remeReme: Revista Mineira de EnfermagemReme : Rev. Min. Enferm.1415-27622316-9389Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMGBelo Horizonte, MG, BrazilS1415-27622011000400012S1415-2762(11)01500412PesquisasGravidez na adolescência: conhecendo a experiência da famíliaEmbarazo en la adolescencia: conocer la experiencia de la familiaTeenage pregnancy: knowing the family's experienceValilaMichele GuerreiroMoraesNádia AlessandraDalbelloNatália NaccaVieiraSheila de SouzaBerettaMaria Isabel RuizDupasGiselleUniversidade Federal de São CarlosDepartamento de Enfermagem UFSCarDepartamento de Enfermagem Programa de Pós Graduação em Enfermagem1220111545565661607201127042010This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.Texto completo somente em PDF (PT)

A adolescência é um período de intensas transformações físicas e fisiológicas, no qual ocorre a formação da identidade, caracterizado por muitas e repentinas alterações de humor. Nessa nova fase, há, também, o início da atividade sexual desses adolescentes, podendo ocorrer a gravidez por falta de informação e o acesso aos métodos contraceptivos ou até mesmo por vontade própria, pois muitas jovens acreditam que essa é uma forma de se afirmar como adultas. Quando essa gravidez surge de relacionamentos não estáveis, a responsabilidade é dividida, também, com a família dessas adolescentes. O objetivo com este estudo foi compreender a experiência da família na vivência com a adolescente puérpera, além de identificar quais as mudanças significativas ocorridas na vida familiar, compreender o que significa ter uma adolescente puérpera na família e levantar quais os mecanismos de enfrentamento que a família utiliza, bem como suas implicações. Os referenciais escolhidos foram o Interacionismo Simbólico (IS) e a Narrativa, teórica e metodológica, respectivamente. Para a obtenção dos dados, utilizamos a entrevista semiestruturada consentida, uma vez que esta nos permitiu compreender mais amplamente as vivências e as necessidades dos entrevistados. As famílias evidenciaram mudanças na rotina e em suas prioridades. A gravidez das adolescentes criou uma nova forma de enfrentar os problemas pelos quais as famílias passavam.

La adolescencia, período de intensos cambios físicos y fisiológicos donde se forma la identidad, se caracteriza por las variaciones repentinas del humor. En esta nueva etapa los adolescentes también comienzan su vida sexual. El embarazo en esta época puede ocurrir debido a la falta de información y acceso a los métodos anticonceptivos, o incluso porque lo desean ya que muchas jóvenes piensan que así se tornan adultas. Cuando el embarazo proviene de relaciones no-estables, la responsabilidad se comparte también con la familia de las adolescentes. El objeto del presente estudio fue comprender la experiencia de la familia con la adolescente en el posparto, identificar las alteraciones en la vida familiar, entender lo que significa tener una adolescente viviendo esta situación y relevar los mecanismos empleados por la familia para enfrentar el hecho y, asimismo, sus implicaciones. Se optópor utilizar los referentes del Interaccionismo Simbólico(IS) y la Narrativa teórico metodológica, respectivamente. Los datos se recogieron mediante una entrevista semiestructurada consentida que nos permitiu compreender mejor las experiencias y necesidades de los entrevistados. Las familias sintieron cambios en su rutina y en sus prioridades. El embarazo de las adolescentes creo una nueva forma de enfrentar los problemas familiares.

Adolescence is a period of intense physical and physiological changes, since identity formation is often characterized by mood swings. This new stage sees also the beginning of the adolescent sexual activity. Pregnancy may occur due to the lack of information and no access to contraceptive methods or it can even be sought after as many young women believe it to be their passport to adulthood. When pregnancy happens in non-stable relationships the responsibility is often shared with the teenager's family. This study aimed to understand the family's experience in adolescent postpartum, to identify significant changes in family life, to understand what it means to have a teenager in the family who has recently given birth, and to recognize the family coping mechanisms and its implications. The theoretical benchmark was the Symbolic Interactionism (SI) and the methodology the Narrative Method. Data was collected through consented semi-structured interviews, since it allowed us to understand more fully the experiences and needs of the respondents. The families studied changed their routines and reassessed their priorities. In this teenage group the pregnancy supplied new mechanisms to deal with the problems experienced by their families.

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