remeReme: Revista Mineira de EnfermagemReme : Rev. Min. Enferm.1415-27622316-9389Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMGBelo Horizonte, MG, BrazilS1415-27622009000300007S1415-2762(09)01300307PesquisasO ensino de saúde mental e psiquiatria nos cursos técnicos de enfermagemEnseñanza de la salud mental y psiquiatría en los cursos técnicos de enfermeríaEducation about mental health and psychiatry in technical nursing coursesZerbettoSonia ReginaPereiraMaria Alice OrnellasSão CarlosSPUniversidade Federal de São CarlosBrasilBotucatuSPUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita FilhoFaculdade de Medicina BrasilUniversidade de São PauloEnfermagem de Ribeirão Preto malice@fmb.unesp.br0920091333583642109200903032009This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.Texto completo somente em PDF (PT)

Com este estudo, objetivou-se analisar o ensino da disciplina de Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental no Ensino Técnico de Enfermagem e a sua relação com os ideários da Reforma Psiquiátrica, embasado no materialismo históricodialético. Os sujeitos escolhidos foram enfermeiros-professores da referida disciplina e os coordenadores do curso, tendo como instrumentos a entrevista semiestruturada, o formulário e as estruturas curriculares do curso. Os dados coletados apontaram para uma alienação do trabalho educativo. Apesar do predomínio do enfoque preventivista e biológico, houve tentativas de superação com a introdução de temáticas sobre a Reforma Psiquiátrica e estágios supervisionados nos Centros de Atenção Psicossocial.

Este estudio tiene por objetivo analizar la enseñanza de la asignatura Enfermería Psiquiátrica y Salud Mental en la Enseñanza Técnica de Enfermería y su relación con las ideas de la Reforma Psiquiátrica, basado en el materialismo histórico dialéctico. Las personas elegidas fueron enfermeros-profesores de dicha materia y los coordinadores del curso, teniendo como instrumento la entrevista semiestructurada, el formulario y las estructuras curriculares del curso.Los datos recogidos apuntaron a una alienación del trabajo educativo. A pesar del predominio del enfoque previcionista y biológico, hubo intentos de superación con la introducción de temáticas sobre la Reforma Psiquiátrica y pasantías supervisadas en los Centros de Atención Psicosocial.

This study aims to analyze the education about Mental Health and Psychiatric Nursing during the Technical Nursing Course and to evaluate its connection to the ideas of the Psychiatric Reform, based on a historical and dialectical materialism. The participants of study were nurse professors of the discipline and coordinators of the course. Data were collected using a semi-structured interview, a form and the curriculum structure of the course. Results show there is an alienation of the teaching work. Although the preventative and biological approach predominated, there were overcoming attempts with the insertion of subjects about the Psychiatric Reform and supervised internships in Centers of Psychosocial Attention.

EducaçãoEducação em EnfermagemEnfermagem PsiquiátricaEducaciónEducación en EnfermeríaEnfermería PsiquiátricaEducationNursing EducationPsychiatric Nursing
Desinstitucionalização1990RotelliFFormação e dificuldades profissionais de auxiliares de enfermagem no campo da assistência psiquiátricaRev Paul Enferm0420011321120KirschbaumDIROliveiraACSFEnfermagem psiquiátrica:que papel é esse?1994RochaRMO ensino de enfermagem psiquiátrica no Ceará e a reforma psiquiátrica: avanços e recuosBragaVAEnsino de enfermagem e reforma psiquiátrica2001KantorskiLPSilvaGBOs conceitos elementares do materialismo histórico1983HarneckerMSociologia de la vida cotidiana1987HellerAO cotidiano e a história1972HellerAConcepção dialética da História1981GramsciAOs intelectuais e a organização da cultura1979GramsciADicionário do pensamento marxista2001BottomoreTO que é dialética2003KonderLIntrodução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação1990TriviñosANSA dialética materialista: categorias e leis da dialética1982CheptulinAO desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde1993MinayoMCSSignificado e sentido do trabalho docenteCad Cedes1998193244BassoISScritti II (1968-1980): Dall'apertura del manicomio alla nuova legge sull'assistenza psichiatrica1982BasagliaFPsiquiatria social e reforma psiquiátrica199417194BarrosDDAmaranteP