remeReme: Revista Mineira de EnfermagemReme : Rev. Min. Enferm.1415-27622316-9389Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMGBelo Horizonte, MG, BrazilS1415-27622009000400007S1415-2762(09)01300407PesquisasSíndrome de Burnout em trabalhadores de um hospital público de média complexidadeBurnout syndrome in workers of a medium complexity public hospitalSíndrome de Burnout en trabajadores de un hospital público de mediana complejidadMagnaboscoGiseleGoulartCarolina BritoHaddadMaria do Carmo LourençoVannuchiMarli Terezinha OliveiraDalmasJosé CarlosPRUniversidade Estadual de LondrinaDepartamento de Estatística e Matemática Aplicada LondrinaPRUniversidade Estadual de LondrinaDepartamento de Enfermagem LondrinaPRUniversidade Estadual de LondrinaGerência dos Serviços de Enfermagem 1220091345065140701201017062009This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.Texto completo somente em PDF (PT)

Este estudo foi realizado com trabalhadores de um hospital público de média complexidade, com o objetivo de identificar a manifestação da síndrome de Burnout e seu processo de desenvolvimento. Foram entrevistados 187 funcionários da instituição por meio de um questionário semiestruturado. Os servidores foram divididos em duas categorias: os que têm seu trabalho voltado para a assistência direta ao paciente e os que não atuam diretamente com pacientes. A análise dos dados apontou a presença da Síndrome de Burnout em 9,0% da amostra, com predominância na categoria dos trabalhadores que prestam assistência direta ao usuário. Entre os entrevistados, 47,0% apresentaram alto risco e moderado risco de desenvolver a síndrome, indicando um processo em andamento. Apesar de a síndrome de Burnout ser caracterizada por afetar pessoas que trabalham em contato direto com outras pessoas, no estudo demonstrou-se que a síndrome afeta praticamente todas as profissões. O cansaço, a sobrecarga de trabalho, a falta de recompensas são alguns dos fatores que contribuem para a manifestação dos sintomas da síndrome, prejudicando o trabalho de profissionais cujo resultado é o cuidado e a vida de outras pessoas.

This study was carried out with workers of a medium complexity Public Hospital and aims to identify signs and symptoms of Burnout syndrome and how it develops. One hundred and eighty-seven workers were interviewed using a semi structured questionnaire. Employees were sorted into two groups: a first group of professionals that work in direct patient care and a second group of professionals who do not work directly with patients. Data analysis pointed out that 9% of the sample presented Burnout syndrome and most of whom were working in direct patient care. 47% presented a high to moderate risk of developing the syndrome, which indicates an ongoing process. Although Burnout syndrome characteristically affects people who work in close contact with other people, this study shows that the syndrome affects almost all occupations. Tiredness, work overload and lack of rewards are some factors that contribute to the presentation of the syndrome and spoil the work of professionals whose labor result means care and other peoples' lives.

Estudio de mediana complejidad realizado con el objetivo de identificar la manifestación del síndrome de Burnouty su proceso de desarrollo en trabajadores de un hospital público. Se entrevistaron a 187 funcionarios de la institución con un cuestionario semiestructurado. Los trabajadores fueron divididos en dos categorías: aquéllos cuyo trabajo estaba relacionado con la asistencia directa al paciente y los que no trabajaban directamente con los pacientes. El análisis de datos indicó la presencia del Síndrome de Burnout en 9,0% de la muestra, con predominio de los trabajadores que prestan asistencia directa al usuario. Entre los entrevistados 47,0%, presentó riesgo alto y moderado para desarrollar el síndrome, lo cual indica un proceso en marcha. A pesar de que este síndrome se caracteriza por afectar a las personas que trabajan en contacto directo con otras personas, el estudio demostró que afecta prácticamente a personas de todas las profesiones. El cansancio, la sobrecarga de trabajo, la falta de recompensa son algunos de los factores que contribuyen a la manifestación de los síntomas del síndrome, perjudicando el trabajo de profesionales cuyo resultado es el cuidado y la vida de otras personas.

Occupational HealthOccupational RisksBurnout ProfessionalSalud LaboralRiesgos LaboralesAgotamiento ProfesionalSaúde do TrabalhadorRiscos OcupacionaisEsgotamento Profissional
Reflexões sobre estresse e Burnout e a relação com a enfermagemRev Latinoam Enferm200525561213MurofuseNTAbranchesSSNapoleãoAASíndrome de Burnout em residentes da Universidade Federal de Uberlândia-2004Rev Bras Educ Méd200713746231LimaFDBuunkAPAraújoABJChavesJGMMunizDLOQueirozLBStress no trabalho do enfermeiroRev Esc Enferm USP20036371337CostaJRALimaJVAlmeidaPCEstudo do estresse do enfermeiro com dupla jornada de trabalho em um hospital de oncologia pediátrica de CampinasRev Esc Enferm USP200415260238PafaroRCMartinoMMFExaustão emocional: relações com a percepção de suporte organizacional e com as estratégias de coping no trabalhoEstud Psicol2002374617TamayoMRTróccoliBTA síndrome de burnout em graduandos de enfermagemEinstein20072253035BerezinRBarbozaJIRASíndrome de Burnout em estudantes universitários da área da saúdePsico20065762137CarlotoMSNakamuraAPCamaraSG2001845Benevides-PereiraAMTTrabalho docente do enfermeiro e a Síndrome de Burnout: desafios e perspectivas250EbisuiCTNCaracterísticas da incidência de Burnout em pediatras de uma organização hospitalar pública85MenegazFDLBurnout: uma revisão integrativa na enfermagem oncológica150CamposRGO docente universitário em Enfermagem e a Síndrome de Burnout: uma questão de educação para a saúde149MulatoSCBurnout: o desgaste dos professores de MaringáRev Eletrônica Inter Ação Psy200342811VolpatoDCGomesFBCastroMABorgesSKJustoTBenevides-PereiraAMTBurnout e hardiness: um estudo de evidência de validadeRev Psico USF2004192919MallarSCCapitãoCGAnálise da produção científica sobre a Síndrome de Burnout no BrasilPsico20082731239CamaraSGCarlottoMSInvestigando o Burnout em professores universitáriosRev Eletrônica Inter Ação Psy082003768911GarciaLPBenevides-PereiraAMT