remeReme: Revista Mineira de EnfermagemReme : Rev. Min. Enferm.1415-27622316-9389Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMGBelo Horizonte, MG, BrazilS1415-27622010000300014S1415-2762(10)01400314PesquisasTransposição de função na enfermagem: percepção de enfermeiros de um hospital universitárioTransposition of function in nursing: nurse's perception of a university hospitalTransposición de función en enfermería: percepción de la enfermera de un hospital universitarioMagriMarta MotterFreitasGenival FernandesUniversidade de São PauloEscola de Enfermagem Departamento de Orientação Profissional0920101433943980203200911062010This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.Texto completo somente em PDF (PT)

O objeto deste estudo encontra-se inserido no bojo das atividades de auxiliares e técnicos de enfermagem no Hospital Universitário da Universidade de São Paulo (HU/USP), com base na percepção de enfermeiras chefes e da Educação Continuada da instituição sobre as expectativas desses sujeitos tendo em vista a transposição de função na equipe de enfermagem. A Lei do Exercício Profissional de Enfermagem (LEPE), Lei nº 7.498/86, estabelece as competências do auxiliar e do técnico de enfermagem, e é com base nela que analisamos as atividades desempenhadas pelas duas categorias. Conhecer e compreender as expectativas, projetos e anseios das enfermeiras do mencionado hospital diante da transposição de função constituem o objetivo deste estudo. Foram realizadas entrevistas, as quais foram submetidas ao processo de análise de conteúdo proposto por Bardin. Encontramos três categorias na análise dos discursos que se referem a mudanças na atitude do profissional, nos conhecimentos técnico-científicos e no trabalho em equipe. Destacamos que a pessoa pode se referir positivamente ou negativamente a qualquer uma dessas categorias e que um mesmo sujeito pode fazer referência às três categorias. Na discussão, colocamos as possíveis causas para esses fatos e comparamos com a literatura sobre o assunto.

The object of this study is inserted in the context of the activities of auxiliary and technical nurses at the University Hospital of the University of São Paulo (HU / USP). It is centered in the perceptions of nurses and heads of that institution's Continuing Education Department on their expectations about staff role changing. The Nurse Practice Acts (NPAs), No. 7498/86 establishes the legal scope of auxiliary and technical nurses. Based on this we analyze the activities performed by the two categories. The aim of this study is to know and to understand the nurses'expectations, desires and projects in respect to role changing. Interviews were conducted and submitted to the process of content analysis proposed by Bardin. We found three categories in the analysis of discourses, which refer to changes in the professional's attitude in technical-scientific knowledge and teamwork. We stress that the person can relate positively or negatively to any of these categories and the same subject can refer to all three categories. Along the study we discussed the possible causes for these facts and compared them with the literature on the subject.

El objeto de este estudio se inserta en el centro de las actividades de los auxiliares y técnicos de enfermería del Hospital Escuela de la Universidad de São Paulo (HU-USP). Se basa en la percepción de las enfermeras jefes y de Educación Continua de la institución acerca de las expectativas de los sujetos considerando el cambio de función del personal de enfermería. La Ley de Práctica Profesional de Enfermería (LEPE) N º 7498/86 establece las competencias de los auxiliares y técnicos de enfermería y, en base a dicha ley, se analizan las actividades realizadas por las dos categorías. El objetivo de este estudio es conocer y comprender las expectativas, deseos y proyectos de las enfermeras en el hospital citado frente al cambio de función. Se realizaron entrevistas que se presentaron al proceso de análisis de contenido propuesto por Bardin. En el análisis de los discursos encontramos tres categorías, que se refieren a los cambios en la actitud de los profesionales, en conocimientos técnico-científicos y en el trabajo en equipo. Subrayamos que la persona pueda referirse positivamente o negativamente a cualquiera de estas categorías y que el mismo sujeto puede referirse a las tres categorías. Discutimos las posibles causas de tales hechos y los compararamos a la literatura sobre este asunto.

NursingLegislationProfessional CompetenceEnfermeríaLegislaciónCompetencia ProfesionalEnfermagemLegislaçãoCompetência Profissional
Documentos básicos de enfermagem: enfermeiros, técnicos e auxiliares2001Trajetória histórica da legislação do exercício da Enfermagem brasileira2007FreitasGFOguissoTPrincipais legislações para o exercício da enfermagem2008Curso Técnico de Enfermagem: uma trajetória histórica e legal- 1948 a 1973CaverniLMRO processo de trabalho do auxiliar de enfermagemRev Formação200373 8807PeduzziMAnselmiMLOrganização do trabalho em enfermagem: implicações no fazer e viver nos trabalhadores de nível médioRev Trab Educ Saúde20043112522PiresDGelbckeFLMatosEA equipe multiprofissional em saúde: conceito e tipologiaRev Saúde Pública20011039135PeduzziMCaracterística do contexto de trabalho em enfermagemRev Formação200352207PeduzziMAnselmiMLGaidzinskiRRMolesniJOPesquisa social: teoria, método e criatividade2001MinayoMCSAnálise de conteúdo1977BardinLPesquisa em enfermagem: métodos, avaliação crítica e utilização2001MarcusMTLierhPRLoBiondo-WoodGHaberJQuem é o aluno PROFAE?Rev Eletrônica Enferm2004BerusaAASZaninMLEscuderMML