remeReme: Revista Mineira de EnfermagemReme : Rev. Min. Enferm.1415-27622316-9389Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMGBelo Horizonte, MG, BrazilS1415-27622010000200015S1415-2762(10)01400215PesquisasO ensino sobre substâncias psicoativas na graduação em enfermagem da Universidade Federal do Espírito SantoEnseñanza de sustancias psicoactivas en el curso de posgrado en enfermería de la Universidad Federal de Espírito SantoThe teaching of psychoactive substances at nursing degree courses at the Federal University of Espírito SantoAlvesSimone Vizeu FerreiraCortesPatrícia RossettoFreireSamira Rangel da CostaLemosSarah Letícia BelloPillonSandra CristinaSiqueiraMarluce Miguel deSerraESUniversidade Federal do Espírito SantoCurso de Graduação em Enfermagem Universidade de São PauloEscola de Enfermagem de Ribeirão Preto Universidade Federal do Espírito SantoDepto. de Enfermagem 0620101422442501404201015122008This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.Texto completo somente em PDF (PT)

O fenômeno do uso de drogas no Brasil constitui um problema de saúde pública. Diante da relutância dos profissionais enfermeiros em incluir essa temática em suas atividades assistenciais, neste estudo buscou-se analisar a opinião dos docentes do curso de enfermagem da Universidade Federal do Espírito Santo sobre a importância da inserção da temática "substâncias psicoativas"(SPAs) no currículo de graduação em enfermagem. Trata-se de estudo qualiquantitativo do tipo transversal. A amostra foi composta por 36 (67,9%) docentes do Curso de Enfermagem da UFES. Quanto à capacitação do enfermeiro na temática SPAs, 97,2% valorizam a prevenção; 94,4%, o tratamento; e 83,3%, a reinserção social do usuário. Notou-se que 94,5% são favoráveis ao desenvolvimento de pesquisas sobre drogas, 58,3% responderam positivamente à questão sobre inserção do conteúdo SPAs no currículo e 27,8% concordam com a necessidade da inserção. Evidenciou-se que 86% afirmaram que possuem conhecimento sobre tal temática e 50% interessaram-se em capacitação nessa área. Concluiu-se que existe a urgente necessidade da adequação do ensino à realidade da população com relação às SPAs. Assim, torna-se fundamental o envolvimento de aspectos que vão além do biológico, envolvidos na prática profissional, que irão contribuir de maneira efetiva no preparo profissional do enfermeiro

El consumo de drogas en Brasil es un problema de salud pública. Este estudio, ante la resistencia de los enfermeros en incluir este tema en sus labores, se propone analizar la opinión de los profesores del Curso de Enfermería de la UFES sobre la importancia de integrar la temática "sustancia psicoactivas" (SPAs) en el plan de estudios de grado en Enfermería. Se trata de un estudio cruzado cuantitativo y cualitativo. La muestra incluye 36 (67,9%) profesores del curso de Enfermería de la UFES. En cuantó a la capacitación del enfermero en el tema SPAs: 97,2% valoran la prevención, 94,4% el tratamiento y 83,3% la reinserción social del usuario. Se observó que el 94,5% es favorable al desarrollo de la investigación en drogas, 58,3% respondió afirmativamente a la inserción del contenido SPAs en el plan de estudios y 27,8% está de acuerdo con la necesidad de dicha inclusión. Quedó demostrado que un 86% afirma conocer este tema y 50% está interesado en su capacitación. El estudio concluye que es urgente que la educación sobre SPAs se adapte a la realidad de la población. Por ello, es fundamental incluir aspectos que van más allá de la diversidad biológica y que forman parte de la práctica profesional, lo cual contribuirá de manera efectiva a la preparación de los enfermeros

The phenomenon of drug abuse is a public health problem in Brazil. It has been detected an outstanding reluctance by nurses to incorporate this matter in their heath-care activities. Consequently this study aims to analyze the assessment of professors of the School of Nursing of the UFES on the importance of the insertion of the subject of psychoactive substances (SPAs) in the curriculum of undergraduates in Nursing. These are quantitative and qualitative transversal studies. The sample comprised 36 (67.9%) professors of the Nursing Degree Course at UFES. Regarding the training of Nurses in SPAs: 97.2% value the prevention, 94.4% value the treatment and 83.3% social reintegration of the user. It was noted that 94.5% are favorable to the development of research on drugs, 58.3% answered positively to the question about the insertion of the SPAs content in the curriculum and 27.8% agree with the need for its inclusion. 86% claim to have knowledge about this subject and 50% are interested in being trained in this issue. The study concluded that there is an urgent need for adjusting the teaching to the reality of the widespread abuse of the SPAs. Therefore it is of fundamental importance the involvement of the various aspects that go beyond the biological side of the professional practice, and this will contribute effectively in the training of nurses

