remeReme: Revista Mineira de EnfermagemReme : Rev. Min. Enferm.1415-27622316-9389Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMGBelo Horizonte, MG, BrazilS1415-27622012000100015S1415-2762(12)01600115PesquisaEducação profissional em enfermagem: necessidades, desafios e rumosProfessional nursing education: needs, challenges and directionsEducación profesional en enfermería: necesidades, desafíos y rumbosLessmannJuliana CristinaLanzoniGabriela Marcellino de MeloGubertEdilmaraMendesPaula Xavier GumsPradoMarta Lenise doBackesVânia MarliUFSCGrupo de Estudos e Pesquisas em Educação em Enfermagem Grupo de Estudos e Pesquisas em Administração de Enfermagem e SaúdeNúcleo de Estudos e Assistência em Enfermagem e Saúde às Pessoas com Doenças CrônicasUFSCNúcleo de Pesquisa e Estudos sobre Enfermagem, Quotidiano, Imaginário e Saúde de Santa Catarina UFSCDepartamento de Enfermagem PENUFSCDepartamento de Enfermagem UFSCEDEN 032012161106110This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.Texto completo somente em PDF (PT)

A educação profissional reveste-se de importância como elemento estratégico para a construção da cidadania e do fortalecimento das bases profissionais da enfermagem diante das novas demandas da profissão. Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa, tendo como objetivo realizar uma revisão integrativa de literatura das pesquisas desenvolvidas no período entre 1998 e 2008 sobre educação profissional em enfermagem, evidenciando e discutindo os direcionamentos para a prática. Das publicações selecionadas, foram evidenciadas três temáticas: "Educação profissional como necessidade", "Educação profissional como desafio" e "Rumos para a educação profissional em enfermagem". As publicações apontam que a enfermagem vivencia as demandas de transformação profissional, porém existem enfrentamentos relacionados à integração entre o saber e o fazer com a aproximação da ciência, das aptidões práticas e das vivências empíricas, em que a educação se torna cotidiana e transformadora da atuação profissional.

Professional education is a very important strategic element for the construction of citizenship and for the fortification of the bases of professional nursing regarding the new demands of the profession. It is a qualitative study that aims at carrying out an Integrative Literature Review of researches developed from 1998 to 2008 on Professional Nursing Education, identifying and discussing directions for the practice. The selected publications evidenced three main themes: Professional education as a necessity; Professional Education as a challenge; Directions for professional nursing education. The publications indicate that nursing experience the demands of professional transformation. However, there are confrontations related to the integration between theory and practice through the association of science, practical skills and empirical experiences. In this context, education becomes a daily and revolutionizing practice of the professional performance.

La educación profesional se reviste de importancia como elemento estratégico para la construcción de la ciudadanía y del fortalecimiento de las bases profesionales de enfermería frente a las nuevas demandas de la profesión. Se trata de un estudio con enfoque cualitativo, teniendo como objetivo realizar una Revisión Integradora de la Literatura sobre investigaciones desarrolladas entre 1998 y 2008 sobre Educación Profesional en Enfermería, evidenciando y discutiendo directivas para la práctica. De las publicaciones seleccionadas surgieron tres temas: Educación profesional como necesidad, Educación profesional como desafío y Rumbos para la educación profesional en enfermería. Las publicaciones apuntan que la enfermería vivencia las demandas de transformación profesional. Sin embargo, persisten enfrentamientos en cuanto a la integración entre el saber y la práctica con la asociación de la ciencia, las aptitudes prácticas y las experiencias empíricas. En este contexto, la educación se convierte en una práctica diaria y revolucionaria de la actuación profesional.

