remeReme: Revista Mineira de EnfermagemReme : Rev. Min. Enferm.1415-27622316-9389Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMGBelo Horizonte, MG, BrazilS1415-27622011000100012S1415-2762(11)01500112PesquisasParalisia cerebral: estudo sobre o enfrentamento familiarCerebral palsy: a study on family copingParálisis cerebral: estudio sobre cómo la familia la enfrentaAndradeMariana Beserra deVieiraSheila de SouzaDupasGiselleUniversidade Federal de São CarlosDepartamento de Enfermagem gdupas@ufscar.brUniversidade Federal de São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Enfermagem 03201115186961712201001072009This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.Texto completo somente em PDF (PT)

A paralisia cerebral (PC) caracteriza condições ocasionadas por sequela de agressão encefálica. Por ser uma condição crônica, desafia a família e a criança a conviverem com adaptações e desafios. Objetivamos, com este estudo, compreender a experiência da família na vivência com a situação de paralisia cerebral da criança, identificar as mudanças que essa condição crônica provoca na vida familiar e quais são os mecanismos de enfrentamento utilizados. Sete famílias foram entrevistadas. Adotamos como referencial teórico e metodológico o interacionismo simbólico e a narrativa, respectivamente. A análise de narrativas permitiu identificar sete categorias que demonstram a experiência da família ao conviver com uma criança que tem paralisia cerebral: Vivenciando um impacto; Enfrentando nova situação; Enfrentando dificuldades e preconceito; Vida ganhando outras prioridades; Transpondo desafios; Reconhecendo que é algo bom; e Alimentando expectativas para o futuro. Os resultados evidenciam a complexidade da vivência de famílias que têm um dos membros com PC e o desejo de que sua criança tenha uma vida o mais próximo do normal possível, sem preconceitos e com maior acessibilidade no que diz respeito à saúde, à educação e à vida social, bem como que a inserção do profissional enfermeiro pode apoiá-los nesse processo.

Cerebral Palsy refers to conditions caused by damage to specific areas of the brain. It is a chronic condition that defies the family and the child to live with adaptations and challenges. This study aims to understand the family's experience in living with a child with cerebral palsy, to identify the changes in family life and the coping mechanisms used. Seven families were interviewed. We adopted the Symbolic Interactionism as a theoretical perspective and the Narrative as a methodological reference. The narrative analysis identified seven categories that demonstrate the family's experience in coping with a child who has cerebral palsy: experiencing an impact, facing the new situation, facing difficulties and prejudice, changes in life priorities, overcoming challenges, recognizing that is a good thing, expectations for the future. The results indicate how complex these families' experience is and emphasize their desire that their child has a life as close to normal as possible, with no prejudice and a better access to health, education and social life. The results also highlight how the presence of the professional nurse can support them in the process.

La parálisis cerebral caracteriza condiciones causadas por lesiones en áreas específicas del cerebro. Es una enfermedad crónica que desafía a la familia y al niño a convivir con adaptaciones y retos. El propósito del presente estudio es comprender la experiencia de la familia en la convivencia con el niño con parálisis cerebral, identificar las alteraciones que provoca en la vida familiar y los mecanismos de defensa utilizados. Se realizaron entrevistas a siete familias. Fue adoptado el interaccionismo simbólico como referente teórico y la narrativa como referente metodológico. El análisis de los relatos identificó siete categorías: La experiencia del impacto; Enfrentando la nueva situación; Enfrentando las dificultades y los prejuicios ; Cambiando las prioridades; Superando los desafíos; Reconociendo que es algo bueno; Nutriendo expectativas para el futuro. Los resultados muestran la complejidad de la experiencia de estas familias y subrayan el anhelo de que el hijo tenga una existencia lo más normal posible, sin prejuicios y con mejor acceso a la salud, a la educación y a la vida social. También realzan cómo el profesional de enfermería podría ayudar en este proceso.

