remeReme: Revista Mineira de EnfermagemReme : Rev. Min. Enferm.1415-27622316-9389Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMGBelo Horizonte, MG, BrazilS1415-27622010000100019S1415-2762(10)01400119Relato de ExperiênciaReflexões acerca da condução de uma investigação qualitativaReflexiones sobre la conducción de una investigación cualitativaConsiderations on conducting qualitative researchRossettoEdilaine GiovaniniPetrilli FilhoJosé FernandoZorzoJuliana Cardeal da CostaSouzaSarah Nancy Deggau Hegeto deSouzaSinara de LimaCorrêaAdriana KatiaFerrianiMaria das Graças CarvalhoUSPHospital de Clínicas de Ribeirão Preto Unidade PediátricaUniversidade Estadual de LondrinaDepartamento de Enfermagem USPEERP Departamento de Enfermagem Geral e EspecializadaUniversidade de São PauloEscola de Enfermagem de Ribeirão Preto USPEERP Departamento Materno Infantil e Saúde PúblicaUniversidade Estadual de Feira de SantanaCurso de Graduação em Enfermagem 0320101411271330701201012052009This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.Texto completo somente em PDF (PT)

Este artigo é fruto de reflexão de alunos da pós-graduação que compartilham o aprendizado da condução de uma investigação científica. O objetivo é tecer considerações sobre pontos sobre os quais o pesquisador deve atentar-se na condução de uma investigação qualitativa, com vista ao rigor científico e ético. A pertinência da corrente de pensamento para embasamento do estudo exige estudos aprofundados para construir coerência teórico-metodológica no processo de investigação. A leitura sobre a realidade exige do pesquisador a escolha do modo, da técnica, dos sujeitos e do tempo apropriado. Diferentes caminhos possuem potencialidades e limites na busca do explorar, descrever e analisar a intrincada rede de subjetividades que pressupõe a investigação qualitativa. São destacados alguns pilares que devem ser observados na elaboração da pesquisa qualitativa visando contribuir para o reconhecimento da sua importância na construção do conhecimento

Este artículo es el resultado de la reflexión de alumnos de postgrado que comparten el aprendizaje de la conducción de una investigación científica. Tiene como objetivo efectuar consideraciones sobre los puntos que el investigador debe observar en la conducción de una investigación cualitativa considerando el rigor científico y ético. La pertinencia de la corriente de pensamiento para basar el estudio exige estudios profundos para construir una coherencia teórico-metodológica en el proceso de investigación. La lectura sobre la realidad obliga al investigador a elegir la forma, técnica, sujetos y tiempo adecuados. Los distintos caminos tienen potencialidades y límites cuando se busca explorar, describir y analizar la complicada red de subjetividades que presupone la investigación cualitativa. El artículo destaca algunos cimientos que deben ser observados en la elaboración de la investigación cualitativa con miras a contribuir al reconocimiento de su importancia en la construcción del conocimiento

This paper results from considerations made by postgraduate students who share their knowledge in conducting scientific research. It aims to comment on issues that researchers should address while conducting a serious qualitative, scientific and ethical research. The chain of thoughts that substantiates the research requires pertinence and deep inquiries to achieve theoretical and methodological coherence during the process. The researcher needs to comprehend the reality in order to select the best means, techniques, subjects and schedule. There are many ways with different possibilities and limits while trying to explore, describe and analyze the subjective aspects involved in a qualitative research. This article highlights some guidelines that should be considered while designing a qualitative research, in order to demonstrate its importance to the construction of knowledge

Investigación CualitativaInvestigaciónMetodologíaPesquisa QualitativaPesquisaMetodologiaQualitative ResearchResearchMethodology
Um discurso sobre as ciências1997SantosBSA construção da pesquisa em educação no Brasil2007GattiBAQuality in qualitative researchMed J Aust200824364188KittoSCChestersJGribichCPesquisa qualitativa versus pesquisa quantitativa: esta é a questão?Psicol Teor Pesqui200620110222GüntherHEvaluative criteria for qualitative research in health care: controversies and recommendationsAnn Fam Med2008331946CohenDJCrabtreeBFMethods for the thematic synthesis of qualitative research in systematic reviewsBMC Med Res Methodol2008458ThomasJHardenAPesquisa social: métodos e técnicas2007RichardsonRJPor dónde empezar?: la pregunta en investigación cualitativaEnferm Clin200820510418Cuesta-BenjumeaCO desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde2006MinayoMCSInvestigação qualitativa em educação1994BogdanRCBiklenSKIntrodução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação1987TriviñosANSMethods of data collection in qualitative research: interviews and focus groupsBr Dent J200829156204GillPStewartKTreasureEChadwickBComplexidade e pesquisa interdisciplinar: epistemologia e metodologia operativa2002VasconcelosEMNotas para o trabalho com a técnica de grupos focaisPsicol Rev (Belo Horizonte)2004124361510KindLAvaliação de programas de saúde do adolescente2001TanakaOYMeloCPesquisa em educação: buscando rigor e qualidadeCad Pesqui20015164113AndreMPesquisa qualitativa: busca de equilíbrio entre forma e conteúdoRev Latinoam Enferm0419988910426DemoPA investigação qualitativa: zelo pelo rigor e pela éticaRev Esc Enferm USP200678340BoemerMRPontos críticos na produção científica de enfermagem: os trabalhos submetidos à RebenRev Bras Enferm0420021638255ManciaJRRamosFRSImplicações e perspectivas da pesquisa educacional no Brasil contemporâneoCad Pesqui20016581113GattiBA