remeReme: Revista Mineira de EnfermagemReme : Rev. Min. Enferm.1415-27622316-9389Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMGBelo Horizonte, MG, BrazilS1415-27622010000100005S1415-2762(10)01400105PesquisasA família da criança considerada "problema" na escolaFamily of children considered to be problematic at schoolLa familia del niño considerado problemático en la escuelaTavaresSuzane de Fátima do ValeLôboSâmya AguiarRiosFernanda AraújoMonteiroAna Ruth MacedoComaruNatalia RochaUECECMACCLIS UECEGRUPESS Universidade Estadual do CearáFortalezaCESESAHospital de Messejana GRUPESSUECE FAMETROCurso de Graduação em Enfermagem 03201014129361703201022062009This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.Texto completo somente em PDF (PT)

Neste estudo descritivo/exploratório, buscou-se conhecer a estrutura familiar da criança considerada problema na escola. Foram entrevistadas 13 famílias de 14 crianças, consideradas problemas, de uma escola. Percebeu-se que grande parte dos entrevistados possui casa própria, com pequena estrutura física e precárias condições de higiene. O tipo de família prevalente é biparental. As categorias que emergiram dos discursos foram: pais ausentes, criação, ociosidade das crianças, assiduidade às aulas. Considera-se que há vasto campo para a promoção da saúde mental que, integrada à rede de saúde da família, pode oferecer à família aportes necessários para o enfrentamento das mais variadas situações do cotidiano. É notória a necessidade de o enfermeiro perceber o ambiente familiar como campo de ação, com vista à melhoria da qualidade das relações familiares

This study aims to recognize the family structure of children considered to be problematic at school. It is a descriptive and exploratory study in which 13 families of 14 children were interviewed. Most of them owned, although small, a house where they lived in poor hygiene conditions. The prevalent type of family was biparental. The categories that emerged from the speeches were: absent parents, upbringing, idle children and school assistance. We consider there are great possibilities of promoting mental health which, integrated to the family health centre, may help the families to face different daily situations. In order to improve family relationships we highlight the importance that the nursing professional sees the familial environment as a field of action

El presente estudio busca conocer la estructura familiar de los niños considerados como problemas en la escuela. Se realizaron entrevistas a 13 familias de 14 niños considerados problemáticas en una escuela. Se notó que gran parte de los entrevistados contaba con vivienda propia pequeña con condiciones de higiene precarias. El tipo de familia que predominaba era la "biparental". Las categorías que emergieron de los discursos fueron: padres ausentes, creación, ociosidad de los niños, frecuencia a las clases. Se considera que hay un amplio campo para promover la salud mental que, integrada a la red de salud de la familia, puede ofrecerle a la familia la ayuda necesaria para enfrentar las más variadas situaciones del cotidiano. Es notable la necesidad del enfermero de percibir el entorno familiar como campo de actuación, con vistas a mejorar la calidad de las relaciones familiares

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"Família possível" na relação escola-comunidadePsicol Esc Educ12200121925NunesDGVilarinhoLRGViolência intrafamiliar: orientações para a prática em serviço2002Pesquisa em Enfermagem: métodos, avaliação crítica e utilização2001330WoodGLHaberJMetodologia da Pesquisa na Saúde2001189LeopardiMTÉtica e saúde: questões éticas, deontológicas e legais, tomada ou decisões, autonomia e direitos do paciente: estudo de casos1998119FortesPACAmbiente familiar e os problemas de comportamento apresentados por crianças com baixo desempenho escolarPsicol Reflex Crit20023544115FerreiraMCTMarturanoEMEstresse, Alexitimia e Dinâmica Familiar do paciente autista: um estudo comparativoSprovieriMHSElementos para a elaboração de um projeto de promoção à saúde e desenvolvimento dos adolescentes: o olhar dos adolescentesCad Saúde Pública0220023218118MuzaGMCostaMPResponsividade Materna e Teoria do Apego: uma discussão crítica do papel de estudos transculturaisPsicol Reflex Crit200431522317RibasAFPMouraMLSCapacidade materna de cuidar e desnutrição infantilRev Saúde Pública200218897236CarvalhaesMABLBenicioMHAInfluências ambientais na saúde da criançaJ Pediatria (Rio J)200410410280HalpernRFigueirasACMInfluence of psychosociais needs in the mental health of the childrenOnline Braz J Nurs12200433SilvaKLSilvaATMCNóbregaMMLFerreiral FilhaMOCrenças e atitudes educativas dos pais e problemas de saúde de metal em escolaresRev Saúde Pública200571624539VitoloYLCBilykBFGooodmanRBordinIASSocioeconomic status and child developmentAnnual Review of Psychology20023719953BradleyRHCorwynRFCrianças com dificuldade de aprendizagem e a escola: emoções e saúde em focoEstud Psicol (Campinas)200613949223EnumoSRFFerraoESRibeiroMPL