NursingVocational EducationNursing EducationNursing Education ResearchEnfermeríaEducación ProfesionalEducación en EnfermeríaInvestigación en Educación de EnfermeríaEnfermagemEducação ProfissionalizanteEducação em EnfermagemPesquisa em Educação de Enfermagem
Interações no ambiente de cuidado: explorando publicações de enfermagemRev Bras Enferm20115806364LanzoniGMMLessmannJCSousaFGMErdmannALMeirellesBHSParalelo entre educação permanente em saúde e administração complexaRev Gaúcha Enferm20103837231AmestoySCSchveitzerMCMeirellesBHSBackesVMSErdmannALEducação permanente em enfermagem: levantamento de necessidades e resultados esperados segundo a concepção dos trabalhadoresRev Esc Enferm USP2010597604344MontanhaDPeduzziMFormação em enfermagem: interface entre as diretrizes curriculares e os conteúdos de atenção básicaRev Bras Enferm201131521264SilvaMJSousaEMFreitasCLTrabalhando com estratégias de ensino-aprendizado por descoberta na área da saúde: a problematização e a aprendizagem baseada em problemasCad Saúde Pública20047808320CyrinoEGToralles-PereiraMLO ensino de enfermagem e as diretrizes curriculares nacionais: utopia x realidadeRev Esc Enferm USP20065705440ItoEEPeresAMTakahashiRTLeiteMMJLei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996: Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e dá providênciasDiário Oficial da União1223199627839Educação: um tesouro a descobrir2010DelorsJDesafios na prática pedagógica na educação profissional em enfermagemRev Eletrônica Enferm201128595213GubertEPradoMLPesquisa CNI - IBOPE: retratos da sociedade brasileira: segurança pública2011Educação em saúde: perspectivas de uma equipe da estratégia da saúde da família sob a ótica de Paulo FreireRev Bras Enferm201056773463FernandesMCPBackesVMSIntegrative reviews of nursing researchRes Nurs Health1987111110GanongLHAnálise integrativa da literatura (1999-2003): ensino em educação profissional em enfermagemRev Enferm UERJ200591613SilveiraRCorrêaAKNursing and academic mergers of the health sciences: a critiqueNurs Outlook2003528251ZungoloEHNuevo modelo pedagógico de enfermería: un gran retoRev Cubana Enferm122006422FernándezBNTaitMCFPortaria nº 1.996, de 20 de agosto de 2007: Diretrizes para a implementação da política nacional de educação permanente em saúde, e dá outras providênciasDiário Oficial da União08222007A capacitação da equipe que atua no atendimento pré-hospitalar móvel: necessidade e importância da educação permanente na perspectiva dos trabalhadoresREME -Rev Min Enferm200936571313DivinoEAPereiraQLCSiqueiraHCHTecnologias emissoras de radiação ionizante e a necessidade de educação permanente para uma práxis segura da enfermagem radiológicaREME - Rev Bras Enferm200976670562FlorRCGelbckeFLPerfil dos professores de ensino médio profissionalizante em enfermagemRev Enferm UERJ2005768213BassinelloGAHSilvaEMComputers in the faculty of health science: 5 years onInt J Med Inform19981337150ZelmerACLStewartSMA cabeça bem feita2010MorinEPlataforma de investigación en salud: una experiencia de formación participativa en una universidad mexicanaTexto Contexto Enferm200775361416Mercado-MartínezFJGutiérrez-EnríquezSOTerán-FigueroaYO ensino de saúde mental e psiquiatria nos cursos técnicos de enfermagemREME - Rev Min Enferm200935864313ZerbettoSRPereiraMAOProposta pedagógica do PROFAE na perspectiva dos enfermeiros instrutoresRev Bras Enferm20052849358SilvaVRSilvaMGSantosLBOVivência de estudantes de licenciatura em enfermagem em disciplina na modalidade à distânciaRev Gaucha Enferm12200862632429AlvesRHKCogoALPCaracterização das publicações sobre a educação profissional de enfermagem no BrasilRev Esc Enf USP2001729135KobayashiRMFriasMAELeiteMMJO sentido do trabalho em um projeto de formação de profissionais de enfermagemRev Esc Enferm USP200655562440BaraldiISCarMRAnálise da produção científica sobre educação profissionalizante da enfermagem brasileira: uma revisão integrativaREME - Rev Min Enferm201042433314MataLRFMadeiraANFO estudo dirigido como estratégia de ensino na educação profissional em enfermagemRev Esc Enferm USP20061609240OkaneESHTakahashiRTCreative partnering in perioperative educationAORN J20013858374MillardSImagen del estudiante de la especialidad de enfermería en CubaRev Cubana Enferm19981617314MaderaEPMirandaLGarcíaCT