remeReme: Revista Mineira de EnfermagemReme : Rev. Min. Enferm.1415-27622316-9389Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMGBelo Horizonte, MG, BrazilS1415-27622012000200011S1415-2762(12)01600211PesquisasAcolhimento com classificação de risco na Atenção Primária: percepção dos profissionais de enfermagemAcogida con clasificación de riesgo en la Atención Primaria: percepción de los enfermerosNurses' perception on hospital welcoming classified as Primary Health Care riskSilvaPaloma MoraisBarrosKelly PereiraTorresHeloísa de CarvalhoUFMGEE 062012162225231This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.Texto completo somente em PDF (PT)

Trata-se de estudo descritivo-exploratório, com abordagem qualitativa, realizado em uma Unidade Básica de Saúde, cujo objetivo foi analisar a percepção dos enfermeiros em relação à classificação de risco na Atenção Primária à Saúde em Belo Horizonte-MG. Foram realizadas oficinas com os enfermeiros da unidade abordando temas inerentes ao acolhimento e à classificação de risco e posteriormente entrevistas com roteiro semiestruturado. Os dados foram analisados pela técnica de Análise de Conteúdo, possibilitando a identificação de três categorias empíricas: Capacitação dos profissionais de saúde sobre classificação de risco; A implantação da classificação de risco na atenção primária; Desafios para a implantação da classificação de risco na atenção primária. Verificou-se que os enfermeiros reconhecem a classificação de risco como uma ferramenta para sistematizar o atendimento, permitindo a avaliação dos usuários de acordo com o agravo à saúde, não levando em consideração a ordem de chegada na unidade de saúde. Apontaram que serão encontrados facilitadores e dificultadores para a implantação da classificação de risco. Concluiu-se que a proposta de trabalhar com o tema classificação de risco no acolhimento na atenção primária por meio de oficinas educativas favoreceu a troca de conhecimentos entre os profissionais de enfermagem, além de contribuir para atualização, conscientização e motivação dos profissionais para o atendimento. A modalidade de oficina foi considerada uma estratégia pedagógica, de fácil compreensão, interativa, lúdica e motivadora pelas equipes de enfermagem.

Se trata de un estudio descriptivo exploratorio con enfoque cualitativo realizado en una Unidad Básica de Salud. Su objetivo fue analizar la percepción de las enfermeras respecto a la clasificación de riesgo en la Atención Primaria de Salud en Belo Horizonte-MG. Se realizaron talleres con las enfermeras de la unidad sobre temas inherentes a la acogida y clasificación de riesgo y luego entrevistas con guión semi-estructurado. Los datos fueron analizados según la técnica de análisis de contenido, permitiendo la identificación de tres categorías empíricas: Capacitación de los profesionales de la saluden clasificación de riesgo; Implementación de la clasificación de riesgo en la atención primaria; Retos para la implementación de laclasificación de riesgo en la atención primaria. El estudio demostró que las enfermeras reconocen que la evaluación de riesgo es una herramienta para sistematizar la atención pues permite evaluar al paciente por su problema de salud y no por el orden de llegada a la clínica. Señalaron que seguramente se habrá apoyo y también obstáculos para implementar el sistema.Se concluye que la propuesta de tratar dicho tema en la atención primaria a través de talleres educativos permite el intercambio de conocimiento entre las enfermeras. Además, contribuye a la actualización, sensibilización y motivación del personal. Este tipo de taller fue considerado como estrategia pedagógica, de fácil comprensión, interactiva, lúdica y motivadora.

