remeReme: Revista Mineira de EnfermagemReme : Rev. Min. Enferm.1415-27622316-9389Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMGBelo Horizonte, MG, BrazilS1415-27622011000400018S1415-2762(11)01500418Relato de ExperiênciaMetodologias inovadoras na formação de nível médio em saúdeMetodologías innovadoras en la formación de nivel medioInnovative methodologies in high school educationBaroniFabíola Carvalho de A. LimaViannaPaula Cambraia de MendonçaCoelhoSueleneEEUFMGsuelenecoelho@hotmail.comEEUFMGpaulacmv@gmail.comEEUFMGfabiolabaroni@gmail.com1220111546016060404201104112010This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.Texto completo somente em PDF (PT)

A Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (EEUFMG) incorporou-se à formação de trabalhadores de nível médio há mais de 25 anos, em consonância com os movimentos na área da saúde e enfermagem. O objetivo com este estudo foi analisar a proposta metodológica utilizada pela EEUFMG em parceria com o Ministério da Saúde, tendo como referência o instrumento de avaliação do curso aplicado nas turmas de alunos (técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde). Na construção dos currículos, foi utilizada a concepção pedagógica crítico-reflexiva, e sua organização possibilitou a articulação entre teoria e prática e a interdisciplinaridade dos conteúdos. Na construção do modelo avaliativo, utilizou-se uma concepção de avaliação que supera a ênfase na mensuração, descrição e julgamento. Como resultado, observou-se que a maior parte dos alunos apontou a metodologia problematizadora e a organização curricular integrada como principais fatores que facilitaram o processo de ensino-aprendizagem.

Hace más de veinticinco años que la Escuela de Enfermería de la Universidad Federal de Minas Gerais (EEUFMG), en armoníacon los movimientos en el área de salud y enfermería, se dedica a la formación de trabajadores de nivel medio. El presente estudio tiene como objeto analizar la propuesta metodológica empleada por la EEUFMG, conjuntamente con el Ministerio de Salud, teniendo como referencia la herramienta de evaluación del curso aplicado en las promociones de alumnos (Técnicos en Enfermería y Agentes Comunitarios de Salud). En la construcción de los currículos se utilizó la concepción pedagógica crítico reflexiva y su organización permitió articular teoría/ práctica a la interdisciplinariedad de los contenidos. El modelo de evaluación se construyó con una concepción de evaluación que supera el énfasis en la mensuración, descripción y juicio. El resultado señala que la mayoría de los alumnos considera que la metodología problematizadora y la organización curricular integrada son los factores principales para facilitar el proceso de enseñanza-aprendizaje.

The Nursing School at the Federal University of Minas Gerais (EEUFMG) has taken part in the education of technical health workers for 25 years keeping in line with the developments in the health and nursing area. The objective of this study was to analyse the methodological proposal employed by the EEUFMG in partnership with the Ministry of Health, taking as reference the evaluation process used in the courses (nursing technicians and community health workers). The construction of the syllabuses was based in the critical reflective pedagogical concept and its organization enabled the articulation between theory and practice and the topics interdisciplinarity. In constructing the evaluation criteria an evaluation conception that goes beyond the emphasis on measurement, description, and judgment was used. As a result, most students pointed out that the critical methodology and the integrated curriculum model facilitated the teaching-earning process.

metodologíaseducacióne en enfermeríarecursos humanosmetodologiaeducação em enfermagemrecursos humanosmethodologiesnursing educationhuman resources
Projeto de Profissionalização dos Trabalhadores da área de Enfermagem2001Referencial curricular para o curso técnico de agente comunitário de saúde2004Capacitação pedagógica para instrutor/supervisor: Área da saúde1994DaviniMCCompetências, habilidades e currículos de educação profissional: crônicas e reflexões2000102DeffuneDDepresbiterisLParecer CNE/CEB nº 16/99: Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Técnico. Educação profissional e tecnológica: legislação básica2005Resolução CNE/CEB nº 04/99: Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Técnico. Educação profissional e tecnológica: legislação básica2005Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens: entre duas lógicas1999PerrenoudPPerspectivas atuais da educação2000GadottiMPedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa1996FreirePTransgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho1998HernandezH