remeReme: Revista Mineira de EnfermagemReme : Rev. Min. Enferm.1415-27622316-9389Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMGBelo Horizonte, MG, BrazilS1415-27622011000300009S1415-2762(11)01500309PesquisasAplicação e avaliação da orientação de alta às puérperas do alojamento conjunto de uma instituição pública de saúde de Belo HorizonteEvaluation of hospital discharge guidelines and its application to puerperal women sharing a room in a public hospital in Belo HorizonteAplicación y evaluación de las directrices de alta de mujeres en posparto en sala común de un hospital público de Belo HorizonteMatozinhosFernanda PenidoAlbuquerqueJuliana PeixotoCaetanoLaise ConceiçãoUniversidade Federal de Minas GeraisEscola de Enfermagem Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Saúde Pública0920111533723772706201117082010This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.Texto completo somente em PDF (PT)

Trata-se de um estudo de natureza descritiva, no qual se utilizou o pré-e o pós-teste. Os dados obtidos foram processados e analisados no programa Microsoft Office Excel. A análise das palavras coletadas foi realizada mediante a verificação da frequência. Foram realizadas 9 reuniões de orientações de alta e a amostra compreendeu 92 indivíduos. A idade dos participantes variou entre 15 e 40 anos. Quanto à via de parto, 44 partos foram normais e 29 cesarianos. Durante o pré-teste, 9 mulheres associaram à amamentação aos cuidados com o recém-nascido e ao autocuidado as palavras "não sabe" ou "nada" e 14 associaram tais termos a palavras negativas. Já no pós-teste, todas as palavras associadas foram positivas. Observa-se que o trabalho desenvolvido possibilitou o empoderamento da população envolvida sobre a própria saúde e com relação aos cuidados necessários ao recém-nascido

This is a descriptive study in which a pre and a post-test were performed. The data were processed and analyzed using Microsoft Office Excel. The analysis of the words collected was conducted through a word frequency test. 9 meetings were held to discuss the guidelines for hospital discharge. The research samples consisted of 92 patients. The participants were aged between 15 and 40 years old. Regarding the childbirth, 44 were normal deliveries and 29 were achieved through caesarean section. During pre-test, 9 women associated breastfeeding, newborn care and self-care with the terms "do not know" or "nothing" and 14 related the same terms with negative words. In the post-test, all associated words were positive. The study revealed that the work developed empowered the patients to take an active interest in their own health and in the care of their newborn

Se trata de un estudio descriptivo con pruebas preliminares y pruebas posteriores. Los datos fueron procesados y analizados con el programa Microsoft Office Excel. El análisis de las palabras recogidas se realizó mediante la verificación de la frecuencia. Se realizaron nueve para discutir las directrices orientación de alta. La muestra consistió en 92 pacientes entre 15 y 40 años. En cuanto a la modalidad de parto, 44 partos fueron normales y 29 por cesárea. Durante la prueba preliminar nueve mujeres asociaron la lactancia materna a los cuidados del recién nacido y al autocuidado las palabras "no sabe" o "nada" y 14 asociaron tales términos a palabras negativas. En la prueba posterior todas las palabras asociadas fueron positivas. Se observa que el trabajo desarrollado con este estudio permitió que las pacientes involucradas adquirieran interés activo en su propia salud y en el cuidado del recién nacido

Puerperium/PostnatalHealth EducationShared Hospital RoomNewbornPospartoEducación en SaludSala ComúnRecién NacidoPuerpérioEducação em SaúdeAlojamento ConjuntoRecém-Nascido
Enfermagem Materno-Neonatal e Saúde da Mulher2008RicciSSPuérpera vivenciando a consulta de retorno e as orientações recebidas sobre o puerpérioFam Saúde Desenv2002162214CentaMLOberhoferPRChammasJProceedings2002CentaMLOberhoferPRChammasJProposta de um prospecto para educação na alta hospitalar no período pós parto2009MonteiroMCNConcretSAGArcipretiACSilvaFSLOPediatria Básica1991CorradiniHBCostaMTZBarbieriDLBarrosJCRRamosJLAMarettiMMarcondesEEnfermagem Neonatológica198210128PizzatoMGDa PoianVRLPizzatoMGDa PoianVRLO cuidado humano diante da transição ao papel materno: vivências no puerpérioRev Eletr Enferm2003243225ZagonelIPSMartinsMPereiraKFAthaydeJConstrutivismo entre alfabetizadores: algumas reflexões sobre o campo semântico de suas representações2002MachadoLBCarvalhoMRFEducação em saúde na assistência em enfermagem: um estudo de caso em unidade básica de saúde1999KlebaMETecnologia y Bioética en enfermeria: un desafio permanenteTexto Contexto Enferm200092419FigueroaAATudo que o enfermeiro precisa saber sobre treinamento: um manual prático2003ColmanFTEnfermagem e assistência: resgatando Florence Nightingale1997CarraroTEComunicação com Paciente: teoria e ensino1993StefanelliMCTecnologias educativas: subsídios para a assistência de enfermagem em grupos2001WallMLMutatis mutandis: dinâmicas de grupo para o desenvolvimento humano1999Ballestero-AlvarezMEDinâmica de grupo: jogo da vida e didática do futuro2004AndreolaBA