remeReme: Revista Mineira de EnfermagemReme : Rev. Min. Enferm.1415-27622316-9389Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMGBelo Horizonte, MG, BrazilS1415-27622010000400012S1415-2762(10)01400412PesquisasViolência contra crianças: dimensões apreendidas nas falas de professoras de educação infantil e a articulação com o setor saúdeViolencia contra niños: dimensiones captadas en las palabras de profesores de educación infantil y la articulación con el sector de saludViolence against children: aspects apprehended via the elementary school teachers discourse and the coordination with the healthcare sectorCoccoMartaSilvaEthel Bastos daSilvaCristiane Moraes daJahnAlice do CarmoUFRGSPrograma de Pós-Graduação em Enfermagem Universidade Federal de Santa MariaCESNORS Universidade Federal de Santa MariaCESNORS Curso de Enfermagem1220101445395471510201017092010This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.Texto completo somente em PDF (PT)

A violência contra crianças acompanha o desenvolvimento da humanidade, afetando a qualidade de vida, dadas as lesões físicas, psíquicas e morais. Apesar do crescente reconhecimento das formas de violência praticadas contra as crianças e as ações realizadas pelos setores de saúde e educação, há, ainda, uma invisibilidade desse problema. É nesse contexto que se busca, neste estudo, conhecer e analisar as concepções e ações de professoras diante da violência contra crianças em escola de Educação Infantil do município de Palmeira das Missões-RS. Trata-se de estudo exploratório-descritivo, com abordagem qualitativa, sendo sujeitos 11 professoras. Para a coleta dos dados, os quais foram analisados pela modalidade temática, utilizou-se entrevista semiestruturada. A visão da violência contra crianças é resultante de diversos fatores e o seu reconhecimento baseia-se nas marcas físicas, o que impede, muitas vezes, a visualização das diversas formas de violência e reforça sua naturalização. Outros elementos centram-se na omissão e na concepção de que a violência contra as crianças é um problema de família e a responsabilização da denúncia é da direção da escola, tornando-se entraves que dificultam o enfrentamento desse agravo. Constatou-se, também, que os profissionais de educação não reconhecem o setor saúde como integrante da rede de proteção. Nesse sentido, a criação de uma rede e o desenvolvimento de ações intersetoriais, principalmente entre o setor saúde e o da educação, são estratégias fundamentais para o enfrentamento desse grave problema contra as crianças.

La violencia contra los niños sigue el camino del desarrollo de la humanidad, afectando la calidad de vida debido a las lesiones físicas, psíquicas y morales. A pesar del creciente reconocimiento de las formas de violencia contra los niños y las acciones por parte de los sectores de salud y educación, aún se trata de un problema bastante invisible. Dentro de dicho contexto este estudio ha buscado conocer y analizar las concepciones y acciones de los profesores ante la violencia contra los niños en escuelas de educación infantil del municipio de Palmeira das Missões/RS. Se trata de un estudio descriptivo exploratorio con enfoque cualitativo y 11 profesores como sujetos. La recogida de datos, analizados por tema, se realizó mediante una entrevista semiestructurada. La visión de violencia contra los niños resulta de varios factores y se reconoce por las marcas físicas lo que muchas veces impide vislumbrar otras formas de violencia y refuerza su tolerancia. Otros elementos se centran en la omisión y en el concepto de que la violencia contra los niños es un problema familiar y que la dirección de la escuela tiene la responsabilidad de hacer la denuncia, lo cual torna más difícil enfrentar el problema. Se constata también que los educadores no reconocen al sector de la salud como parte de la red de protección. En ese sentido, la creación de una red y el desarrollo de acciones intersectoriales, principalmente entre los sectores salud y educación, son estrategias fundamentales para combatir esta grave ofensa a los niños.