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Paralisias cerebrais: causas, consequências e condutas2002MillerGMClarkGDWong Fundamentos de Enfermagem Pediátrica2006118895WilsonDHockenberryMJWilsonDWinkelsteinMLParalisia cerebral: conhecimento das mães sobre o diagnóstico e o impacto deste na dinâmica familiarPaidéia (Ribeirão Preto)20004061910PeteanEBLMurataMPFParálisis cerebral hemi-parética y epilepsia del sobresaltoRev Neurol (Barcelona)20041239238CaraballoMComparação do desempenho de atividades funcionais em crianças com desenvolvimento normal e crianças com paralisia cerebralArq Neuropsiquiatr2002446522-B60ManciniMCAlvesACMSchaperCFigueiredoEMSampaioRFCoelhoSACDoenças crônicas na infância: conceito, prevalência e repercussões emocionaisRev Pediatr (Ceará)2001293222SilvaMGNParenting and childhood chronicity: making visible the invisible workJ Pediatr Nurs200242438617RayLDImplicações da doença orgânica crônica na infância para as relações familiares: algumas questões teóricasPsicol Reflex Crit200262535315CastroEKPiccininiCASymbolic interacionism: an introduction, an interpretation, an integration2007CharonJMRevisão dos desenhos de pesquisa relevantes para enfermagem: parte 2: desenhos de pesquisa qualitativaRev Latinoam Enferm20076848415DriessnackMSousaVDMendesIACNarrativas como técnica de pesquisa em enfermagemRev Latinoam Enferm2002423323410SilvaDGVTrentiniMComportamento materno em situação de risco: mães de crianças com paralisia cerebralPsicol Saúde Doenças20031113014SousaSCBPiresAAPA experiência da família ao conviver com a doença crônica da criançaRev Esc Enferm USP20016671135DamiãoEBCÂngeloMParto, aborto e puerpério assistência humanizada à mulher2001BrasilProcurando manter o equilíbrio para atender suas demandas e cuidar da criança hospitalizada: a experiência da famíliaRev Latinoam Enferm200597481613PintoJPRibeiroCASilvaCVBuscando a independência e autonomia da criança através da estimulação constante: a experiência da família da criança com síndrome de DownNunesMDRO ser mãe de criança com doença crônica: realizando cuidados complexosEsc Anna Nery Rev Enferm20063646110AlmeidaMIMolinaRCMVieiraTMMHigarashiIHMarconSSThe health and well-being of caregivers of children with cerebral palsyPediatrics2005626366115RainaPO'DonnellMRosenbaumPBrehautJWalterSDRussellDAvaliação da sobrecarga do cuidador de crianças com paralisia cerebral através da escala Burden InterviewRev Bras Saúde Matern Infant200931719CamargosACRPredicting elementary school participation in children with disabilitiesArch Phys Med Rehabil200033947381ManciniMCPredictors of stress in mothers of children with cerebral palsy in BangladeshJ Pediatr Psychol200042733625MobarakRKnanNZMunirSZamanSSMcConachieHThe health of primary caregivers of children with cerebral palsy: how does it compare with that of other Canadian caregivers?Pediatrics2004182912114BrehautJCKohenDERainaPWalterSDRusselDJSwitonMWong Fundamentos de Enfermagem Pediátrica200654988Brown-HellstenMHockenberryMJWilsonDWinkelsteinMLChildren with disabilities: a longitudinal study of child development and parent well-beingMonogr Soc Res Child Dev2001iviii366Hauser-CramPWarfieldMEShonkoffJPKraussMWSayerAUpshurCCRelação entre o estresse materno e a inclusão escolar de crianças com paralisia cerebralArq Bras Psicol20054657157FreitasPMCarvalhoRCLLeiteMRSHaaseVGCompreendendo o contexto familiar no processo saúde-doençaActa Sci Health Sci200410712126CecagnoSSouzaMDJardimVMR