remeReme: Revista Mineira de EnfermagemReme : Rev. Min. Enferm.1415-27622316-9389Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMGBelo Horizonte, MG, BrazilS1415-27622010000300005S1415-2762(10)01400305PesquisasAnálise do processo de passagem de plantão em uma unidade de internação pediátricaAnálisis del proceso de transición de plantón en una unidad de hospitalización pediátricoAnalysis of the process of shift report at an unit of pediatric hospitalTeodoroWender RodriguesAquinoLori Anisia Martins deUniversidade Federal de UberlândiaCurso de Graduação em Enfermagem GOSecretaria Municipal de Saúde de Catalão0920101433163260208201023062009This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.Texto completo somente em PDF (PT)

O objetivo com este trabalho foi analisar o processo de passagem de plantão em uma unidade de internação, identificando quais são os métodos utilizados, o que é informado pelos membros da equipe, o que eles consideram importante informar e os aspectos positivos do processo. Trata-se de um estudo qualitativo-quantitativo cuja amostra foi constituída por 28 profissionais de enfermagem de uma unidade de internação pediátrica. Na coleta de dados, foi utilizado um questionário composto por uma abordagem inicial para identificação das características do sujeito seguida de questões abertas e de múltipla escolha. Foi identificado que toda a equipe utiliza a linguagem verbal falada, aliada à linguagem verbal escrita. Notou-se que o tema Intercorrências é comum e de grande incidência entre os assuntos informados durante o processo. Verificou-se que existem muitas questões relacionadas aos clientes que são consideradas importantes e que deveriam ser abordadas pela equipe de enfermagem na passagem de plantão, todavia não o são. Em relação aos aspectos positivos do processo, foi destacada, com maior incidência, a continuidade da assistência pelos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem. Identificou-se, ainda, que os profissionais de enfermagem consideram importante vários assuntos que não são abordados durante a passagem de plantão. Conclui-se que o processo de passagem de plantão é uma maneira eficiente para a troca de informações entre os membros da equipe de trabalho, porém existem muitos assuntos que são considerados importantes, mas não são transmitidos pelos profissionais.

Este estudio tiene como objetivo analizar el proceso de transición de la guardia de una unidad de internación, identificando los métodos utilizados, la información que trasmiten los miembros del equipo, qué información consideran importante y los aspectos positivos del proceso. Se trata de un estudio cualitativo y cuantitativo cuya muestra consisitió en 28 enfermeras de una unidad pediátrica. Para la recogida de datos se utilizó un cuestionario enfocando primero las características de los profesionales y siguiendo con preguntas abiertas y de opción múltiple. Se identificó que el equipo utiliza el lenguaje verbal y el lenguaje escrito. Se señaló que el tema Intercurrencias es común y de gran incidencia entre los asuntos relatados durante todo el proceso. Se constató que hay varias cuestiones importantes relacionadas con los clientes que deberían ser tratadas por el equipo de enfermería en el cambio de guardia. En relación a los aspectos positivos del proceso se realzó la continuidad de la atención de los enfermeros, técnicos y auxiliares de enfermería. También se observó que hay varios asuntos relevantes para los profesionales que no son enfocados durante el cambio de guardia. Se concluye que en este proceso se intercambia información entre los miembros del equipo de trabajo de forma eficiente. Sin embargo, hay muchos asuntos considerados importantes que los profesionales no trasmiten.

This study aims to examine the shift handover process in a hospital unit, to identify its methods, the sort of information passed over to the team, what is considered relevant to be informed, and the process positive aspects. This is a qualitative and quantitative study whose sample consisted of 28 nurses in a pediatric unit. Data was collected via questionnaire with an initial approach to identify the characteristics of the subject, followed by open questions and multiple choices questions. It was observed that the whole team uses verbal language along with writing language. The subject intercurrence is common and presents a high frequency among the subjects originated throughout the process. We noticed that many issues considered important by customers and that should be addressed by the nursing staff on shift report are not conveyed. In relation to the positive aspects of the process it was highlighted, emphatically, the nurses, technicians and auxiliaries continued care. It was also identified that several issues considered important by the nurses are not addressed during shift change. We conclude that the shift change report is an efficient method to the exchange of information among members of the team work. However there are many issues that are considered important but are not transmitted by the professionals.

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