remeReme: Revista Mineira de EnfermagemReme : Rev. Min. Enferm.1415-27622316-9389Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMGBelo Horizonte, MG, BrazilS1415-27622010000400007S1415-2762(10)01400407PesquisasEstratégia saúde da família: qualidade da assistência sob a perspectiva da satisfação do usuárioEstrategia salud de la familia: calidad de la atención desde la perspectiva de la satisfacción de los usuariosFamily health care strategy: assistence quality under the user's satisfaction perspectiveSantosSimone Maria SilvaOliveiraVânia Aparecida da CostaOliveiraRaquel Aparecida de CastroGuimarãesEliete Albano de AzevedoFIOCRUZCPQRR Universidade Federal de São João del ReiFundação Educacional de DivinópolisUniversidade Presidente Antônio Carlos1220101444995081510201002032009This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.Texto completo somente em PDF (PT)

Com este estudo, teve-se como objetivo analisar a qualidade da assistência à saúde oferecida pela Estratégia Saúde da Família no município de Santo Antônio do Monte-MG, segundo a perspectiva da satisfação dos usuários. Trata-se de um estudo de caráter exploratório-descritivo, com abordagem qualiquantitativa. A população-alvo foi composta por 188 usuários das seis Unidades Saúde da Família da zona urbana do município. Os dados foram coletados no domicílio do usuário por intermédio de entrevista semiestruturada. Foram utilizadas como dimensões analíticas a infraestrutura, a acessibilidade, a relação equipe-usuário e a resolutividade. Identificou-se elevado grau de satisfação por parte dos usuários em relação à Estratégia Saúde da Família, destacando-se a boa infraestrutura, a agradável aparência das Unidades Saúde da Família e as relações equipe-usuário firmadas no acolhimento. Ao se aprofundar nas narrativas, percebeu-se, contraditoriamente, insatisfação decorrente da ausência do profissional médico em algumas Equipes Saúde da Família, da dificuldade de acesso à consulta especializada e a exames complementares e do horário de funcionamento da Unidade. Acredita-se que as questões levantadas poderão fornecer subsídios para discussões entre profissionais e gestores, propiciando o aprimoramento das ações em saúde e a qualidade do serviço

El presente estudio tuvo por objeto analizar la calidad de la atención a la salud ofrecida por la Estrategia Salud de la Familia en el municipio de Santo Antônio do Monte-MG, desde la perspectiva de la satisfacción de los usuarios. Se trata de un estudio de carácter exploratorio descriptivo, con meta cualitativa y cuantitativa. La población objeto consistió en 188 usuarios de las seis Unidades de Salud de la Familia de la zona urbana del municipio. Los datos fueron recogidos en el hogar del usuario a través de entrevistas semiestructuradas. Se utilizaron como dimensiones analíticas la infraestructura, accesibilidad, relación equipo-usuario y determinación. El nivel de satisfacción de los usuarios en cuanto a la Salud de la Familia es alto, realzándose la buena infraestructura, el agradable aspecto de las construcciones y las relaciones equipo-usuario basadas en la amabilidad de la acogida. Al ahondar en los testimonio se observa una cierta insatisfacción debido a la falta de médicos en algunos equipos, la dificultad de acceder a las consultas de especialistas y a los exámenes complementarios y el horario de funcionamiento de la unidad. Pensamos que las cuestiones planteadas pueden servir para los debates entre profesionales y gestores con miras a mejorar las acciones en salud y la calidad de los servicios

This study had as primary objective to analyze the quality of the health assistance offered by the Family Health Care Strategy in the municipality of Santo Antônio do Monte - MG, according to the user's satisfaction perspective. It is an exploratory and descriptive study, with a qualitative and quantitative approach. The target population was composed by 188 users of the six Family Health Care Units in the urban area of the municipality. The data were collected at the users' home through a semi-structured interview. We have used as analytical dimensions the infra-structure, the accessibility, the staff-user relationship and the resolvability. We have identified a high degree of satisfaction among the users with respect to the Family Health Strategy, highlighting the good infrastructure and the pleasing aspect of the Family Health Care Units and the staff-user relationship based on a warm welcoming to people. After closely analyzing the interview results, we detected dissatisfaction regarding the lack of a doctor in some of the Family Health Care staff, as well as the difficult access to a specialist and complementary medical examinations and the units working hours. We believe that the issues raised by the study could provide subsidies to further discussions between professionals and managers, and improve healthcare actions as well as the quality of its service

Estrategia Salud de la FamiliaSatisfacción de los UsuariosAtención a la SaludEstratégia Saúde da FamíliaSatisfação do UsuárioAssistência em SaúdeFamily Health Care StrategyUser's SatisfactionHeath Care Assistance
Uma agenda para a saúde1999300MendesNovos HorizontesRevista Brasileira de Saúde da Família200242Como elaborar projetos de pesquisa2009175GilACO desafio do conhecimento: Pesquisa Qualitativa em Saúde2004269MinayoMCSAcesso e uso de serviços de saúde: considerações sobre os resultados da Pesquisa de Condições de Vida 2006São Paulo em Perspectiva1220081929222BarataRTPerfil sociodemográfico e padrão de utilização de serviços de saúde para usuários e não usuários do SUS: PNAD 2003Ciênc Saúde Coletiva2006101122411RibeiroMCSABarataRBAlmeidaMFSilvaZPManual de estrutura física das unidades básicas de saúde: saúde da família2006Humanização na perspectiva dos trabalhadores de enfermagemTexto & Contexto Enferm200750310316BeckCLCGonzalesRMBDemnardinJMTrindadeLLLautertLIncentivo à participação popular e controle social no SUS: textos técnicos para conselheiros de saúde1994Desenvolvimento gerencial de unidades básicas do Sistema Único de Saúde (SUS)199711420FeketeMCSantanaJPCadernos de Atenção Básica: Programa Saúde da Família - A implantação da Unidade de Saúde da Família200044PSF: contradições e novos desafios1999FrancoTMerhyEEUma revisão sobre os conceitos de acesso e utilização de serviços de saúdeCad Saúde Pública2004190820TravassosCMartinsMGênero, morbidade, acesso e utilização de serviços de saúde no BrasilCiênc Saúde Coletiva200268770747PinheiroRSViavavaFTravassosCBritoASDescentralização da Gestão da Assistência: Regionalização da Assistência à Saúde: aprofundando a descentralização com equidade no acesso: Norma Operacional da Assistência à Saúde: NOAS-SUS 01/02 e Portaria MS/GM n.º 373, de 27 de fevereiro de 2002 e regulamentação complementar / Ministério da Saúde, Secretaria de Assistência à Saúde. Departamento de Descentralização da Gestão da Assistência2002108Ambiência200632"Toolkit" para o trabalho na estratégia saúde da famíliaInforme-se em promoção da saúde200611222KosterIAtenção primária: equilíbrio entre necessidades de saúde, serviços e tecnologia2002726StarfieldBO SUS e o controle social: guia de referência para conselheiros municipais200172