede disociarse de los elementos que la constituyen. La gestión como agente de formación hace que la enseñanza produzca los procesos de trabajo y atención de la salud y muestra los retos para consolidar el Sistema Único de Salud, basado en las demandas y necesidades de los usuarios en el proceso integral de la salud.

Nursing EducationTeachingHealth ManagementEducación en EnfermeríaEnseñanzaGestión de la SaludEducação em EnfermagemEnsinoGestão em Saúde
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