remeReme: Revista Mineira de EnfermagemReme : Rev. Min. Enferm.1415-27622316-9389Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMGBelo Horizonte, MG, BrazilS1415-27622011000300008S1415-2762(11)01500308PesquisasAcesso à mamografia: percepções dos responsáveis pela política da saúde da mulherAcceso a la mamografía: percepción de los responsables de la política de salud de la mujerThe access to mammography and the perceptions of women's health policy markersPereiraQueli Lisiane CastroSiqueiraHedi Crecencia Heckler deFURGprograma de pós-graduação em enfermagem Universidade Federal do Mato GrossoCurso de Graduação em Enfermagem grupo de estudo e pesquisa Gerenciamento Ecossistêmico em Enfermagem/SaúdeFaculdades Atlântico Sul/PelotasCurso de Enfermagem 092011153365371This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.Texto completo somente em PDF (PT)

A mamografia é o método considerado mais eficaz de diagnóstico para a detecção do câncer de mama. O objetivo com este trabalho foi identificar a percepção dos responsáveis pela política da saúde da mulher sobre o acesso ao exame de mamografia às clientes climatéricas usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS). Trata-se de um estudo exploratório e descritivo com abordagem qualitativa, envolvendo os 22 responsáveis pela política da saúde da mulher dos municípios da 3ª Coordenadoria Regional da Saúde do Rio Grande do Sul (CRS/RS). Há insatisfação dos sujeitos com a oferta dos serviços de mamografias, que está aquém das demandas. O número reduzido de exames pode ser considerado uma das causas da detecção tardia do câncer de mama e, assim, contribuir para o maior número de mortalidade por essa patologia. Conclui-se que há necessidade de aumentar o número de cotas para atender à demanda de mamografias às mulheres climatéricas para diminuir o índice de mortalidade por câncer de mama nessa região.

La mamografía es el método considerado más eficaz de diagnóstico para la detección del cáncer de mama. El presente estudio buscó identificar la percepción de los responsables de la política de salud de la mujer acerca del acceso al examen de mamografía de las usuarias del Sistema Único de Salud. Se trata de una investigación descriptiva exploratoria cualitativa que involucró 22 responsables de la política de salud de la mujer de los municipios de la 3ª Coordinaduría Regional de Salud/RS. Los resultados muestran insatisfacción de los sujetos con la oferta de los servicios, que es inferior a la demanda. El número reducido de exámenes puede ser considerado una de las causas de la detección tardía del cáncer de mama y así contribuir a un mayor número de mortalidad por tal patología. Se concluye que habría que aumentar el número de cuotas para atender la demanda de mamografías a las mujeres climatéricas y, así, disminuir el índice de mortalidad por cáncer de mama en esta región.

Mammography is considered the most effective tool for the early detection of breast cancer. This study aimed to identify the policy markers' perception on mammography access to menopausal women using the Brazilian Public Healthcare System. This is a descriptive, exploratory and qualitative research that implicated 22 women's health policy makers of the municipalities under the 3rd Regional Healthcare Coordination in the state of Rio Grande do Sul. The results demonstrated the clients' dissatisfaction with the services provided since the test's supply is lower than its demand. The small number of mammogram tests performed can be considered one of the reasons for late breast cancer diagnosis and therefore contributes to a large number of deaths from the disease. In conclusion, it is necessary to increase the number of mammograms for menopausal women and so reduce the death rate from breast cancer in the region.

Salud de la MujerClimaterioMamografíaSistema Único de SaludServicios de SaludSaúde da MulherMamografiaSistema Único de SaúdeServiços de SaúdeWomen's HealthClimactericMammographyPublic Healthcare SystemHealth Services
Análise das oportunidades de diagnóstico precoce para as neoplasias malignas de mamaRev Assoc Med Bras200318590249MolinaLDalbenIMinistério da Saúde.Instituto Nacional de Câncer. Estimativas 2005. Incidência de Câncer no Brasil2005BrasilMinistério da Saúde.Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Cadernos de Atenção Básica nº13 Controle dos cânceres de colo do útero e da mama2006BrasilMinistério da Saúde.Departamento de Monitoramento e Avaliação da Gestão do SUS. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. Painel de indicadores do SUS nº 2: temático da mulher2008BrasilMinistério da Saúde.Departamento de informática do SUS. Anuário estatístico de saúde do Brasil2002BrasilMinistério da Saúde.Sistemas de Informações sobre Mortalidade (SIM) e Nascidos Vivos (Sinasc) para os profissionais do Programa Saúde da Família2004BrasilUm olhar sobre as representaçöes sociais das enfermeiras acerca da detecçäo precoce do câncer de mama, com enfoque no auto-exameSoaresCMJMulher climatérica usuária do Sistema Único de Saúde: serviços e ações de saúdePereiraLCPO desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde2007MinayoMCSOs sentidos da integralidade na atenção e no cuidado à saúde200665107PinheiroRPinheiroRMattosRAPlano Diretor de Regionalização da Saúde2004Atenção primária: equilíbrio entre necessidades de saúde, serviços e tecnologias2002StarfieldB2007Construção da integralidade: cotidiano, saber e práticas em saúde20074762MattosRAPinheiroRMattosRA