remeReme: Revista Mineira de EnfermagemReme : Rev. Min. Enferm.1415-27622316-9389Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMGBelo Horizonte, MG, BrazilS1415-27622012000200006S1415-2762(12)01600206PesquisasAnálise dos registros de enfermagem em prontuários de pacientes em um Hospital de EnsinoAnálisis de las notas de enfermería en registros médicos de pacientes en un hospital universitarioAnalysis of nursing notes on patients' medical records in a Teaching HospitalBarralLuana Nayara MaiaRamosLaís HelenaVieiraMaria AparecidaDiasOrlene VelosoSouza e SouzaLuís PauloUnimontesDepartamento de Enfermagem Universidade Federal de São PauloBrasil062012162188193This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.Texto completo somente em PDF (PT)

O objetivo com esta pesquisa foi avaliar os registros efetuados pela equipe de enfermagem referentes à admissão de pacientes internados na clínica médica de um Hospital de Ensino. Trata-se de estudo quantitativo, descritivo e documental, realizado na clínica médica de um Hospital de ensino, em Montes Claros-Mg, no período de janeiro a dezembro de 2008. A coleta foi realizada em 253 prontuários pela amostragem probabilística, tendo como instrumento roteiro construído com referenciais teóricos e legislação vigente. Os registros encontravam-se em conformidade com normas do Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais: possuíam data (96,8%); hora (90,5%); letra legível (87,4%); identificação profissional completa (76,3%); ausência de espaço em branco (94,1%); ausência de comentário e rasuras (98%); informações não relacionadas ao cliente (0,4%); correções adequadas quanto a erros ortográficos (86,2%) e abreviaturas não padronizadas (5,1%). Foram observadas inadequações nos históricos de enfermagem/exame físicos, comprometendo a funcionalidade do registro como instrumento de comunicação. Espera-se, com este estudo, propiciar novas estratégias relativas à educação, monitoramento e avaliação sistematizada dos registros para melhoria da assistência.

Este estudio tiene como objetivo la evaluación de las notas de enfermería en el ingreso de los pacientes en la clínica médica de un hospital universitario de Montes Claros, Estado de Minas Gerais. Se trata de un estudio cuantitativo, descriptivo y documental realizado entre enero y diciembre de 2008. La recogida de datos fue realizada en 253 registros médicos por muestre o probabilístico guiado por referencias teóricas y de la legislación actual. Los resultados indican que las notas se encontraban en conformidad con las normas del Consejo Regional de Enfermería de Minas Gerais: 96,8% tenían fecha; 90,5% hora; 87,4% letra legible; 76,3% identificación profesional completa; 94,1% ausencia de espacios en blanco; 98% ausencia de comentarios y rasuras; 0,4% informaciones no relacionadas al cliente; 86,2% correcciones adecuadas en cuanto a errores ortográficos; 5,1% abreviaciones no estandarizadas. Hay deficiencias en las notas de enfermería y/o registros de exámenes físicos que podrían comprometer la función del expediente médico como herramienta de comunicación. Se espera que este estudio proporcione nuevas estrategias en materia de educación, seguimiento y evaluación sistemática de los registros para mejorar la atención.

This study aims at assessing nursing notes on patients' admission at the clinic of a Teaching Hospital in Montes Claros, State of Minas Gerais. It is a quantitative, descriptive and documentary study carried out from January to December 2008. Data collection was conducted in 253 medical records through probability sampling guided by theoretical references and the current legislation. Theanalyzed notes were in accordance with the standards of the Regional Nursing Council of Minas Gerais. The records conveyed date (96.8%), time (90.5%), in a legible handwriting (87.4%), a full professional identification (76.3%). There was absence of blank spaces (94.1%), comments or erasures (98%), and information unrelated to the client (0.4%). Misspellings were adequately corrected (86.2%) as well as nonstandard abbreviations (5.1%). There were gaps in the nursing notes and/or physical examination records that could jeopardize the medical record functioning as a communication tool. The present study is expected to provide new strategies on education, monitoring and the records systematized assessment to improve care.

Registros médicosnotas de enfermeríapersonal de enfermeríaRegistros de EnfermagemProntuáriosEquipe de EnfermagemMedical RecordsNursing NotesNursing Staff
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