remeReme: Revista Mineira de EnfermagemReme : Rev. Min. Enferm.1415-27622316-9389Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMGBelo Horizonte, MG, BrazilS1415-27622009000200002S1415-2762(09)01300202PesquisasEducação profissional: vivência do educando de enfermagem no cuidado ao doente críticoEducación profesional: vivencia del estudiante de enfermería en el cuidado al enfermo en estado críticoProfessional education: the nursing student's experiences in providing care for critical patientsAppolinárioRenata SilveiraCorrêaAdriana KatiaUniversidade de São PauloEscola de Enfermagem de Ribeirão Preto adricor@eerp.usp.br0620091321691761707200901122008This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.Texto completo somente em PDF (PT)

O objetivo com este estudo é compreender a vivência do estudante do curso de habilitação profissional técnico de enfermagem no aprendizado do cuidado aos doentes críticos, no cenário da terapia intensiva (CTI), no contexto do SUS. Fundamentando-se na abordagem fenomenológica, foram realizadas 11 entrevistas com estudantes de uma escola profissionalizante do município de Ribeirão Preto-SP, de julho a outubro de 2006. Foram construídas, de modo articulado, três temáticas: Aproximação do educando ao mundo técnico da terapia intensiva; O emergir da sensibilidade do educando no mundo técnico do CTI; O aprendizado em CTI. É preciso rever o processo formativo, incorporando conhecimentos, habilidades e atitudes voltados para a compreensão do CTI no contexto de saúde atual, do mundo subjetivo e social do doente crítico, das questões existenciais. Para tal, é fundamental transcender o treinamento técnico e construir prática educativa condizente com a formação da pessoa humana.

El objetivo de este estudio es comprender la vivencia del estudiante del curso de habilitación profesional técnico de enfermería en el aprendizaje del cuidado de enfermos en estado crítico, en el escenario de los cuidados intensivos (UCI), dentro del contexto del SUS. Basándose en el enfoque fenomenológico, se realizaron once entrevistas con estudiantes de una Escuela Técnica del municipio de Ribeirão Preto - SP, entre julio y octubre de 2006. Se construyeron, de modo articulado, tres temáticas: aproximación del estudiante al mundo técnico de los cuidados intensivos; el despertar de la sensibilidad del estudiante en el mundo técnico de la UCI; el aprendizaje en la UCI. El proceso formativo debe ser reevaluado, incorporando conocimientos, habilidades y actitudes orientados a la comprensión de la UCI dentro del contexto de salud actual, del mundo subjetivo y social del enfermo en estado crítico y de los problemas existenciales. Para ello, es fundamental trascender la capacitación técnica y construir una práctica educativa, en armonía con la formación del ser humano.

The aim of this study is to notice the experiences of students following a nursing technical course while learning to provide care for critical patients in the public intensive care context. Eleven students from a Professionalizing School of Ribeirão Preto - SP were interviewed between July and October 2006. The phenomenological approach technique was used. Three themes were built in an articulated manner: the student's closeness to the technical intensive care world; the student's sensitivity in the technical ICU world; and the process of learning in the ICU. It is necessary to review the education process by incorporating knowledge, abilities and attitudes which allow a better understanding of the ICU in the present health context and in the subjective and social world of the critical patient. With such purpose, it is essential to transcend the technical training and to build an educational practice consistent with the formation of the human person.

Educación en EnfermeríaUnidades de Terapia IntensivaHabilitación ProfesionalEducação em EnfermagemUnidades de Terapia IntensivaCredenciamentoEducation NursingIntensive Care UnitsCredentialing
Dilemas e desafios da formação profissional em saúdeInterface Comun Saúde Educ08200437580158Amâncio FilhoAContribuição dos exames de suplência profissionalizante na formação dos atendentes de enfermagem em Maringá-PRGóesHLFA fenomenologia como alternativa metodológica para pesquisa: algumas consideraçõesRev Esc Enferm USP199913947124MartinsJBoemerMRFerrazCAPesquisa qualitativa em educação: um enfoque fenomenológico1994MAVBicudoVHCEspósitoResolução 196/96: Dispõe sobre a pesquisa envolvendo seres humanos1996A pesquisa qualitativa em psicologia: fundamentos e recursos básicos1989MartinsJBicudoMAVResolução CNE/CEB nº 4 de 8 de dezembro de 1999: Institui as Diretrizes Curriculares para a Educação Profissional de Nível Técnico12221999A relação com o paciente: teoria, ensino e prática2003BoemerMRCorrêaAKBrancoRFGRO cuidado de enfermagem no CTI: da ação-reflexão à conscientizaçãoTexto Contexto Enferm20008243729HayashiAAMGisiMLDo treinamento do enfermeiro à possibilidade da educação em terapia intensiva: Em busca da existência humana212CorrêaAKUm enfoque fenomenológico do currículo: educação como poíesis1992MartinsJParecer CNE/CEB nº 16 de 26 de novembro de 1999: Diretrizes Curriculares para a Educação Profissional de Nível Técnico12221999Concepção fenomenológica da educação1990RezendeAM