remeReme: Revista Mineira de EnfermagemReme : Rev. Min. Enferm.1415-27622316-9389Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMGBelo Horizonte, MG, BrazilS1415-27622011000200019S1415-2762(11)01500219Relato de ExperiênciaA vivência de acadêmicos de enfermagem como oficineiros em grupos de adolescentesExperiencia de alumnos de enfermería como monitores de grupos de adolescentesThe experience of academics of nursing as workshop mediators with groups of adolescentsResselLúcia BeatrizAlmeidaBrenda Balk deSantosCarolina Carbonell dosIlhaCaroline BolzanRibeiroDanilo BertassoStummKarine ElielSilvaSilvana Cruz daFrescuraCarolina JungesUniversidade Federal de Santa MariaGrupo de Pesquisa Cuidado, Saúde e Enfermagem Grupo de Pesquisa Trabalho, Saúde, Educação e EnfermagemPrograma de Educação TutorialUFSMPrograma de Pós-Graduação em Enfermagem UFSM-RSCurso de Enfermagem Universidade Federal de Santa MariaDepartamento de Enfermagem 0620111522902951504201113052009This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.Texto completo somente em PDF (PT)

Neste estudo, apresenta-se um relato de experiência sobre a vivência dos acadêmicos do Programa de Educação Tutorial do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria-RS como oficineiros de grupos de adolescentes no projeto Adolescer: crescer e viver. Foi adotado como método o desenvolvimento de oficinas, alicerçadas na Metodologia Participativa. Foram realizadas 19 oficinas lúdico-pedagógicas em 2008, em escolas de ensino fundamental do município de Santa Maria-RS, com adolescentes de ambos os sexos e idade entre 12 e 15 anos. As oficinas oportunizaram a criação de um espaço dialógico, o comprometimento no direcionamento de trabalho em grupo e o aprofundamento dos conhecimentos sobre a adolescência e a metodologia participativa. Essa vivência auxiliou na superação de certos desafios, como a carência, ao longo da graduação, para realizar trabalhos com grupos; a compreensão da relevância de todas as etapas de atividades grupais; e a adequação de linguagem ao contexto do grupo

En este artículo se relatan las experiencias de alumnos del Programa de Educación Tutorial del Curso de Enfermería de la Universidad Federal de Santa María - Estado de Rio Grande do Sul, Brasil como monitores del grupo de jóvenes del proyecto: "Transformarse en adolescentes, crecer yvivir". Los talleres se basaron en la Metodología Participativa. Fueron realizados 19 talleres lúdico pedagógicos durante 2008 en escuelas de enseñanza fundamental de la ciudad de Santa María - R.S. con adolescentes de los dos sexos con entre doce y quince años. Los talleres brindaron la oportunidad a los alumnos de Enfermería de crear un espacio de diálogo, asumir el compromiso de orientar el trabajo en grupo y de ahondar en los conocimientos referentes a la adolescencia y a la metodología participativa. La experiencia los ayudó a superar algunos retos tales como la carencia durante el curso de grado para realizar trabajos con grupos, comprender la importancia de todas las etapas de las actividades grupales y saber adaptar el lenguaje al contexto del grupo

This study reports the experience of the Tutorial and Educational Program students of the Federal University of Santa Maria as workshop instructors in teenage groups enrolled in the Project "Becoming Adolescent: growing and living". The workshop development was based in Participatory Methods. 19 play therapy and pedagogical workshops were organized in secondary schools during 2008 in the city of Santa Maria-RS. The participants were adolescents of both sexes between 12 and 15 years of age. The workshops helped the graduate students to create an open space for dialogue with the young people; it encouraged their commitment to the supervision of the group, it broadened their knowledge about adolescence and about participatory methods. In addition it assisted the graduate students to overcome challenges such as the lack of experience in performing group work during the graduation course, it helped them to appreciate the significance of all stages of group activities; and it highlighted the relevance of speech adjustments to the group context

Metodología participativaEnfermeríaAdolescenteMetodologia ParticipativaEnfermagemAdolescenteParticipatory MethodologyNursingAdolescents
Adolescer: compreender, atuar, acolher20011932RamosFRSPereiraSMRochaCRMComunicação Social: Contagem da População 200712212007Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990: Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências0716199013563Ensino de enfermagem: temas e estratégias interdisciplinares2006133148CorrêaACPFerrianiMGCOliveiraAGBRepresentações culturais de saúde, doença e vulnerabilidade sob a ótica de mulheres adolescentesEsc Anna Nery Rev Enferm20095527313ResselLBHoffmannICSehnemGDLanderdahlMCJungesCFAdolescer: compreender, atuar, acolher2001118RamosFRSDiretrizes Nacionais para a Atenção Integral à Saúde de Adolescentes e Jovens na Promoção, Proteção e Recuperação da Saúde2010Adolescer: crescer e viver. Projeto de Ensino e Extensão2003ResselLBProjeto Acolher: um encontro da enfermagem com o adolescente brasileiro20005660SerraASLMotaMSFRamosFRSMonticelliMNitsckeRGAdolescência, sexualidade e gênero: possibilidades das oficinas de trabalho crítico e mancipatóriasREME - Rev Min Enferm2008390532MelloVPGandraVRLAmaralMAFonsecaRMGSEducação como Prática Libertadora1996FreirePAdolescer: compreender, atuar, acolher2001141282LopesEBLuzAMAzevedoMPSMTMoraesWTPET - Programa de Educação Tutorial: estratégia pra o desenvolvimento da graduação20071221MartinsILPrograma de Educação Tutorial2007Tendências demográficas: uma análise dos resultados da amostra do censo demográfico2000Oficinas em dinâmicas de grupo: um método de intervenção psicossocial2002AfonsoLOficina sobre sexualidade na adolescência: revelando vozes, desvelando olhares de estudantes do ensino médioEsc Anna Nery Rev Enferm200848591312SoaresSMAmaralMASilvaLBSilvaPANAdolescência, álcool e drogas: uma revisão na perspectiva da promoção da saúdeEsc Anna Nery Rev Enferm20085559312CavalcanteMB PTAlvesMDSBarrosoMGTRepresentações de adolescentes sobre uma ação educativa em orientação sexual realizada por acadêmicos(as) de enfermagemEsc Anna Nery Rev Enferm20103307214FonsecaADGomesVLOTeixeiraKCRepresentações sociais de saúde entre adolescentes de escolas públicas do Rio de JaneiroRev Enferm UERJ20094738417TeixeiraAROliveiraDCOGomesAMT