This is a descriptive and exploratory study using a qualitative approach carried out in a Basic Health Unit. Its goal was to analyze the nurses' perception on risk classification in the Primary Health Care in Belo Horizonte-MG. Workshops were held with the unit nurses approaching topics inherent to hospital welcoming and risk classification, followed by semi-structured interviews. Data were analyzed using Content Analysis which allowed the identification of three empirical categories: training of health professionals on risk classification; the implementation of risk classification in primary care; challenges to the implementation of risk classification in primary care. The study revealed that the nurses acknowledge risk classification as a tool for the systematization of nursing care as it allows the patients' evaluation according to a health problem, not taking into consideration the time of arrival at the clinic. According to the nurses the implementation of risk classification system will meet support as well as opposition. The study concludes that tackling such issue in the primary health care sector through workshops enabled the exchange of information among nurses. It contributed as well to the professional updating, conscientization, and staff motivation. The type of workshop was considered, by the nursing staff, as a pedagogical strategy, easily understood, interactive, playful and motivating.

CapacitaçãoAcolhimentoClassificaçãoEnfermagemAtenção Primária à SaúdeCapacitaciónAcogidaClasificaciónEnfermeríaAtención Primaria de la SaludTrainingWelcomingClassificationNursingPrimary Health Care
HumanizaSUS: acolhimento com avaliação e classificação de risco: um paradigma ético-estético no fazer em saúde2004Acolhimento e Classificação de risco nos serviços de urgência2009Programas e Ações de governo: Redes Regionais de Atenção às Urgências e EmergênciasParecer Técnico Nº10, de 22 de fevereiro de 2007: Dispõe sobre a participação do enfermeiro na triagem de pacientes sem a presença de médicos especialistas2007Classificação de risco em pronto-socorro: concordância entre um protocolo institucional Brasileiro e ManchesterRev Latinoam Enferm0220112633119SouzaCCTadeuLFRChiancaTCMExperiência de jogos em grupos operativos na educação em saúde para diabéticosCad Saúde Pública082003103947419TorresHCHortaleVASchallVEducação em saúde sobre doenças crônicas não-transmissíveis no programa de saúde da família de Belo Horizonte - MGREME- Rev Min Enferm1220064026410TorresHCMonteiroMRPPedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa1996FreirePAnálise de conteúdo2009BardinLResolução Nº 196 de 10 de outubro de 1996: diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisa envolvendo seres humanos1996Construção da integralidade: cotidiano, saberes e práticas em saúde20034961TeixeiraRRPinheiroRMattosRAOï¬�cinas de educação em saúde: uma estratégia no controle do diabetes mellitus tipo II no programa de saúde da família em Belo Horizonte/BrasilDiabetes Clínica200717781211TorresHCAburachidDFFSoaresSMOficinas de formação de profissionais da equipe saúde da família para a gestão do acolhimento com classificação de riscoCienc Enferm2010107132XVITorresHCLelisRBPerspectiva Atuais da EducaçãoPerspectiva06200012214GadottiMEducação Permanente como estratégia na reorganização dos serviços de saúdeRibeiroECOMottaJIJO Quadrilátero da formação para a área da saúde: ensino, gestão, atenção e controle socialPhysis200441 65114CecimRBFeuerwerkerLCMA integração ensino-serviço no contexto dos processos de mudança na formação superior dos profissionais da saúdeRev Bras Educ Med2008356 62332AlbuquerqueVSGomesAPRezendeCHASampaioMXDiasOVLugarinhoRMEducação permanente em enfermagem: levantamento de necessidades e resultados esperados segundo a concepção dos trabalhadoresRev Esc Enferm USP2010597604344MontanhaDPeduzziMAcolhimento e (des)medicalização social: um desafio para as equipes de saúde da famíliaCiênc Saúde Coletiva2010315TesserCDNetoPPCamposGWSO trabalho em saúde: olhando e experienciando o SUS no cotidiano20033754FrancoTBBuenoWSMerhyEEMerhyEEMagalhães Jr.HMRimoliJFrancoTBBuenoWSAcolhimento e transformações no processo de trabalho de enfermagem em unidades básicas de saúde de Campinas, São Paulo, BrasilCad Saúde Pública02200733140223TakemotoMLSSilvaEMRelatório de atividades do Programa de Educação Permanente e Continuada - PEPEC: período abril/08 a setembro/082008A educação popular na atenção básica à saúde no município: em busca da integralidadeInterface Comunic Saúde Educ.08200425974158AlbuquerquePCStotzEN