remeReme: Revista Mineira de EnfermagemReme : Rev. Min. Enferm.1415-27622316-9389Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMGBelo Horizonte, MG, BrazilS1415-27622009000200016S1415-2762(09)01300216Revisão TeóricaEducação em saúde: revisão bibliográfica de 2005 a 2007Educación en salud: revisión bibliográfica de 2005 a 2007Healthcare education: literature review from 2005 to 2007FerreiraMaria de Lourdes da Silva MarquesAyresJairo AparecidoIoneCorreaUNESPFaculdade de Medicina de Botucatu Faculdade de Medicina de BotucatuPrograma de Mestrado Profissional 0620091322752822008200924062008This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.Texto completo somente em PDF (PT)

Neste estudo, foram analisadas as publicações sobre educação em saúde no período de 2005 a 2007, por meio de categorias preestabelecidas sobre concepção de saúde, o que possibilitou a elaboração das seguintes subtemáticas: autonomia de indivíduos e grupos/educação tradicional, estilo de vida dos indivíduos/condições de vida e de trabalho, riscos comportamentais passíveis de mudança e determinantes sociais positivos. A autonomia foi questionada quando reconhecida uma educação autoritária, impossibilitando as decisões pessoais e influenciando o estilo de vida, com restrição a reflexão dos riscos em relação à saúde. A promoção da saúde se faz necessária ao processo permanente, democrático e coletivo com impacto na saúde e qualidade de vida das pessoas. Reconhece-se que a integralidade na educação em saúde deve ser um princípio assumido pelos profissionais. Articular as atividades educativas aos saberes da sociedade é ação essencial para uma prática transformadora, que favorece a prevalência dos direitos de cidadania, autonomia e liberdade.

Este estudio analizó publicaciones sobre educación en salud del período comprendido entre los años 2005 y 2007 por medio de categorías preestablecidas sobre la concepción de salud. Ello permitió elaborar los siguientes subtemas: autonomía de individuos y grupos/educación tradicional, estilo de vida de los individuos/condiciones de vida y de trabajo, riesgos comportamentales factibles de cambio y determinantes sociales positivos. La autonomía fue cuestionada al observarse que la educación era autoritaria, que no permitía decisiones personales, influía en el estilo de vida y restringía reflexionar sobre los riesgos relacionados con la salud. La promoción de la salud es necesaria para un proceso permanente, democrático y colectivo con impacto en la salud y calidad de vida de las personas. Se reconoce que la integralidad en la educación en salud debe ser un principio asumido por los profesionales. Articular las actividades educativas a los saberes de la sociedad es una acción esencial para una práctica transformadora, que favorece la prevalencia de los derechos de ciudadanía, autonomía y libertad.

In this study we assessed publications on health education from 2005 to 2007 using pre-established categories concerning the concept of health. We then elaborated the following sub-themes: autonomy of individuals and groups / traditional education, lifestyle of individuals / life and work conditions, behavioral risks subject to change and positive social determinants. Autonomy was questioned whenever an authoritarian education was recognized, since it inhibits personal decision making and alters lifestyle, restricting discussions about health hazards. Health promotion is necessary for a permanent, democratic and collective process that impacts positively on people's health and quality of life. We recognize that integrality in health education must be a principle assumed by professionals. It is essential to articulate educational activities for a transforming practice that favors the prevalence of civil rights, autonomy and freedom.

