remeReme: Revista Mineira de EnfermagemReme : Rev. Min. Enferm.1415-27622316-9389Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMGBelo Horizonte, MG, BrazilS1415-27622011000400010S1415-2762(11)01500410PesquisasO ensino da enfermagem psiquiátrica e saúde mental no curriculo por competênciasLa enseñanza de la enfermeria psiquiátrica y salud mental en el curículo para las competenciasThe teaching of psychiatric nursing and mental health in the curriculum by competenceSiqueira JúniorAntonio CarlosOtaniMárcia Ap. PadovanFAMEMAcurso de Enfermagem mm-otani@famema.brFaculdade de Medicina de Maríliacurso de Enfermagem acsj@famema.br1220111545395450506201129032010This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.Texto completo somente em PDF (PT)

As Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos na Área da Saúde, lançadas em 2001, corroboraram com o currículo já desenvolvido na Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA) e apontaram um novo desafio: o de trabalhar com um currículo integrado, orientado por competência profissional e baseado nas necessidades de saúde da população. Com a mudança do método, a abordagem de temas relacionados a disciplina de Enfermagem Psiquiátrica passou a ser trabalhada com os estudantes com base na sua vivência nos diversos cenários de ensino aprendizagem. O objetivo com esta pesquisa foi identificar se o profissional enfermeiro formado na FAMEMA tem conhecimento teórico para desenvolver as tarefas de enfermagem relacionadas às atividades assistenciais designadas à equipe multiprofissional dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), nível 1. Trata-se de um estudo transversal. Para coleta de dados foi aplicado um questionário com questões abertas. A análise descritiva dos dados foi realizada por meio da comparação das respostas tendo como parâmetro as referências bibliográficas relacionadas aos temas investigados. Os resultados evidenciaram que o conhecimento construído pelos estudantes ao final do curso mostra-se insuficiente para o desenvolvimento das atividades assistenciais designadas à equipe multiprofissional dos Centros de Atenção Psicossocial. Conclui-se que, na área específica de enfermagem psiquiátrica e em saúde mental é preciso que os cenários de prática sejam reorganizados, buscando oferecer maior oportunidade de aprendizado aos estudantes, e que os professores, cumprindo o papel de facilitadores do processo de ensino aprendizagem, estimulem os estudantes na busca de conhecimentos nesta área.

Las orientaciones del plan de estudios nacionales paralos cursos en el campo de la salud, iniciadas em 2001, corroboraron el plan de estudios ofrecidos en FAMEMA y señalaron el desafío de trabajar con un plan integrado orientado por profesionales competentes y basado en las necesidades de salud de la población. Al cambiar de método, los temas vinculados a la materia Enfermeria Psiquiátrica comenzaron a ser enfocados a partir de la experiencia de los alumnos en los distintos escenarios de enseñanza - aprendizaje. El objeto del presente estudio ha sido identificar si el profesional de enfermeria capacitado en FAMEMA tiene el conocimiento teórico suficiente como para llevar a cabo las tareas de enfermeria relacionadas a actividades de asistencia asignadas al equipo multiprofesional de los Centros de Atención Psicosocial, nível 1. Se trata de un estúdio transversal cuyos datos fueron recogidos mediante un cuestionario con preguntas abiertas. El análisis descriptivo de los datos fue realizado comparando las respuestas con las referencias bibliográficas relacionadas a los temas investigados. Los resultados mostraron que el conocimiento construido por los alumnos al final del curso es insuficiente como para llevara cabo las actividades asistenciales asignadas al equipo multiprofesional de los Centros de Atención Psicosocial. Llegamos a la conclusión de que, en el ámbito especifico de la enfermeria psiquiátrica ysalud mental, los escenarios de la práctica deben ser reorganizados, buscando ofrecer mayores oportunidades de aprendizaje y para que los profesores, como facilitadores del proceso de enseñanza-aprendizaje, estimulen a los alumnos a buscar más conocimiento en esta área.

Introduced in 2001, the National Curriculum Guidelines for Courses in the Health Area corroborated the curriculum offered at FAMEMA and pointed up the challenge to work with an integrated curriculum, guided by professional competence and based on the population healthcare needs. The change in the course's methodology meant that the course "Psychiatric Nursing" began to consider the student's experience in the various scenarios of the teaching-learning process. This study aimed to identify whether nurses graduated at FAMEMA had the necessary theoretical knowledge to perform the assistance tasks assigned to the multi-professional team at the Psychosocial Attention Centers level 1. It is a transversal study. A questionnaire with open questions was used for the data collection. The data descriptive analysis was carried out by comparing the answers and had as parameter the bibliographical references related to the studied themes. The results showed that the knowledge assimilated at the end of the course proved insufficient. In conclusion, the Psychiatric and Mental Health Nursing area requires the reorganization of the practice settings in order to offer more learning opportunities to the students. Teachers should play the role of facilitators in the teaching - learning process so as to encourage nursing students to build up more knowledge in this area.

plan de estudioscompetencia profesionaleducación en enfermeríacurrículocompetência profissionaleducação em enfermagemcurriculumprofessional competencenursing education
Graduação: é preciso mudarRadis20029165NoronhaABParecer CNE/CES nº 1133 de 7 agosto de 2001: Institui diretrizes curriculares nacionais dos cursos de graduação em Enfermagem, Medicina e Nutrição2001Novos mapas culturais, novas perspectivas educacionais19965874TorresSJSilvaLHAzevedoJCSantosESManual de avaliação do estudante: cursos de Medicina e Enfermagem2006Acerca de diretrizes curriculares e projetos pedagógicos: um início de reflexãoRev Bras Enferm20033359456MeyerDEKruseMHLLei nº 10216 de 6 de abril de 2001: Dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental2001Além do discurso de mudança na educação médica: processos e resultados2002FeuerwerkerLCMConstruir as competências desde a escola1999PerrenoudPRelato de experiência de um novo modelo curricular: aprendizagem baseada em problemas, implantada na unidade educacional do sistema endocrinológico na 2º série do curso médico da Faculdade de Medicina de Marília - FAMEMAArq Brás Endocrinol Metab200453543448TsujiHAguilar da SilvaRH