remeReme: Revista Mineira de EnfermagemReme : Rev. Min. Enferm.1415-27622316-9389Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMGBelo Horizonte, MG, BrazilS1415-27622009000400003S1415-2762(09)01300403PesquisasFormação de competências gerenciais a partir de disciplinas de gestão no curso de enfermagem: percepções de alunos de uma universidade privadaFormación de competencias gerenciales a partir de asignaturas de gestión en el curso de enfermería: percepción de los alumnos de una universidad privadaManagement disciplines and training of management skills in the nursing course: perceptions of students from a private universityDiasHelaine Cristine Vianna BarbosaPaivaKely César Martins deBelo HorizonteMGFaculdade Novos HorizontesPrograma de Mestrado Acadêmico em Administração BrasilBelo HorizonteMGUniversidade José do Rosário VellanoCurso de Enfermagem BrasilFaculdade Novos Horizontes1220091344744842711200923062009This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.Texto completo somente em PDF (PT)

Os objetivos com este estudo foram descrever e analisar como variou a configuração das competências profissionais e gerenciais do estudante de enfermagem, antes e depois de cursarem duas disciplinas de gestão no curso de enfermagem de uma instituição de ensino superior (IES) privada, em Belo Horizonte-MG. Para tanto, adotou-se o modelo de competências gerenciais de Quinn et al., que contempla quatro modelos de gestão, com oito papéis gerenciais e cada um deles com três competências específicas. Procedeu-se a uma pesquisa de campo descritiva e com abordagem essencialmente quantitativa. Na coleta de dados, utilizou-se levantamento documental, observação direta e, principalmente, um questionário, distribuído de acordo com a disponibilidade dos participantes para responder às questões. Retornaram 57 questionários preenchidos, cujos dados foram tabulados com auxílio de planilha eletrônica. Ressalte-se que os alunos pesquisados demonstraram que tais disciplinas contribuíram para sua formação em relação às competências gerenciais, ampliando sua percepção a respeito das competências envolvidas em todos os papéis desempenhados, à exceção do papel de mentor, cujos níveis de satisfação em termos de atuação real não variaram e a média geral variou muito pouco. Após as demais análises, percebeu-se a necessidade de aprimorar as práticas pedagógicas desenvolvidas na IES relativas a esse papel, como também os papéis do coordenador e do diretor, tendo em vista as (pequenas) mudanças percebidas pelos alunos a respeito de tais papéis. Ao final, foram salientadas as limitações da pesquisa e as sugestões para estudos futuros, para o curso e para a IES.

El objetivo del presente estudio fue de describir yanalizar la variación en la configuración de las competencias profesionales y gerenciales de los estudiantes de enfermería, antes y después de cursar dos asignaturas de gestión de la carrera de Enfermería de un Instituto de Enseñanza Superior (IES) privado de Belo Horizonte (MG). Se adoptó el modelo de competencias gerenciales de Quinn et al., que considera cuatro modelos de gestión con ocho papeles gerenciales y tres competencias específicas cada uno. Se realizó un estudio de campo descriptivo con enfoque esencialmente cuantitativo. La recogida de datos incluyó un estudio documental, observación directa y, principalmente, un cuestionario distribuido según la disponibilidad de los participantes para responderlo. Se devolvieron 57 cuestionarios con repuestas; los datos fueran tabulados con la ayuda de una planilla electrónica. Se destaca que los alumnos considerados demostraron que tales asignaturas habían contribuido a su formación en las competencias gerenciales, ampliando su percepción de las competencias involucradas en todos los papeles desempeñados. La excepción fue el rol de mentor, con niveles de satisfacción en términos de actuación real sin alteraciones y pocos cambios en el promedio general. Después de los demás análisis se observó la necesidad de perfeccionar las prácticas pedagógicas desarrolladas en el IES referentes a tal rol como también para aquellos roles de coordinador y director, considerando los (pequeños) cambios notados por los alumnos. Finalmente, se realzaron las limitaciones del estudio y se hicieron algunas sugerencias para estudios posteriores, tanto para el curso como para el IES.

The study aims to describe and analyze how the acquisition of professional and management skills varies before and after the students join two management disciplines in the nursing course of a Private Institution in Belo Horizonte, Minas Gerais. We adopted the Administration Competency Model of Quinn et al., which comprises four management models and eightmanagementroles,each one with three specific skills. A field survey with a descriptive and quantitative approach wasrealized. Data were obtained trough documentary survey, direct observation and a questionnaire, which was distributed to the participants according to their availability in responding to it. Fifty-seven questionnaires were filled in and data were put in a spreadsheet. It is important to say that students informed that such disciplines had contributed to their graduation regarding management skills, enhancing their perception on the abilities required in each role. After further analysis we realized it is necessary to improve teaching practices related to this role, as well as the coordinator and principal roles, since very few changes were seen. In the end, the shortcomings of the research were marked and future studies were suggested.

Competencia ProfesionalGerenciaGestión en SaludEducación SuperiorEnfermeríaCompetência ProfissionalGerênciaGestão em SaúdeEnsino SuperiorEnfermagemProfessional CompetenceManagementHealth ManagementHigher EducationNursing
Gerenciamento em Enfermagem2005113FelliVEAPeduzziMKurcgantPA conduta gerencial da enfermeira: um estudo fundamentado nas teorias gerais da administraçãoRev Latinoam Enferm20031617211FernandesMSSpagnolCATrevizanMAHayashidaMA configuração identidária da enfermeira no contexto das práticas de gestão em hospitais privados de Belo HorizonteBritoMJMEnsinando a administração em enfermagem através da educação em saúdeRev Bras Enferm20045047457GrecoRMAprendizagem da liderança: opinião de enfermeiros sobre a formação acadêmicaRev Latinoam Enferm200091638SimõesALAFáveroNGerência dos serviços de enfermagem: um estudo bibliográficoRev Eletrônica Enferm20053192737AguiarABCostaRSBWeirichCFBezerraALQA educação de laboratório no processo de formação do enfermeiro: estratégia para o desenvolvimento da competênciaMunariDBMerjaneTVBPradoMADiretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em enfermagem: Resolução n. 3 de 7 de novembro de 2001. Institui diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em enfermagem11200137Gerência e competências gerais do enfermeiroTexto & Contexto Enferm20064929315PeresAMCiamponeMHTSinopse estatística da educação superior2000Sinopse estatística da educação superior2007Representações sociais de discentes de enfermagem sobre ser enfermeiroBritoAMRLei n. 9394 de 20 de dezembro de 1996: Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional12199627833Competências gerenciais: princípios e aplicações2003QuinnREFaermanSRThompsonMPMcgrathMROs novos horizontes da gestão: aprendizagem organizacional e competências2005OderichC.RuasRAntonelloCSBoffLHEstratégias empresariais e formação de competências2001FleuryACCFleuryMTLGestão estratégica do conhecimento2001RuasRLFleuryMTLOliveiraMMJCompetências2004DutraJSAnais1995VergaraSCBrancoPDGuia gerencial para a globalização1993RhinesmithSHGestão de competências e a profissão docente: um estudo em universidades no estado de Minas GeraisPaivaKCMProjetos e relatórios de pesquisa em Administração2003VergaraSCPesquisa em Administração: um guia prático para alunos de graduação e pós-graduação2005CollisJHusseyRCompetências gerenciais: um estudo no segmento de negócios de limpeza urbana e saneamento de uma construtora mineiraPrataSCF