remeReme: Revista Mineira de EnfermagemReme : Rev. Min. Enferm.1415-27622316-9389Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMGBelo Horizonte, MG, BrazilS1415-27622011000100011S1415-2762(11)01500111PesquisasPercepção e perspectivas de gestantes sobre o processo do parto a partir de oficinas educativasPregnant women's perception and perspective on the labour process in educational workshopsPercepción y perspectiva de las mujeres embarazadas sobre el proceso de parto a partir de talleres educativosAlmeidaMaria Rita de C. BSouzaKleyde Ventura deMacielVirgínia BeatrizRibeiroJuliana ThoméAmaroMaria Luiza de MedeirosCostaMariana Julia Pioli daStrapassonSabrinaCuritibaPRPontifícia Universidade Católica do Paranácurso de Enfermagem BrasilUniversidade Federal de Minas GeraisEscola de Enfermagem Departamento Materno-Infantil e Saúde PúblicaPontifícia Universidade Católica do Paraná03201115179851401201122122009This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.Texto completo somente em PDF (PT)

Estudo qualitativo cujo objetivo foi descrever a percepção e as perspectivas de gestantes sobre o processo de parto. Participaram dez gestantes inscritas na primeira edição de oficinas educativas, inseridas em um programa pioneiro promovido pelo Departamento de Recursos Humanos de uma instituição de ensino superior, situada na capital do Paraná. As oficinas foram realizadas no período de setembro a outubro de 2008 e contaram com a participação de professores e funcionários da instituição, que abordaram temáticas relativas ao ciclo gravídico puerperal. A coleta de dados foi feita por meio de entrevistas individuais, no local de trabalho das participantes, e gravadas com equipamento digital. Utilizou-se um roteiro semiestruturado para coleta de dados. Após a transcrição, os dados foram submetidos à análise temática de conteúdo. Foram identificadas duas categorias temáticas: a) a participação em oficinas educativas possibilitou o compartilhar experiências, fortalecendo a vivência da gestação e b) a (re)significação de experiência em oficinas educativas contribuiu para a ampliação de horizontes e o descortinar de perspectivas sobre o processo de parto. Os resultados mostram que a modalidade educativa sob a forma de oficina possibilita o compartilhar de experiências e pode contribuir para o fortalecimento das mulheres nas suas perceptivas e decisões sobre o parto. Além dos resultados alcançados, a iniciativa de formação do programa mereceu destaque. As oficinas deram visibilidade e demonstraram a importância de ampliar, para além das instituições de saúde, a realização de um tipo de modalidade educativa que envolve gestantes em seu próprio ambiente de trabalho.

This qualitative study aims to describe the pregnant women's perceptions on the delivery process. 10 women joined in the educational workshop first edition. The pregnant ladies were participating in a pioneering program sponsored by the Human Resources Department at a university in Curitiba, Paraná. The workshops were held from September to October 2008 with the contribution of the university's professors and employees and it approached issues related to the pregnancy cycle. Database was collected via individual interviews at the participants'workplace and recorded by digital equipment. We used a semi structured interview guide for data collection. After the transcription, data was submitted to a thematic content analysis. Two themes have been identified: a) participation in the workshops made possible for the pregnant women to share and strengthen their personal experience; b) the educational workshop contributed to expand the women's perspective about the childbirth process. The results show that this learning modality allows the sharing of experiences and that it can contribute to the consolidation of the pregnant women's perceptions and to the strengthening of their decisions about childbirth. Apart from the results achieved it is worth highlighting the initiative of starting up the program. The workshop demonstrated the importance of widening an educational modality that involves pregnant women in their own working environment.

Estudio cualitativo realizado con el objetivo de describir la percepción y perspectivas de las mujeres embarazadas sobre el proceso de parto. Participaron diez embarazadas inscritas en la primera edición de talleres educativos de un programa pionero promovido por el departamento de recursos humanos de una institución de enseñanza superior de la capital del Estado de Paraná. Los talleres se llevaron a cabo entre septiembre y octubre de 2008 y contaron con la participación de profesores y empleados de la institución. Se trataron asuntos relativos al ciclo del embarazo. Para la recogida de datos se realizaron entrevistas individuales en el lugar de trabajo de las participantes, grabadas con equipo digital. Se utilizó un cuestionario pré estructurado como instrumento de recogida de datos y, después de su transcripción, se efectuó el análisis temático de contenido. Fueron identificadas dos categorías a) la participación en talleres educativos posibilitó compartir experiencias, fortaleciendo la vivencia del embarazo y b) el (re)significado de la experiencia en dichos talleres contribuyó a ampliar los horizontes y perspectivas sobre el proceso de parto. Los resultados muestran que este tipo de modalidad educativa, además de posibilitar el compartir saberes y experiencias entre los sujetos implicados, puede contribuir a fortalecer a las mujeres en sus perceptivas y decisiones sobre el parto. Además de los resultados obtenidos, la iniciativa de establecer el programa ha merecido mención. Los talleres han dado visibilidad y demostrado la importancia de ampliar este tipo de modalidad educativa, más allá de las instituciones de salud, que involucra embarazadas en su propio ambiente de trabajo.

Pregnant WomenHealth EducationHealth PromotionNatural ChildbirthEmbarazadasEducación en SaludPromoción de la SaludParto NormalGestantesEducação em SaúdePromoção da SaúdeParto Normal
Cuidado humanizado no pré-natal: um olhar para além das divergências e convergências437ZampieriMFMAções educativas no pré-natal: reflexão sobre a consulta de enfermagem como um espaço para a educação em saúdeCiênc Saúde Coletiva200747786212RiosCTFVieiraNFCO método problematizador no cuidado educativo com mulheres no preparo ao partoCogitare Enferm06200817383213DamascenoAMSaidFAPrograma de humanização no pré-natal e nascimento2000BrasilCurso de orientação a gestação: repercussões nos pais que vivenciam o primeiro ciclo gravídicoMundo Saúde20084209432SantosMRCZellerkrautHOliveiraLRO desenvolvimento de um grupo de gestantes com a utilização da abordagem corporalTexto Contexto Enferm06200518692214HogaLAKReberteLMPesquisa-ação como estratégia para desenvolver grupo de gestantes: a percepção dos participantesRev Esc Enferm USP,200755966441HogaLAKReberteLMOficinas em dinâmica de grupo: um método de intervenção psicossocial20021159AfonsoLO processo de cuidar participante com um grupo de gestantes: repercussões na saúde integral individual-coletivaCiênc Saúde Coletiva12200410576649DelfinoMRRPatricioZMMartinsASSilverioMRRevisão dos desenhos de pesquisa relevantes para enfermagem: desenhos de pesquisa qualitativaRev Latinoam Enferm0820076848415DriessnackMSousaVDMendesIACA pesquisa em educação: abordagens qualitativas1986LudkeMAndréMEDAnálise de conteúdo1997BardinLPercepção de mulheres sobre os tempos de uma gravidezCiênc Cuid Saúde06200271311MarconSSElsenI2008110SilvaSGMattioniFCPaesLGLongarayDCMDanieliGLSilvaFMIntervenção psicológica a gestante: contribuições do grupo de suporte para a promoção da saúdePsicicol Cienc Prof12200886271428KleinMMSGuedesCRReflexão de um grupo de gestantes e acompanhantes sobre a participação ativa no parto e nascimentoBassoJFA dor do parto normal na perspectiva e vivência de um grupo de mulheres e usuárias do sistema único de saúdeAlmeidaNAMArmadilhas da nova era: natureza e maternidade no ideário da humanização do partoRev Estud Fem200248392210TornquistCS