Educación en SaludPromoción de la SaludEnseñanzaEducação em SaúdePromoção da SaúdeEnsinoHealth EducationHealth PromotionTeaching
A educação popular na atenção básica à saúde no município: em busca da integralidadeInterface - Comunic Saúde Educ200425974158AlbuquerquePCStotzEMEstruturação das Atividades de Educação em Saúde no âmbito do SUS1993Carta de Ottawa07302007Concepções e abordagens na avaliação em promoção da saúdeCiênc Saúde Coletiva2004521939CarvalhoAIBodsteinRGHartzZMatidaAHAnálise de Conteúdo1997233BardinLO desafio do conhecimento: Pesquisa Qualitativa em Saúde2000269MinayoDSMCPesquisa social1999334RichardsonRJHealth and social organization19967193TarlovABlaneDBrunnerEWilkinsonRCâncer of the oral cavitg a comparison betweem institutions in a developing and a developed nationHead Neck2004318126CarvalhoALBruvaneshSSpiroRHKowalskiLPShahJPCuidando do idoso que vivencia uma síndrome demencial: a família como cliente da enfermagemTexto Contexto Enferm0520016893210CaldasCPPromoção da saúde: Conceitos, reflexões, tendências2003CzeresniaDFreitasCMUm modelo de educação em saúde para o Programa Saúde da Família: pela integralidade da atenção e reorientação do modelo assistencialInterface - Comunic Saúde Educ20053952169AlvesVSAEducação em Saúde: conhecimentos, representações sociais e experiências da doençaCad Saúde Pública200520006121GazzinelliMFGazzinelliAReisDCPennaCMMA interface necessária entre enfermagem, educação em saúde e o conceito de culturaTexto Contexto Enferm200730714216BoebsA EMonticelliMWosnyAMHeidemannIBSGrisottiMPerspectiva problematizadora da educação popular em saúde e a enfermagemTexto Contexto Enferm20073159216AlvimNATFerreiraMAA educação em saúde no currículo de um curso de enfermagem: o aprender para educarRev Gaúcha Enferm200618592227RosaRBMaffacciolliNaudererTMPedroENRA estratégia saúde da família como objeto de educação em saúdeSaúde Soc20075768116BesenCBSouza NettoMSilvaFWSilvaPiresMFEstratégias de educação em saúde e a qualidade do cuidar e ensinar em pediatria: a interação, o vínculo e a confiança no discurso dos profissionaisInterface - Comunic Saúde Educ2006117301910QueirozMVJorgeMSA complexidade na educação dos profissionais para o cuidado em saúdeTexto Contexto Enferm200634351215FalcónSGladysAELBetinaMHSOs modos de existir da bioética entre os saberes da saúde e da educaçãoMundo Saúde200535966329RositoMMBA nova saúde pública e a promoção da saúde via educação: entre a tradição e a inovaçãoRev Latinoam Enferm200542331313OliveiraDLEducação em saúde na atenção médica ao paciente com hipertensão arterial no Programa Saúde da FamíliaInterface - Comunic Saúde Educ2006131471910AlvesVSNunesMOAções educativas no pré-natal: reflexão sobre a consulta de enfermagem como um espaço para educação em saúdeCiênc Saúde Coletiva200747786212RiosCTFVieiraNFCTecnologia de informação para a educação na saúde: duas revisões e uma propostaCiênc Saúde Coletiva200761122312CavalcanteMTLVasconcellosMMO beijo como mobilizador para educação em saúde: ênfase na saúde bucal de adolescentes: relato de experiênciaRev Bras Crescimento Desenvolv Hum20055768315Silveira FilhoADMedeirosIYJustoCMPJunqueiraSRBicudo PereiraIMTPelicioniMCFAlmoço como momento terapêutico: uma abordagem de educação em saúde com mulheres alcoolistasRev Latinoam Enferm200738490315SchlichtingSBoogMCFCamposCJGA educação permanente e a construção de Sistemas Municipais de Saúde-Escola: o caso de FortalezaDivulg Saúde Debate2006314634BarretoICHCAndradeLOMLoiolaFPaulaJBMirandaASGoyaNEducação permanente em saúde: descentralização e disseminação de capacidade pedagógica na saúdeCiênc Saúde Coletiva200597586410CeccimRBEducação permanente em saúde: desafio ambicioso e necessárioInterface- Comunic Saúde Educ200516177169CeccimRBEducação para a saúde como estratégia de intervenção de enfermagem às pessoas portadoras de diabetesRev Gaúcha Enferm20066070127RegoMABNakataniAYKBachionMMTendências da produção do conhecimento na educação em saúde no BrasilRev Latinoam Enferm2007117783615VilaACDVilaVSCPedagogia interdisciplinar: "Educare" (Educação e Cuidado) como objeto fronteiriço em saúdeTexto Contexto Enferm200632633215SaupeRBudóMLDIntegralidade, formação de saúde, educação em saúde e as propostas do SUS: uma revisão conceitualCiênc Saúde Coletiva200733542122MachadoMFASMonteiroEMLMQueirozDTVieiraNFCBarrosoMGTO