remeReme: Revista Mineira de EnfermagemReme : Rev. Min. Enferm.1415-27622316-9389Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMGBelo Horizonte, MG, BrazilS1415-27622010000100014S1415-2762(10)01400114PesquisasRepercussões do processo ensino-aprendizagem na qualidade de vida-saúde de acadêmicos: entre possibilidades e limitaçõesRepercursiones del proceso enseñanza-aprendizaje en la calidad de vida-salud de los académicos: entre posibilidades y limitacionesEffects of the teaching-learning process on the students' quality of life and health: potential and limitationsRibeiroIvete MariaPatrícioZuleica MariaReisAdriana Elias dosSantosEliane Mazzuco dosUniversidade do Sul de Santa CatarinaCurso de Graduação em Enfermagem ivete.ribeiro@unisul.brUniversidade do Sul de Santa CatarinaCurso de Graduação em Enfermagem adriana.reis@unisul.brUniversidade do Sul de Santa CatarinaCurso de Graduação em Enfermagem eliane.santos@unisul.br032010141961020904201015102009This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.Texto completo somente em PDF (PT)

Esta é uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa, tendo como objetivo conhecer a repercussão do processo ensino-aprendizagem na qualidade de vida-saúde de acadêmicos dos cursos de graduação da área da saúde de uma universidade de Santa Catarina. Participaram como sujeitos 21 discentes de 7 cursos, os quais preenchiam os critérios de inclusão. Os dados foram coletados por meio entrevista em profundidade, em diversos locais nos quais os processos de ensino-aprendizagem estavam sendo desenvolvidos. Os resultados revelam a complexidade social do processo de ensinar e aprender, bem como fatores que interferem limitando e promovendo o bem viver dos acadêmicos. Esses fatores são originados das interações que os acadêmicos desenvolvem com colegas, professores, coordenação de curso, funcionários e com a população dos serviços onde há atividades de ensino. O atributo "humanização"nas interações, representado por sinais de acolhimento e respeito, é o fator que se destaca como elemento que promove um ambiente universitário saudável para o acadêmico, assim como a falta desse atributo, nas atitudes das pessoas envolvidas nas atividades acadêmicas, torna o cotidiano dos processos de ensinar-aprender limitante para a qualidade de vida e saúde

Investigación exploratoria cualitativa cuyo objetivo era conocer la repercusión del proceso enseñanza-aprendizaje en la calidad de vida-salud de los académicos de los cursos de grado del área de salud de una universidad del Estado de Santa Catarina. Participaran como sujetos 21 discentes de siete cursos que cumplían con los criterios de inclusión. Los datos fueran recogidos en una entrevista en profundidad, en varios lugares donde se llevaban a cabo procesos de enseñanza-aprendizaje. Los resultados revelan la complejidad social del proceso de enseñar y aprender y factores que interfieren limitando o promoviendo el vivir bien de los académicos. Estos factores se originan en las interacciones de los académicos con sus colegas, profesores, la coordinación del curso, empleados y con la población de los servicios donde hay actividades de enseñanza. El atributo "humanización" en las interacciones, representado por los señales de acogida y respeto, es el factor que se destaca como elemento que promueve un ambiente universitario saludable para el académico. Asimismo, la falta de tal atributo en las actitudes de las personas involucradas en las actividades académicas hace que el cotidiano de los procesos de enseñar-aprender limiten su calidad de vida y de salud

This is an exploratory research with a qualitative approach that aims to assess the impact of the teaching-learning process on the life and health quality of undergraduate healthcare students in a university of Santa Catarina.Twenty-one students from seven courses whose profile filled the criteria of inclusion participated in the study. Data were collected through in-depth interview, in several places where the process of teaching-learning was being developed. The results reveal the social complexity of the process of teaching-learning and factors which can limit or promote students' well-being. These factors derive from the interaction that students develop with fellows, teachers, employees and people who work in places involved in educational activities.The attribute"humanization", represented by signs of acceptance and respect, stands out as an element that promotes a healthy academic environment for the students. On the other hand, lack of this attribute in people involved in academic activities compromises the quality of life and health of the students

Qualidade de VidaHumanização da AssistênciaPromoção da SaúdeCalidad de VidaHumanización de la AtenciónPromoción de la SaludQuality of LifeHumanization of AssistanceHealth Promotion
Sujeito, intersubjetividade e práticas de saúdeCiênc Saúde Coletiva2001637216AyresJRCMPromoção da saúde: conceitos, reflexões, tendências2003CzeresniaDFreitasCMA saúde coletiva entre discursos e práticas: a participação de trabalhadores, usuários e conselheiros de saúde de Florianópolis2006GrisottiMPatrícioZMQualidade de vida e saúde: um debate necessárioCiênc Saúde Coletiva200071815MinayoCSMHartzZMABussPMA loucura do trabalho: estudo de psicopatologia do trabalho1992DejoursCModernidade líquida2001BaumanZO indivíduo na organização: dimensões esquecidas1996ChanlatJFTrabalho: fonte do prazer ou desgaste? Guia para vencer o estresse na empresa1999MaslachCLeiterPMQualidade de vida do trabalhador: uma abordagem qualitativa do ser humano através de novos paradigmas1999PatrícioZMCasagrandeJLAraújoMFPolítica nacional de promoção da saúde2006Qualidade de vida e políticas públicas no município de Feira de SantanaCiênc Saúde Coletiva20044112129QueirózCMBENCAssisMMAQualidade de vida no trabalho docente em enfermagemRev Latinoam Enferm2004RochaSSLFelliVEAPesquisas sobre qualidade de vida: revisão da produção científica das universidades públicas do Estado de São PauloRev Latinoam Enferm2003DantasRÃSSawadaNOMalerboMBProjeto de Profissionalização dos Trabalhadores da Área de Saúde: enfermagem: Núcleo Contextual - educação, conhecimento, ação - módulo 32003Investigação qualitativa em educação1994BogdanRCBiklenSKPesquisa qualitativa em educação: abordagens1996LudkeMAndréMPesquisa social: teoria, método e criatividade2007MinayoMCSQualidade na pesquisa: A qualidade dos movimentos de reconstrução do conhecimento e do ser humano pesquisador1999PatrícioZMResolução 196/96: diretrizes e normas regulamentadoras da pesquisa envolvendo seres humanos1996Acolhimento como prática interdisciplinarCad Saúde Pública200525665121HenningtonEAO acolhimento e os processos de trabalho em saúde: o caso de Betim, Minas Gerais, BrasilCad Saúde Pública19993455315FrancoTBBuenoWSMerhyEEO processo de ensino-aprendizagem e a relação professor-aluno: aplicação dos sete princípios para a boa prática na educação do ensino superiorCad Pesquisa Adm2001698218SantosSCA Relação paciente-médico: para uma humanização da prática médicaCad Saúde Pública199964754315CapraraAFrancoALSReações comunicativas dos alunos de enfermagem frente ao primeiro estágio curricularRev Esc Enferm USP20086906442BosquettiLSBragaEMHolismo só na teoria: a trama dos sentimentos do acadêmico de enfermagem sobre sua formaçãoEsperidiãoE