remeReme: Revista Mineira de EnfermagemReme : Rev. Min. Enferm.1415-27622316-9389Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMGBelo Horizonte, MG, BrazilS1415-27622010000200009S1415-2762(10)01400209PesquisasO estresse e seus fatores determinantes na concepção dos graduados de enfermagemEl estrés y sus factores determinantes en la percepción de los graduandos de enfermeríaStress and its determinant factors in the nursing students conceptionPereiraCaroline de AquinoMirandaLívia Ceschia dos SantosPassosJoanir PereiraUniversidade Federal do Estado do Rio de JaneiroEnfermagem Alfredo Pinto Departamento de Enfermagem em Saúde Pública0620101422042093004201027052009This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.Texto completo somente em PDF (PT)

Os objetivos com este trabalho consistiram em identificar o nível de estresse dos graduandos em enfermagem e discutir a relação dos possíveis fatores associados ao estresse na qualidade de vida do discente. Para alcançar os objetivos propostos, realizou-se um estudo descritivo com abordagem quantiqualitativa. O cenário foi uma Escola de Enfermagem de uma universidade pública. Participaram do estudo 214 alunos. Para coleta dos dados, aplicou-se um formulário com perguntas abertas e fechadas. Os resultados evidenciaram um número expressivo de graduandos que afirmaram sentir-se estressados, podendo evoluir para manifestações patológicas. Dentre as inúmeras situações consideradas como fatores associados ao estresse, as que mais chamam atenção são as relacionadas à saúde e à família, bem como a trabalho/universidade (provas, ensino prático, sobrecarga). Isso remete ao estresse como alterações psicofisiológicas, o que pode vir a prejudicar a vida acadêmica, caso não consigam lidar com o estresse a que são submetidos no dia a dia, dentro e fora da universidade

Este estudio tiene como objetivo identificar el nivel de estrés de los graduandos en enfermería y discutir la relación de los posibles factores asociados al estrés en la calidad de vida del alumno. Para alcanzar los objetivos propuestos se realizo un estudio descriptivo con enfoque cualitativo y cuantitativo. Su escenario fue la facultad de Enfermería de una universidad pública; participaron 214 alumnos. Para la recogida de datos se utilizó un fomulario con preguntas abiertas y cerradas. Los resultados indican que una cantidad expresiva de graduandos afirmó sentirse estresada y con posibilidad de que se desencadenasen manifestaciones patológicas. Entre la gran cantidad de situaciones consideradas como factores asociados al estrés las más relevantes están relacionadas con la salud, la família, el trabajo y la universidad (pruebas, enseñanza práctica, sobrecarga). Por lo tanto, se trata del estrés como alteraciones psicofisiologicas, que podría afectar la vida academica si los alumnos no logran controlar la presión a la cual están sometidos en su día a día, dentro y fuera de la facultad

The present study aimed at identifying the stress level in nursing graduation students and at discussing the connection between the factors possibly linked to stress and quality of life of the students. To reach the objectives above, a descriptive study of quantitative approach was carried out. The scenery was a Nursing School at a Public University where 214 students were interviewed. For data collection, a form containing open and closed questions was applied. Many situations were considered factors linked to stress, but the most outstanding were associated to health and family, as well as that situations associated to work/University (tests, practical teaching, feeling under pressure), what let us think about stress as a psychological and physical alteration

SaludEnfermeríaEstrésSaúdeEnfermagemEstresse PsicológicoHealthNursingStress
O estresse na atividade ocupacional do enfermeiroRev Latinoam Enferm032001172529StacciariniJMRTróccoliBTTrabalho em transição, saúde em risco2002StacciariniJMRTróccoliBTMendesAMBorgesLOFerreiraMCO estresse e a enfermagem: a percepção das auxiliares de enfermagem de uma instituição públicaEsc Anna Nery Rev Enferm0620072129211SpindolaTMartinsERCStress e trabalho: uma abordagem psicossomática1999FrançaACLRodriguesALPsicologia do trabalho: psicossomática.valores e práticas organizacionais2008Limongi-FrançaACEstresse em estudantes de enfermagem: construção dos fatores determinantesREME Rev Min Enferm1220074149411CostaALSEstresse no cotidiano acadêmico: o olhar dos alunos de enfermagem da Universidade Federal do PiauíEsc Anna Nery Rev Enferm0320076672111MonteiroCFSFreitasJFMRibeiroASPFundamentos da pesquisa em enfermagem2004PolitDFHunglerBPResolução nº 196, de 10 de outubro de 1996: diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisa envolvendo pesquisa seres humanosBioétic1996152524O stress no meio ambiente de trabalho2002CataldiMJGEstressores e sintomas de estresse vivenciados por profissionais em um centro cirúrgicoREME Rev Min Enferm0320085466112StummEMFBotegaDKirchnerRMSilvaLAAIncidentes críticos relativos à conduta do professor de enfermagem no processo de ensino e aprendizagem segundo a percepção do alunoREME Rev Min Enferm0320071925111ZaniAVNogueiraMSPesquisas sobre stress no Brasil: saúde, ocupações e grupos de risco1996LippMENLippMENInternational Stress Management Association: Teste o seu nível de stress1999RaheRHEstressores em uma unidade pós-operatória de cirurgia torácica: avaliação da enfermagemRev Latinoam Enferm022004227112GoisCFLDantasRAS