Transtornos Relacionados ao Uso de SubstânciasEnfermeiroCapacitação ProfissionalSustancias psicoactivasEnfermeroFormaciónPsychoactive SubstanciesNurseTraining
Levantamento domiciliar nacional sobre o uso de drogas psicotrópicas - Parte A: estudo envolvendo as 24 maiores cidades do Estado de São Paulo2000GaldurózJCFNotoARFonsecaAMCarliniEAIUso de substâncias psicoativas entre estudantes de enfermagemJ Bras Psiquiatr20072606456MardeganPSSouzaRSBuaizVSiqueiraMMUso de substâncias psicoativas entre universitários de medicina da Universidade Federal do Espírito SantoJ Bras Psiquiatr200818895357PereiraDSSouzaRSBuaizVSiqueiraMMUso de drogas por estudantes de Farmácia da Universidade Federal do Espírito SantoJ Bras Psiquiatr200812732257PortugalFBSouzaRSBuaizVSiqueiraMMUso de substâncias psicoativas entre estudantes de odontologia da Universidade Federal do Espírito SantoCiênc Saúde Coletiva052010655662315TeixeiraRFSouzaRSBuaizVSiqueiraMMUso de álcool e tabaco entre os estudantes da saúde de uma universidade pública2008116SouzaRSÁlcool e outras drogas: levantamento preliminar sobre a pesquisa produzida no Brasil pela enfermagemRev Latinoam Enferm2005122930especial13LuisMAVLunettaACFO modelo de atenção integral à saúde para tratamento de problemas decorrentes do uso de álcool e outras drogas: percepções de usuários, acompanhantes e profissionaisCiênc saúde Coletiva200812133113MoraesMAs competências em saúde mental das equipes dos serviços de saúde: o caso NEAD-UFESRev Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog2009114235SiqueiraMMEnfermagem e saúde mental na UFES: caminhos e descaminhosRev Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog2009SiqueiraMMO conhecimento dos alunos de enfermagem sobre álcool e drogasRev Eletrônica Enferm200315LuisMAVPillonSCServiços Hospitalares de Referência para Atenção Integral aos Usuários de Álcool e outras Drogas-SHRad2006Lei nº 11.343, de 23 de agosto de 20062006Condições de trabalho e as implicações no ensino de enfermagemRev Enferm Brasil0820072172646FerreiraACMSilvaCRLShiratoriKCavalcanteTAQuinellatoTLO ensino sobre dependência química em cursos de graduação em Enfermagem no BrasilActa Paul. Enferm20013543314RamosLHPillonSCCavalcanteMBGVilarMLPadrediFMLaranjeiraRRA formação do enfermeiro e o fenômeno das drogas no Sul do Brasil: atitudes e crenças dos estudantes de enfermagem sobre o cuidadoRev Latinoam Enferm10200586371spe13CarraroTERassoolGHLuisMAVNurses' training on dealing with alcohol and drug abuse: a question of necessityRev Hosp Clin Fac Med Univ São Paulo200311924258PillonSCLuisMAVLaranjeiraRRLa formación de enfermeras y el fenómeno de las drogas em ColombiaRev Avances en Enfermería0620054552123MendonzaEVComo fazer uma tese em saúde pública: conselhos e idéias para formular projetos e redigir teses e informes de pesquisas2001TobarFYalourMRRelatório de capacitação de docentes de escolas de enfermagem do Brasil na área de álcool e drogas1998Análise de conteúdo2006BardinLAnálise quali ou quantitativa de dados textuais?Quanti & Quali Revista2009FreitasHJanissek-MunizRComo elaborar projetos de pesquisa2002GilACResolução nº 196, de 10 de outubro de 1996: Estabelece os requisitos para realização de pesquisa clínica de produtos para saúde utilizando seres humanos10199616Por que só mulheres: O gênero da enfermagem e suas implicaçõesRev Gaúch Enferm19934552114MeyerDEEEducação popular e saúde: campo estratégico para enfermagemRev Enferm Atual102007918417DavidHMSLOliveiraASStotzEMBornsteinVJOliveiraMWRelatório de Saúde no Mundo2001Resolução nº 3/ GSIPR/ CH/ CONAD, de 27 de outubro de 2005: Política Nacional sobre Drogas2005A Política do Ministério da Saúde para Atenção Integral a Usuários de Álcool e Outras Drogas2003Resolução Cofen 311/2007: Código de ética dos profissionais de enfermagem2007Nursing students' perception of the curricula content on drugs and alcohol education in Brazil: an exploratory study2002PillonSCRamosLHLuísMAVRassolGHConhecimento Técnico-Científico Produzido em Álcool e Drogas e sua Aplicação nos Serviços de Saúde em geral e Especializados: Relato de experiência do NEAD2006SiqueiraMMSouzaRSOs novos velhos desafios da saúde mental20083118CerqueiraATARLuisMAVA enfermagem e o problema do uso e abuso de álcool e outras drogasEsc Anna Nery Rev Enferm122007567911AbreuAMMResolução CNE/CES nº 3, de 7 de novembro de 2001: Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem2001Atuação do enfermeiro na atenção ao usuário de álcool e outras drogas nos serviços extra-hospitalaresEsc Anna Nery Rev Enferm1220075869211GonçalvesSSPMTavaresCMM