remeReme: Revista Mineira de EnfermagemReme : Rev. Min. Enferm.1415-27622316-9389Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMGBelo Horizonte, MG, BrazilS1415-27622009000300006S1415-2762(09)01300306PesquisasExtensão universitária: opinião de estudantes do campus saúde de uma instituição pública da região metropolitana de Recife-PEUniversity extension projects: opinion of students from a public health college in the metropolitan area of Recife - PEExtensión universitaria: opinión de estudiantes del campus salud de una institución pública de la región metropolitana de Recife-PEMonteiroEstela Maria Leite MeirellesBradyCamila LimaBrandão NetoWaldemarFreitasRoberta Biondi Nery deMoraesMarta Úrsula Barbosa deUniversidade de PernambucoFaculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças UPEPrograma Associado de Pós-Graduação em Enfermagem Grupo de Estudos e Pesquisa em Epistemologia e Fundamentos do Cuidar em Saúde e EnfermagemUEPB0920091333493572804200917112009This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.Texto completo somente em PDF (PT)

Com este estudo objetiva-se conhecer o entendimento dos universitários de uma instituição pública do Campus Saúde da Região Metropolitana de Recife-PE sobre projetos de extensão. É uma pesquisa de abordagem qualitativa, realizada com os estudantes dos ciclos básico e profissional dos cursos da área de saúde que participaram ou não de projetos de extensão. Foi aplicado um roteiro de entrevista e a técnica de gravação para registro das falas. Na análise dos dados, utilizou-se a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSCs). Verificou-se nos discursos dos universitários, com vivência ou não em projetos de extensão, uma apreensão relevante das contribuições dessas atividades na sua formação profissional. Nos discursos dos extensionistas foi destacada a necessidade de uma postura crítica, de seu papel político e de sua responsabilidade social, preparados para agir de modo criativo e inovador, com base na compreensão de que a comunidade em que atua é protagonista de sua própria história de vida, como cidadãos com deveres e direitos, que devem ser garantidos no seio da sociedade.

This study aims to understand what students from a public college of Recife think about the Health Extension Projects offered by the University. The research had a qualitative approach and included students from both first and professional cycles of the health area courses. An interview guide and the recording technique to register the talk were used. The Discourse of the Collective Subject technique was used for data analysis. Results showed that both students with and without Extension Project experience were apprehensive about the contributions of these activities in their graduation. Students with experience in Extension Projects highlighted the political role, the social responsibility and the need of being critical and prepared to act in a creative and innovative way.

Este estudio tiene como objetivo identificar la opinión de los universitarios de una institución pública del campo de la salud de la región metropolitana de Recife-PE sobre los Proyectos de Extensión. Se trata de una investigación de enfoque cualitativo realizada con los estudiantes del ciclo básico y profesional de los cursos del área de salud que participaron o no de Proyectos de Extensión. La entrevista se realizó siguiendo un guión y las declaraciones se registraron aplicando la técnica de grabación. El análisis de los datos se llevó a cabo según la técnica del Discurso del Sujeto Colectivo (DSC´s). En los discursos de los estudiantes con experiencia o no en los Proyectos de Extensión se observó que entienden cuánto contribuyen estas actividades para su formación. En las declaraciones de los alumnos de los cursos de extensión se hizo hincapié en la necesidad de una postura crítica, de su rol político y de su responsabilidad social, preparados para actuar de modo creativo e innovador. Entienden que la comunidad en que actúan es protagonista de su propia historia de vida y que, como ciudadanos, tienen deberes y derechos que deben estar garantizados en el seno de la sociedad.

Community-Intitucional RelationsUniversitiesHealth Sciences StudentsVulnerable CommunitiesRelaciones Comunidad-IntituiciónUniversidadesEstudiantes de Ciencias de la SaludComunidades VulnerablesRalações Comunidade-InstituiçãoUniversidadesEstudantes de Ciências da SaúdeComunidades Vulneráveis
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