remeReme: Revista Mineira de EnfermagemReme : Rev. Min. Enferm.1415-27622316-9389Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMGBelo Horizonte, MG, BrazilS1415-27622012000100010S1415-2762(12)01600110PesquisaAções educativas para prevenção de infecções hospitalares em uma unidade neonatalAcciones educativas para prevenir infecciones hospitalarias en unidad neonatalEducational activities for the prevention of hospital infection in a neonatal unitViannaMayara SousaBragaAline MartinsMenezesLuciana Camponez de ÁvilaArmondGuilherme AugustoCangussuDircianaJesusLenize Adriana deClementeWanessa TrindadeResendeEdna MariaRomanelliRoberta Maia de CastroUFMGFaculdade de Medicina Departamento de Propedeutica ComplementarUFMGHC Comissão de Controle de Infecção HospitalarUFMGFaculdade de Medicina Departamento de PediatriaPrefeitura de Belo HorizonteUnidade de Pronto Atendimento Centro-Sul UFMGEscola de Enfermagem 03201216169741601201128092010This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.Texto completo somente em PDF (PT)

As infecções hospitalares (IHs), importantes causas de morbimortalidade, são frequentes em recém-nascidos (RNs) internados em unidades neonatais. Para o controle de IH, é importante a orientação aos pacientes e a seus acompanhantes. O objetivo com este trabalho foi avaliar informações assimiladas por mães e acompanhantes de RNs internados na Unidade Neonatal que participaram de atividades de educação em saúde em prevenção de infecções no setor. Trata-se de estudo prospectivo, com aplicação de questionários às mães e acompanhantes de RNs na Unidade Neonatal do Hospital das Clínicas da UFMG, realizado nos meses de agosto de 2008 a abril de 2009. O questionário foi aplicado em duas diferentes amostras: antes e após as orientações de prevenção de infecção. A amostra total foi de 268 usuários, sendo que 121 deles receberam a orientação previamente à aplicação do questionário e 147 receberam as informações após o preenchimento deste. Observou-se um percentual de acerto maior após as orientações em todas as questões e houve diferenças estatísticas significativas (p<0,05) entre os grupos em oito das dez questões realizadas. Concluiu-se que essa foi uma medida eficaz para a educação de acompanhantes dos RNs, que adquiriram noções básicas de infecção após as orientações, por isso podem contribuir para o controle e a prevenção de infecções na Unidade e em casa após a alta.

Las infecciones hospitalarias (IH), comunes en recién nacidos (RN) internados en unidades neonatales, son la causa principal de morbilidad y mortalidad. Para controlar IH es importante instruir pacientes y cuidadores. El objetivo del presente estudio fue evaluar las informaciones asimiladas por madres y cuidadores de RN internados en una unidad neonatal que participaron en actividades de educación para prevenir infecciones. Se trata de un estudio prospectivo con encuesta a madres y cuidadores de bebés en Neonatología del Hospital de Clínicas, entre agosto 2008 y abril 2009. Se realizaron dos muestras diferentes: antes y después de las directivas para la prevención de infecciones. La muestra total consistió en 268 usuarios: 121 recibieron orientaciones antes y 147 después de la encuesta. Los resultados indican que hay mayor porcentaje de respuestas correctas después de las directivas en todas las preguntas y hubo diferencias estadísticamente significativas (p <.05) entre los dos grupos en ocho de las diez preguntas. Se llega a la conclusión que se trata de una medida de educación eficaz para cuidadores de recién nacidos. Al adquirir nociones básicas de infecciones los cuidadores son capaces de contribuir al control y prevención de infecciones en la unidad y en el domicilio después del alta hospitalaria.