Violence against children follows human development. It affects the quality of life given the physical, psychological and moral lesions it inflicts. Although there is an increasing awareness of the all different forms violence against children takes and of the actions performed by the Health and Education Sectors to detect it, it is still a phenomenon largely invisible. In this context this study aims to understand and analyze the teachers' conceptions and actions when faced with violence against children in an Elementary School in the city of Palmeiras do Sul, state of Rio Grande do Sul, Brazil. It is an exploratory descriptive research with a quality approach. The study worked with 11 teachers as subjects. Data was collected using semi-structured interviews and was analyzed according to a thematic method. Perception of violence against children is a result of various factors. It is usually recognized by means of the inflicted physical injury and that sometimes hampers the process of recognizing other forms of violence and reinforces its tolerability. This kind of cruelty is generated by elements such as omission and the notion that violence against children belongs to the family realm and that it is the school's responsibility to denounce it. It has also been noticed that the professionals in Education do not recognize the Health Sector as part of the children's protection network. Such processes hinder the problem's detection and delay addressing it. In this sense, the creation of an information and protection network and the development of intersectoral actions involving the Healthcare and Education Sectors are basic strategies for facing the problem.

Saúde da CriançaViolênciaAssistência à SaúdeEducaçãoSalud de los NiñosViolenciaAtención a la SaludEducaciónChildren HealthViolenceHealth AssistanceEducation
Impacto da violência na saúde das crianças e adolescentes: prevenção de violências e promoção da cultura de paz2009Violência contra crianças e adolescentes: questão social, questão de saúdeRev Bras Saúde Mater Infant20011051231MinayoMCSIndicadores de violência intra-familiar e exploração sexual comercial de crianças e adolescentes1998FaleirosVPLealMFPCésarMADimensões da violência contra crianças e adolescentes, apreendidas do discurso de professoras e cuidadorasTexto & Contexto Enferm2005327Esp14GomesVLOFonsecaADA violência familiar no mundo da criança de creche e pré-escolaRev Bras Enferm20075249560SantosLESFerrianiMGCPolítica Nacional de Promoção da Saúde2007A violência intrafamiliar contra a criança e o adolescente: o que nos mostra a literatura nacionalREME Rev Min Enferm200854756412OliveiraBRGThomazineAMBittarDBSantosFLSilvaLMPSantosRLRSilvaMAICarvalhoMGBCrenças de profissionais da saúde sobre violência doméstica contra crianças e adolescentesPsicol Pesquisa UFJF2008273912GebaraCFPLourençoLMCuidado à criança vítima de violência sexualEsc Anna Nery Rev Enferm201014350114WoiskiROSRochaDLBConcepções de profissionais de saúde sobre a violência intrafamiliar contra criança e adolescenteRev Latinoam Enferm2008NunesCBSartiCAOharaCVSViolência contra crianças na cidade de Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil: a prevalência dos maus-tratos calculada com base em informações do setor educacionalCad Saúde Pública200933748225FaleirosJMMatiasASABazonMRViolência, sociedade e escola: da recusa do diálogo à falência da palavraPsicol Soc2007908119OliveiraECSMartinsSTFEstatuto da Criança e do Adolescente: Lei 8.069/90, de 13 de Julho de 19901990Intersetorialidade: diálogo da política nacional da promoção da saúde com a visão dos trabalhadores da atenção básica em GoiâniaTempus - Actas de Saúde Coletiva2009445533CarvalhoMFBarbosaMISilvaETRochaDGO desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde2007269MinayoMCSResolução nº 196, de 10 de outubro de 1996: Dispõe sobre as diretrizes e as normas regulamentadoras de pesquisa envolvendo seres humanos1996Violência intrafamiliar contra a criança e as atribuições do profissional de enfermagemFam Saúde Desenv20061465328ZottisGAHAlgeriSPortellaVCCViolência doméstica, abuso de álcool e substâncias psicoativasRev Bras Psiquiatr2005515227ZilbermanMLBlumeSBViolência física como prática educativaRev Latinoam Enferm2006CarmoCJHaradaMJViolência doméstica contra crianças e adolescentes: estudo de um programa de intervençãoCiênc Saúde Coletiva200511321110BritoAMMZanettaDMTMendonçaRCVBarisonSZPAndradeVAGCastigo físico adotado por pais acompanhantes no disciplinamento de crianças e adolescentesActa Paul Enferm200727783320RibeiroEMEckertERSouzaAIJSilvaAMFPerspectivas dos pais sobre educação e castigo físicoRev Saúde Pública20097884143DonosoMTVRicasJEducar é punir?: Concepções e práticas educativas de pais agressores. Estudos e pesquisas em psicologia2009OliveiraTTSSCaldanaRHLSignificados de violência em abordagens da mensagem televisiva2009MagalhãesNAtuação em creche comunitária frente aos impactos da violência sexual intrafamiliar contra crianças2008BarbosaVRAFreitasCSC