ensino de enfermagem como espaço para o desenvolvimento de tecnologias de educação em saúdeRev Gaúcha Enferm200611723127AraújoVEWittRREducação em saúde na escola: uma abordagem do currículo e da percepção de alunos de graduação em pedagogiaInterface - Comunic Saúde Educ2006149661910LeonelloVML'AbbateSEducação em saúde: uma estratégia de cuidado ao cuidador leigoRev Latinoam Enferm2007337343215SouzaLMWegnerWGoriniMIPCEducação na saúde: educação dos profissionais de saúde- um campo de saber e de práticas sociais em construçãoRev Bras Educ Med04200734131FuerwerkerLCMArticulação nacional de movimentos e práticas de educação popular e saúde no Estado de Santa Catarina: fortalezas e fragilidadesTexto Contexto Enferm200723945216SeveroDOCunhaAPDa RosMAEducação popular em saúde no cuidado à criança desnutridaTexto Contexto Enferm200724653216FrotaMAAlbuquerqueCMLinaraAGEducação em Saúde e interfaces conceituais: representações de estudantes de um curso de enfermagemRev Bras Enferm200764650660ChagasMIOXimenesLBJorgeMSB"Você aprende. A gente ensina?": Interrogando relações entre educação e saúde desde a perspectiva da vulnerabilidadeCad Saúde Pública2006133542622MeyerDEEMelloDFValadãoMMAyresJRCMEducação para promoção da saúde infantil: relato de experiência em um assentamento de reforma agrária. Vale do Rio Doce (MG)Ciênc Saúde Coletiva200673947310CoelhoFMGCastroTGCamposFMCamposMTFSPrioreSEFranceschiniSCCEducação em Saúde: a orientação alimentar através de atividades de grupoActa Paul Enferm200543945418MaffacciolliRLopesMJMA educação em saúde na adolescência: grupos de discussão como estratégia de pesquisa e cuidado-educaçãoTexto Contexto Enferm200620511215FerreiraMAEducação em saúde no enfrentamento da hipertensão arterial: uma nova ótica para um velho problemaTexto Contexto Enferm20072338216ToledoMMRodriguesSCChiesaAMO processo qualitativo de pesquisa mediando a transformação da realidade: uma contribuição para o trabalho de equipe em educação em saúdeCiênc Saúde Coletiva200723946112SilvérioMRPatrícioZMA convergência cuidado-educação-politicidade: um desafio a ser enfrentado pelos profissionais na garantia aos direitos à saúde das pessoas portadoras de estomiasTexto Contexto Enferm200633442215BellatoRPereiraWRMaruyamaSATOliveiraPCEducação em saúde para leigos no cuidado ao idoso no contexto domiciliarACM Arq Catarin Méd20065663435SouzaWGAPachecoWNSMartinsJJBarraDCCNascimentoERPA estética do grotesco e a produção audiovisual para a educação em saúde: segregação ou empatia? O caso das leishmanioses no BrasilCad Saúde Pública2007116171523PimentaDNLeandroASchallVTEducação para a genética em saúde pública: um estudo de caso sobre a anemia falciformeCiênc Saúde Coletiva200536572210DinizDGuedesCTrivelinoATabagismo, saúde e educaçãoJ Bras Pneumol20053712431SborgiaRCRuffino-NetoAAção social e intersetorilidade: relato de uma experiência na interface entre saúde, educação e culturaInterface -Comunic Saúde Educ2006505152010LopesREMalfitanoAPSSaber do familiar na adesão da pessoa hipertensa ao tratamento: análise com base na educação popular em saúdeTexto Contexto Enferm200726370216SaraivaKROSantosZMSALandimFLPTeixeiraACEducação ambiental e o conhecimento do trabalhador em saúde sobre situações de riscoCiênc Saúde Coletiva2005394710AlamMMCezar-VazMRAlmeidaTEducação em saúde no trânsito: uma contribuição da enfermagemCogitare Enferm20056065110BovaVBRWallMLEducação em saúde a portadores de úlcera varicosa através de atividades de grupoRev Gaúcha Enferm200624050227SilvaJLALopesMJMO ensino da prevenção e educação em saúde na área de pediatria do curso de medicina da ULBRA: a percepção dos professoresRev AMRIGS2006317150NaderSSAbeggCnautD RA integração e articulação entre as ações de saúde e de educação no Programa de Saúde da Familia - PSFRev Eletrônica Enferm200670418SilvaCCSilvaATMCLonsingANecessidades de educação em saúde dos cuidadores de pessoas idosas no domicílioTexto Contexto Enferm200725462216MartinsJJAlbuquerqueGLNascimentoERPBarraDCCSouzaWGAPachecoWNSEficácia de programas de educação para adultos portadores de hipertensão arterialRev Bras Enferm200654374059ChavesE SLucioI M LAraujoT LA educação permanente da equipe de enfermagem para o cuidado nos serviços de saúde mentalTexto Contexto Enferm200628795215TavaresCMM