remeReme: Revista Mineira de EnfermagemReme : Rev. Min. Enferm.1415-27622316-9389Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMGBelo Horizonte, MG, BrazilS1415-27622011000100017S1415-2762(11)01500117Revisão TeóricaCursos de especialização e residência em saúde da família: uma analise sobre os enfoques de avaliaçãoCursos de especialización y residencia en salud de la familia: análisis sobre los enfoques de evaluaciónSpecialization courses and residency in family health care: an analysis on the evaluation approachesSilvaTatiane Aparecida Moreira daFracolliLislaine AparecidaChiesaAnna MariaSão PauloSPUniversidade de São PauloEscola de Enfermagem Departamento de Enfermagem em Saúde Coletivaamchiesa@usp.brSão PauloSPUniversidade de São PauloEscola de Enfermagem Departamento de Enfermagem em Saúde Coletivalislaine@usp.br0320111511291341712201018102008This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.Texto completo somente em PDF (PT)

A transformação da assistência a saúde no Brasil passa pela formação de profissionais que podem estar preparados para atuar na Estratégia Saúde da Família (ESF). Trata-se de uma revisão teórica que teve como objetivo analisar como os cursos de Especialização e Residência em Saúde da Família foram avaliados. As análises aqui apresentadas tiveram por base trabalhos publicados na base de dados LILACS, que apresentavam resultados de avaliações relativas aos cursos de formação para a Estratégia Saúde da Família. Como resultado, concluiu-se que as avaliações apresentadas encaixavam-se em quatro categorias. Formação/Capacitação oferecidas aos profissionais, transformações na Prática do profissional, Perfil do profissional que frequenta o curso e Satisfação discente quanto ao curso. Foi possível perceber que, mesmo diante da importância da capacitação dos profissionais, existe uma carência na avaliação desses cursos no que tange o impacto deles para a mudança dos modelos e das práticas assistenciais.

La transformación de la atención a la salud en Brasil está vinculada a la educación de los profesionales para actuar en la Estrategia Salud de la Familia (ESF). El presente artículo es una revisión teórica llevada a cabo con el objetivo de analizar la evaluación de los cursos de Especialización y Residencia en Salud de la Familia. El mismo se basa en trabajos publicados en LILACS que muestran los resultados de las evaluaciones de los cursos de formación para la Estrategia Salud de la Familia. Los resultados revelan que las evaluaciones se encuadran en cuatro categorías: Formación/capacitación ofrecida a los profesionales, las transformaciones en la Práctica del Profesional, Perfil del Profesional que asiste el curso y Satisfacción Discente con relación al Curso. Se ha podido percibir que, a pesar de la importancia de la capacitación de los profesionales, el impacto de estos cursos para modificar los modelos y las prácticas profesionales no están siendo correctamente evaluados.

Transformation in the Brazilian health assistance model depends on the professional's education in Family Healthcare Strategy (FHS). This study is a theoretical review aimed to examine how specialization courses and residency in family healthcare were evaluated. The analyses presented here were based on papers published in LILACS that offered evaluation results of the training courses in Family Health Strategy. The results revealed that the evaluations studied fit in four categories: Formation/Qualification offered to the professionals, the transformations in the Professional Practices, Profile of the Professional who attends the course and the Student Satisfaction Rates regarding the course/residency. The results indicated that even though the professional's qualification is of the utmost importance the courses impact on changing assistance models and practices are not sufficiently evaluated.

Salud de la FamiliaEducación de Posgrado en EnfermeríaEvaluaciónSaúde da FamíliaEducação de Pós-Graduação em EnfermagemAvaliaçãoFamily HealthPost graduation Education in NursingEvaluation
O trabalho da enfermeira na Saúde da Família: Potência de (Re) Construção do modelo assistencial e (re) criação do trabalho da enfermagem?TeixeiraRARecursos Humanos e gestão do trabalho em saúde: teoria para a prática. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na SaúdeCadernos RH Saúde2006294013PierantoniCRVarellaTCFrançaTA especialização em saúde da família e a pedagogia criticaTurazziMCCadernos de Atenção Básica: Programa de Saúde da Família200032Formação de recursos humanos em saúde da família: paradoxos e perspectivasCad Saúde Pública20054908221GilCRRArticulação ensino-serviço para a construção da vigilância da saúde: em foco o distrito do ButantãPereiraJGCuidado domiciliar: a experiência da residência multiprofissional em Saúde da Família/ UFPESL-MS-BIDTexto Contexto Enferm200523745214KlockADHeckRMCasarimSTResidência em Saúde da Família: a preceptoria de enfermagem lapidando seu objeto de trabalhoRev Bras Enferm20001115esp53OliveiraENLinharesMSCOsawaMISantiagoAVPonteACDiasMASEspecialização em Saúde da Família para EnfermeirosRev Bras Enferm2000913esp53SilvaJVBustamanteMRCarneiroIRLJSatisfação discente quanto ao curso de Especialização em Saúde da Família: um enfoque na cultura localActa Paul Enferm20032430316ForteBPPagliucaLMFAvaliação da prática profissional de egressos de cursos de especialização em Saúde Coletiva: a experiência do Mato Grosso do SulSaúde em Debate2004265726828AdamesLABAndradeSMOBarbieriARTamakiEMO enfermeiro na Saúde da Família: descobrindo os saberes do seu fazerRev Enferm UERJ2003705111RodriguesBMRDHenriquesRLMMacedoMCSA gestão municipal e a residência multiprofissional em Saúde da Família: a experiência de Marília - SPDivulg Saúde Debate200511832DuarteJESOliveiraMSPadilhaRQBaakliniCEGestão do Trabalho na Saúde: Conselho Nacional de Secretários de Saúde2007