Impacto das imagens de prevenção do uso de tabaco veiculadas em maços de cigarro na perspectiva de adolescentes
DOI:
https://doi.org/10.35699/reme.v16i3.50295Palavras-chave:
Tabaco, Marketing, Adolescente, Prevenção e Controle, EnfermagemResumo
No Brasil, o cigarro é uma das drogas de uso frequente entre os adolescentes. A imagem divulgada pelo marketing da indústria tabagista, por meio de peças publicitárias, contribui consideravelmente para a disseminação do uso dessa droga. Essa população é o alvo preferencial das propagandas. O objetivo com esta pesquisa foi avaliar a efetividade das peças publicitárias, veiculadas em maços de cigarro no país, para a prevenção do consumo de tabaco na adolescência. Esta é uma pesquisa de abordagem qualitativa, na qual foi realizado um estudo de caso que possibilitou não somente compreender, mas também descrever avaliar e explorar situações em que o fenômeno em estudo pudesse ser visualizado numa realidade concreta. Os sujeitos da pesquisa foram alunos do ensino médio e do ensino fundamental de duas escolas no município de Belo Horizonte-MG. A pesquisa aponta que as imagens não foram consideradas como algo que possa prevenir ou influenciar o uso do tabaco entre os adolescentes estudados.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
01-09-2012
Como Citar
1.
Reinaldo AM dos S, Goecking CC, Silveira BV da. Impacto das imagens de prevenção do uso de tabaco veiculadas em maços de cigarro na perspectiva de adolescentes. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 1º de setembro de 2012 [citado 8º de outubro de 2024];16(3). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/50295
Edição
Seção
Pesquisa