remeReme: Revista Mineira de EnfermagemReme : Rev. Min. Enferm.1415-27622316-9389Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMGBelo Horizonte, MG, BrazilS1415-27622012000100007S1415-2762(12)01600107PesquisaSatisfação e frustração no desempenho do trabalho docente em enfermagemSatisfacción y frustración en el desempeño del trabajo de docentes en enfermeríaSatisfaction and frustration in the performance of nursing faculty jobLemosMaithê de Carvalho ePassosJoanir PereiraUniversidade Federal do Estado do Rio de JaneiroEscola de Enfermagem Alfredo Pinto Departamento de Enfermagem de Saúde PúblicaGrupo: Laboratório de Pesquisa: Enfermagem, Tecnologias, Saúde e Trabalhojoanirpassos@bol.com.br03201216148550610201130092010This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.Texto completo somente em PDF (PT)

A satisfação no trabalho é um fenômeno complexo e de difícil definição, por se tratar de um estado subjetivo, podendo variar de acordo com a pessoa, com as circunstâncias e com o tempo. Ela pode afetar a saúde física e mental do trabalhador, interferindo em seu comportamento profissional e/ou social. Os objetivos com este estudo foram identificar e classificar as expressões de satisfação no desempenho do trabalho do docente de enfermagem. Optou-se pela realização de uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa. Os 21 sujeitos participantes eram docentes enfermeiros. Para coleta dos dados foi utilizada como instrumento a entrevista semiestruturada individual. Os aspectos éticos foram respeitados. Obteve-se a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Instituição envolvida. Como resultado, verificou-se que a satisfação no trabalho docente significa, para os entrevistados, um conjunto de fatores ideais que devem ser bem articulados no ambiente laboral e que cada um desses elementos, isoladamente, não proporciona a satisfação plena no que diz respeito ao processo produtivo do docente de enfermagem. Concluiu-se que o significado gerado do relato de pessoas que estão na lida diária com as atividades pertinentes à sua profissão deve ser considerado como relevante para a instituição à qual pertencem, de forma a otimizar o ambiente de trabalho e potencializar a qualidade de vida nele, gerando resultados positivos na produção.

La satisfacción laboral es un fenómeno complejo y difícil de definir porque es un estado subjetivo que depende de cada persona y varía según las circunstancias y momentos. Puede afectar la salud física y mental e interferir en el comportamiento profesional y / o social. Este estudio tuvo como objetivo identificar y clasificar las expresiones de satisfacción en el desempeño laboral de docentes de enfermería. Se realizó un estudio descriptivo con enfoque cualitativo. Los sujetos objeto de esta investigación fueron 21 enfermeros docentes La recogida de datos se realizó mediante entrevistas semiestructuradas individuales. Se respetaron los aspectos éticos: la investigación fue aprobada por el Comité de Ética en Investigación de la institución implicada. Los resultados revelaron que, considerando el proceso productivo específico, la satisfacción laboral de los profesores representa un conjunto ideal de los fatores que deben estar bien articulados dentro del ambiente de trabajo ya que aislados no producen plena satisfacción para el proceso productivo. Podemos concluir que el significado extraído de los relatos de estos profesionales debe considerarse relevante para la institución a la que pertenecen, con la finalidad de optimizar el ambiente laboral y mejorar la calidad de vida para generar resultados positivos en la producción.

Job satisfaction is a complex phenomenon and difficult to define, as it deals with a subjective state that change according to person, circumstance, and time. It can affect the worker’s physical and mental health and interfere with his/her professional and/or social behavior. This study aims at identifying and classifying the expressions of satisfaction in the work performance as nursing professor. A descriptive research using a qualitative approach was carried out. The research subjects were 21 teaching nurses. Data was collected through individual, semi-structured interview. Ethical aspects were observed: the research received the approval of the institution’s Research Ethics Committee. The results revealed that, considering that specific productive process, teacher job satisfaction means, for the interviewed, a set of ideal fators that must be well articulated inside the job environment and that these elements, taken separately, do not provide full satisfaction. To conclude, the meaning extracted from the narrative of those performing the activities pertinent to their profession, must be considered as relevant to the institution to which they belong, aiming at optimizing the work environment and potentiating the quality of working life that generates positive product results.

Saúde do TrabalhadorDocente de EnfermagemSatisfação no TrabalhoSalud del TrabajadorDocentes de EnfermeríaSatisfacción en el TrabajoOccupational HealthNursing FacultyJob Satisfaction
O conceito marxista do homem1974MarxKFrommESignificado e sentido do trabalho docenteCad CEDES04199819324419BassoISA educação para o século XXI e a formação do professor reflexivo na enfermagemRev Latinoam Enferm20048217512FariaJILCasagrandeLDRReflexões sobre a docência de enfermagem em uma universidade públicaRev Esc Enferm USP1998803132MerighiMABValores organizacionais e prazer-sofrimento no trabalhoPsico-USF062001394616MendesAMTamayoARelação entre satisfação com aspectos psicossociais e saúde dos trabalhadoresRev Saúde Pública0220045561138MartinezMCParaguayAIBBLatorreMRDOResolução n: 196/96 de 10 de outubro de 1996. Diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisa envolvendo seres humanos1996Perfil dos docentes de cursos de graduação em enfermagem de universidades públicas e privadasRev Enferm UERJ20112633119TerrraFSSeccoIAORobazziMLCCDocentes de enfermagem: prazer e sofrimento no trabalhoREME - Rev Min Enferm0920072916311CarbogimFCGonçalvesAMCSaberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistérioEduc Soc2000209447321TardifMRaymondDQualidade de vida no trabalho docente em enfermagemRev Latinoam Enferm20042835112RochaSSLFelliVEAEnfermeiros docentes do ensino técnico em enfermagem: uma revisão integrativaRev Dest Acad2010698032MaissiatGSCarrenoIRelação professor aluno: uma reflexão dos problemas educacionais2002SilvaACSantosRMO debate acerca da complexidade dos objetos do trabalho docente na área de saúdeEduc Rev122008516429RibeiroMRRCiamponeMHTTrabalho docente: subjetividade, sobreimplicação e prazerPsicol Reflex Crit20077480120ManceboDO estresse na atividade ocupacional do enfermeiroRev Latinoam Enferm2001172529StacciariniJMRTroccolIBTSer docente de enfermagem, mulher e mãe: desvelando a vivência sob a luz da fenomenologia socialRev Latinoam Enferm201116470119MerighiMABJesusMCPDomingosSRFOliveiraDMBaptistaPCP