Hospital-acquired infections (HAI) are a major cause of morbidity and mortality and are common in neonatal units. To control hospital infection it is important to advise patients and their companions on the subject. This study aimed at evaluating the mothers and their companions’ assimilation of information conveyed during health education activities on the prevention of hospital-acquired infections. This was a prospective study that applied questionnaires to mothers and companions of newborns admitted to the Neonatal Unit of the Clinics Hospital of the Federal University of Minas Gerais (UFMG). The study was carried out from August 2008 to April 2009. The questionnaire was administered in two different samples: one before and another after the training on infection prevention. Total sample size was 268: 121 received the information prior to questionnaire application, and 147 received it after questionnaire filling in. Results indicated that there were a higher percentage of correct answers after the groups were given instructions in all questions. There were significant statistical differences (p<0.05) between groups in eight of the ten questions. In conclusion, this was an effective educational activity for the newborn companion. He/she acquired basic notions on infection following the training and therefore may contribute to infection control and prevention in the unit and at home after hospital discharge.

Recién NacidoVigilanciaControl de InfeccionesRecém-NascidoVigilânciaControle de InfecçõesNewbornSurveillanceInfection Control
Portaria nº 2.616 de 12/05/19981998Prevalence of nosocomial infections in neonatal intensive care unit patients: results from the first national point-prevalence surveyJ Pediatr200182176139SohnAHGarrettDOSinkowitz-CochranRLNosocomial bloodstream infections in a neonatal intensive care unitBr J Nurs2004806121313ApostolopoulouELambridouMLambadaridisIClinical Microbiology of Bacterial and Fungal S epsis in Very-Low-Birth-Weight InfantsClinical Microbiology Reviews2004638 80317KaufmanDFairchildKDStrategies for the prevention of hospital-acquired infections in the neonatal intensive care unitJ Hosp Infect2008293300468BorghesiAStronatiMInfections in VLBW Infants: Studies From the NICHD Neonatal Research NetworkSeminars in Perinatology2003293301427StollBJHansenNHospital-acquired neonatal infections in developing countriesLancet20051175889465365ZaidiAKHuskinsWCThaverDPediatria: prevenção e controle de infecção hospitalar2005Center for Diseases Control and Prevention (CDC): National Healthcare Safety Network (NHSN)Am J Infect Control200978380537EdwardsJRPetersonKDAndrusMLDudeckMAPollockDARelationship between probable nosocomial bacteraemia and organisational and structural factors in UK neonatal intensive care unitsQual Saf Health Care2005264914Atuação do enfermeiro no atendimento à mulher no programa saúde da famíliaRev Enferm UERJ20087682116PrimoCCBomMSilvaPCEducação em saúde: teoria, método e imaginação2006GazzinelliMFReis DC; MarquesRCEducação em saúde: notas para a discussão de um campo temáticoRev Saúde Debate199436942SilvaJOAnálise da educação de clientes/pacientes na literatura brasileira de enfermagemRev Latinoam. Enferm.1999859457MellesAMZagoMMFConhecimento sobre aleitamento materno de puérperas atendidas em dois hospitais de Viçosa, Minas GeraisRev Nutr20022935115PercegoniNAraújoRMASilvaMMSEuclydesMPTinocoALAHigienização das mãos em serviços de saúde2007Acolher Chapecó: uma experiência de mudança do modelo assistencial, com base no processo de trabalho200411142TraeselCABedinFNPGallinaLSFrancoTBPeresMAAFoschieraMMPanissiMEstudos de caso: diferentes visões sobre os microrganismos. Instituto de Bioquímica Médica2008VerjovskyMJurbergCRumjanekVMBDEstado imunologico e mecanismos de defesa anti-infecciosa do recém-nascido pré-termoPediatr20006877122SalgueiroMICPCostaMORVazFACCartilha educativa on line sobre os cuidados com o bebê pré-termo: aceitação dos usuáriosCiênc Cuid Saúde20072384426FonsecaLMMLeiteAMVasconcelosMGLCastralTCScochiCGSPercepções de mães de prematuros acerca da vivência em um programa educativoActa Paul Enferm20092506322FereciniGMFonsecaLMMLeiteAMDaréMFAssisCSScochiCGSInfluence off written information on patient's knowledge off their diagnosisAge Ageing1997412126PattersonCTealeC