remeReme: Revista Mineira de EnfermagemReme : Rev. Min. Enferm.1415-27622316-9389Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMGBelo Horizonte, MG, BrazilS1415-27622011000300016S1415-2762(11)01500316PesquisasO valor útil no ensino da enfermagemEl valor util en la enseñanza de enfermeríaNursing education and scheler's utility values conceptGuimarãesGilberto de LimaVianaLigia de OliveiraRio de JaneiroUniversidade Federal do Rio de JaneiroEscola de Enfermagem Anna Nery Departamento de MetodologiaBrasilUniversidade Federal do Rio de JaneiroEscola de Enfermagem Anna Nery Núcleo de Pesquisa em Educação, Saúde e EnfermagemUniversidade Federal de Minas GeraisEscola de Enfermagem Departamento de Enfermagem BásicaUFRJNúcleo de Pesquisa em Educação, Saúde e Enfermagem 0920111534214260205201128022011This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.Texto completo somente em PDF (PT)

Este artigo é balizado na Teoria de Valor. A enfermagem possui um conjunto de valores do qual se nutre para elaborar uma escala. O objetivo com esta pesquisa foi compreender o valor útil no ato de educar do enfermeiro-docente e discuti-lo à luz dos pressupostos de Max Scheler. A metodologia é qualitativa, centrada no enfoque fenomenológico. Participaram do estudo sete enfermeiros docentes de três instituições de ensino superior de enfermagem, localizadas na cidade do Rio de Janeiro. O período de realização foi de agosto de 2007 a junho de 2008. Os dados foram obtidos por meio de entrevista e o valor útil emergiu no discurso do enfermeiro docente no ato de educar. Foi por meio do ato de educar que o enfermeiro apresentou o valor útil ao educando, ratificando-o como instituinte para a práxis assistencial da enfermagem

El presente artículo se basa en la Teoría de Valor. La enfermería tiene un conjunto de valores que utiliza para elaborar una escala. Su objetivo fue comprender el valor útil en el acto de educar al enfermero-docente y discutirlo a la luz de los presupuestos de Max Scheler. Se llevó a cabo según la metodología cualitativa, centrada en el enfoque fenomenológico. Participaron siete enfermeros profesores de instituciones de enseñanza superior de enfermería de la ciudad de Río de Janeiro. El estudio fue realizado de agosto de 2007 a junio de 2008. Los datos fueron recogidos mediante entrevistas y el valor útil surgió en el discurso del enfermero docente en el acto de educar. Por medio del acto de educar al enfermero les presentó el valor útil a los alumnos, ratificándolo como instituyente para la práctica asistencial de enfermería

This article is based on Max Scheler's Theory of Values and its objective is to understand the utility value imbued on the act of instructing of a nurse educator and to discuss it in the light of Scheler's postulations: nursing holds a set of values that forms the basis for the elaboration of a scale of values. The qualitative methodology was used with a phenomenological approach. The participants were seven nurses of three higher education institutions located in the city of Rio de Janeiro. The research was conducted from August 2007 to June 2008. Data were collected through interviews and the utility value that emerged from the nurse educator's discourse derived from the act of instructing. The results indicated that it was through the process of education that the nurse educator presented to the student the utility values concept acknowledging it as the nursing care praxis instituting factor

EnfermeríaEducaciónCulturaEnfermagemEducaçãoCulturaNursingEducationCulture
O saber da enfermagem e sua dimensão prática1986AlmeidaMCPRochaJSYValores e educação2000SilvaSAIEducação e sensibilidade1996WerneckVRLe formalisme en éthique et i'ethique matériale des valeurs1955SchelerMMax Scheler: o personalismo ético1996CostaJSLa esencia de la filosofia1966SchelerMConsiderações sobre o método fenomenológico e a enfermagemRev Enferm UERJ199419272CapalboCSouza IEO: A fenomenologia como abordagem metodológica: compartilhando a experiência das mulheres que buscam a prevenção do câncer cervico-uterinoRev Latinoam Enferm19975115LopesRLMMetodologia da entrevista: uma abordagem fenomenológica1991CarvalhoASDa reviravolta dos valores1994SchelerMTraço e estado de ansiedade de estudantes de enfermagem na realização de uma prova práticaREME - Rev Min Enferm0320097683113SantosMDLGaldeanoLEA influência da tecnologia na sobrevivência do recém-nascido prematuro extremo de muito baixo peso: revisão integrativaREME - Rev Min Enferm09201043522314MirandaAMCunhaDIBGomesSMFFilosofando: introdução à filosofia2003AranhaMLAAnálise da produção científica sobre educação profissionalizante da enfermagem brasileira: uma revisão integrativaREME - Rev Min Enferm09201042433314MataLRFMadeiraANF