remeReme: Revista Mineira de EnfermagemReme : Rev. Min. Enferm.1415-27622316-9389Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMGBelo Horizonte, MG, BrazilS1415-27622010000200008S1415-2762(10)01400208PesquisasCaracterização das práticas de educação em saúde desenvolvidas por enfermeiros em um município do centro-oeste mineiroCharacterizing health education practices undertaken by nurses in a middle west city of the State of Minas GeraisCaracterización de las prácticas de educación en salud llevadas a cabo por enfermeros de un municipio del centro-oeste de Minas GeraisBarbosaFlávia IsabelaVilelaGláucia de SousaMoraesJuliano TeixeiraAzevedoLeonardo SantosMarasanMárcia ReginaUniversidade de ItaúnaCurso de Enfermagem Universidade Federal de Minas GeraisFaculdade de Medicina Programa da Pós-graduação em Ciências Aplicadas à Saúde do AdultoUniversidade de Itaúnacursos de enfermagem e odontologia Universidade Federal de Minas Gerais0620101421952030605201024092009This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.Texto completo somente em PDF (PT)

O objetivo com este trabalho é caracterizar as práticas de educação em saúde desenvolvidas por enfermeiros em um município do centro-oeste do Estado de Minas Gerais com população de aproximadamente 12.292 habitantes. Procedeu-se à investigação com a realização de entrevista semiestruturada por meio de formulários, da observação de atividades de grupo e da caracterização dos serviços realizados pelos quatro enfermeiros atuantes nas unidades básicas de saúde do município, bem como do coordenador da atenção primária municipal. Mediante uma abordagem qualitativa, peça fundamental para este estudo, as observações dos entrevistados sobre educação em saúde foram colhidas e analisadas. A pesquisa evidenciou como principais obstáculos existentes para a realização da atividade educativa a falta de capacitação técnico-político-pedagógica dos profissionais e gestores para com a saúde, bem como a limitação e/ou ausência de material pedagógico como suporte para as ações educativas. Foi possível observar que esses empecilhos, somados à prevalência de utilização de metodologia em que se prioriza a pedagogia de transmissão, vêm comprometendo a realização plena das práticas de enfermagem e educação em saúde no município em questão

This study aims to characterize health education practices undertaken by nurses in a Middle West municipal district of 12,292 inhabitants in the State of Minas Gerais. The research was performed filling up forms in semi-structured interviews, group activities, observation and characterization of services performed by four nurses in primary health units as well as the city's primary health care coordinator. The peoples'answers were collected and analyzed, according to a qualitative approach. The research pointed out the main obstacles to the achievement of the educational activities as the lack of professionals' and managers' technical and-political pedagogy regarding public health as well as the shortage of pedagogical resources to back up educative measures. Such obstacles, along with the methodology used, are jeopardizing the fulfillment of nursing practice and health education in the referred municipal district

Este trabajo tiene como objetivo caracterizar las prácticas de educación en salud de enfermeros de un municipio con 12.292 habitantes del centro oeste del Estado de Minas Gerais. La investigación se llevó a cabo con formularios en entrevistas semiestructuradas, observando las actividades grupales y caracterizando el trabajo de cuatro enfermeros en las unidades básicas de salud y del coordinador de la atención primaria en salud. Se recogieron y analizaron las respuestas de los entrevistados desde un enfoque cualitativo. La investigación señaló los principales obstáculos para la actividad educativa, falta de profesionales técnico-políticos y educativos y de gestores de la salud bien como el poco o escaso material didáctico para respaldar las actividades educativas. Se observó que estos impedimentos conjuntamente con la prevalencia del uso de una metodología que da prioridad a la pedagogía de la transmisión, está poniendo en peligro la realización de la práctica de enfermería y educación sanitaria en el municipio en cuestión

Health EducationPrimary Health CarePublic Health NursingEducación para la SaludAtención Primaria de SaludEnfermería de Salud PúblicaEducação em SaúdeAtenção Primária à SaúdeEnfermagem em Saúde Pública
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