remeReme: Revista Mineira de EnfermagemReme : Rev. Min. Enferm.1415-27622316-9389Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMGBelo Horizonte, MG, BrazilS1415-27622009000300011S1415-2762(09)01300311PesquisasCuidado ampliado em enfermagemEl cuidado ampliado en enfermeríaBroad nursing careBraccialliLuzmarina A. DorettoMarvuloMarilda Marques LucianoGomesRomeuMoraesMagali A. Alves deAlmeida FilhoOdilon Marques dePinheiroOsni LázaroHafnerMaria de Lourdes Marmorato BottaEEUSPFaculdade de Medicina de MaríliaGrupo de Avaliação Institucional Fundação Oswaldo CruzInstituto Fernandes Figueira Faculdade de Medicina de MaríliaAmbulatório de Onco-hematologia do Hemocentro 0920091333913980511200924072009This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.Texto completo somente em PDF (PT)

O objetivo com este estudo é analisar os princípios de um cuidado ampliado com base na literatura específica e em dados de uma pesquisa com egressos de um curso de enfermagem. A metodologia consiste numa pesquisa de avaliação com uma abordagem qualitativa, baseada em entrevistas semiestruturadas, observação de situações simuladas e elaboração de plano de cuidado, envolvendo egressos de duas turmas, bem como seus gestores e usuários do serviço de saúde. Os resultados mostraram que existem diferenças na amplitude das ações de enfermagem em relação ao processo de cuidar. Os egressos abordaram um cuidado integral, humanizado, com enfoque individual e coletivo, compatível com as competências e habilidades preconizadas nas diretrizes curriculares do curso de enfermagem. A promoção de um cuidado humanizado por parte dos egressos foi valorizada tanto pelos gestores quanto pelos usuários do serviço de saúde. Dentre as conclusões, destaca-se a importância de se superar a conformação individualista, seguindo rumo a esferas coletivas, institucionais e estruturais da intervenção, nas perspectivas de promoção, proteção e recuperação da saúde.

El objetivo del presente estudio fue de analizar los principios del cuidado amplio basado en la literatura específica y en datos de una encuesta a egresados de un Curso de Enfermería. La metodología consistió en una encuesta de evaluación con enfoque cualitativo, basada en entrevistas semiestructuradas a egresados de dos grupos, bien como sus gestores y usuarios del servicio de salud. Los resultados mostraron que hay diferencias en la amplitud de las acciones de enfermería con relación al proceso de cuidar. Los egresados se refirieron a un cuidado integral, humanizado, con enfoque individual y colectivo, compatible con las capacidades y habilidades recomendadas en las directrices curriculares del Curso de Enfermería. La promoción del cuidado humanizado por parte de los egresados fue valorizada tanto por los gestores como por los usuarios del servicio de salud. Dentro de las conclusiones se destacan la importancia de superar la conformación individualista, siguiendo el rumbo y las esferas colectivas, institucionales y estructurales de la intervención, dentro de la perspectiva de promover, proteger y recuperar la salud.

This study aims to analyze the principles of the broad nursing care. It was based on the specific literature and on data collected from a research held by nursing graduates. The study had a qualitative approach and its methodology included semi-structured interviews, observation of simulated situations and the elaboration of a care plan involving graduates, supervisors and health system users. Results show that there are differences in the broadness of the nursing care actions. The nursing graduates provided whole, humanized, collective and individual care with the skills and competences indicated in the nursing course curriculum policies. Both supervisors and health system users appreciated the graduates' humanized care. We conclude that it is important to overcome an individual approach and to emphasize a collective, institutional and structural care intervention to promote, protect and recover health.

EnfermagemCuidados Básicos de EnfermagemEnsinoCurrículoEnfermeríaCuidados Básicos de EnfermeríaEnseñanzaCurriculumNursingPrimary Nursing CareEducationCurriculum
A formação médica ancorada na aprendizagem baseada em problema: uma avaliação qualitativaInterface Comun Saúde Educ03200971832813GomesRFranciscoAMTonhomSFRCostaMCGHamamotoCGPinheiroOLCuidado e reconstrução das práticas de saúdeInterface Comun Saúde Educ0220047391148AyresJRCMIntegralidade do cuidado na saúde: indicações a partir da formação do enfermeiroRev Esc Enferm USP0320084856142SilvaKLSenaRRUma concepção hermenêutica de saúdePhysis0420074362117AyresJRCMTecnologias de cuidado em saúde e enfermagem e suas perspectivas filosóficasTexto & Contexto Enferm20061788515KoerichMSBackesDSScortegagnaHMWallMLVeroneseAMZeferinoMTO cuidado em enfermagem: uma aproximação teóricaTexto & Contexto Enferm06200522670214SouzaMLSartonVVBPadilhaMICSPradoMLCuidado humano: o resgate necessário2001WaldowVRAgir em saúde: um desafio para o público200611350MerhyEEChakkourMStéfanoEStéfanoMESantosCMRodriguesRMerhyEEOnokoRCuidado e tecnologia: aproximações através do modelo de cuidadoRev Bras Enferm0220081136161RochaPKPradoMLWalMLCarraroTLEvolução histórica e impacto da tecnologia na área da saúde e da enfermagemRev Eletrônica Enferm20064223038BarraDCCNascimentoERPMartinsJJAlbuquerqueGLErdmannALUnidade de Prática Profissional: UPP4: Curso de Enfermagem - 20092009O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde2006MinayoMCSAn overview of the uses of standardized patients for teaching and evaluating clinical skillsAcad Med06199344351668BarrowsHSEducación médica: nuevos enfoques, metas y métodos1997193205VenturelliJA avaliação prática estruturada de habilidades clínicas na Famema: fundamentos para construção e aplicaçãoGestão Univ2006637099MazzoniCJMoraesMAAUtilização de pacientes simulados no ensino e na avaliação de habilidades clínicasMedicina (Ribeirão Preto)06200718091240TronconLEAAvaliação por triangulação de métodos: abordagem de programas sociais2005185221GomesRSouzaERMinayoMCSMalaquiasJVSilvaCFRMinayoMCSAssisSGSouzaERPesquisa social: teoria, método e criatividade200779108GomesRMinayoMCSClínica ampliada, equipe de referência e projeto terapêutico singular2007A construção da clínica ampliada na atenção básica2005CunhaGTConstrução da integralidade: cotidiano, saberes e prática em saúde2003197210CecílioLCOMerhyEEPinheiroRMattosRAAgir em saúde: um desafio para o público200632152RolloAAMerhyEEOnockoRRefletindo sobre a integralidade no cuidado de enfermagem: estudo bibliográficoOnline Braz J Nurs200635SilvaACFonsecaAMSilvaJLLGóesFGBCunhaFTSHumanizaSUS: documento base para gestores e trabalhadores do SUS2006Projeto pedagógico do Curso de Enfermagem2008Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde: Pró-Saúde: objetivos, implementação e desenvolvimento potencial2007