remeReme: Revista Mineira de EnfermagemReme : Rev. Min. Enferm.1415-27622316-9389Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMGBelo Horizonte, MG, BrazilS1415-27622009000100010S1415-2762(09)01300110PesquisasTraço e estado de ansiedade de estudantes de enfermagem na realização de uma prova práticaTrazo y estado de ansiedad de alumnos de grado de enfermería al realizar una prueba prácticaTrait and state of anxiety among nursing students during a practical testSantosMariana Deienno Luis dosGaldeanoLuzia ElaineHospital Israelita Albert EinsteinFaculdade de Enfermagem 03200913176832906200908072008This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.Texto completo somente em PDF (PT)

Neste estudo, teve-se como objetivo identificar o nível de traço e de estado de ansiedade, bem como os sentimentos dos alunos de graduação em enfermagem antes da prova prática da disciplina Semiologia e Semiotécnica, e correlacionar o nível de ansiedade encontrado com o desempenho na prova. O estudo foi desenvolvido em uma instituição particular de ensino superior do município de São Paulo. A amostra foi constituída por 45 alunos da 2ª série do Curso de Graduação de Enfermagem. Para a coleta de dados foi utilizado o Inventário de Ansiedade Traço-Estado de Spielberg, Gorsuch e Lushene (1970). Os resultados desse estudo foram: a maioria dos alunos apresentou médio nível de traço (89%) e de estado (64%) de ansiedade; os sentimentos relatados com maior frequência pelos alunos foram ansiedade (44,2%) e medo (17,4%). O teste de correlação de Pearson não mostrou relação significativa entre a nota da prova prática e o nível do estado de ansiedade dos alunos. Os alunos demonstraram preocupação e ansiedade diante das técnicas que poderiam ser exigidas na prova prática, porém foram capazes de lidar com seus sentimentos e criar mecanismos de enfrentamento apropriados de forma a amenizar os efeitos negativos da ansiedade e da tensão vivenciadas.

Con este trabajo se ha buscado identificar el nivel de trazo y de estado de ansiedad y los sentimientos de los alumnos de grado en Enfermería antes de la prueba práctica de la materia semiología y semiotecnia y compararlo con el nivel de la prueba. El estudio fue desarrollado en un instituto particular de educación superior del municipio de São Paulo. La muestra estuvo constituida por 45 alumnos de 2o. año de Enfermería. Para la recogida de datos fueron utilizados el Inventario Trazo-Estado de Ansiedad de Spielberger, Gorsuch y Lushene (1970). Los resultados indicaron que la mayoría de los alumnos presentaban nivel medio del trazo de ansiedad (89%) y estado (64%); los sentimientos relatados con mayor frecuencia por los alumnos fueron ansiedad (44%) y miedo (17,4%); la prueba de correlación de Pearson no mostró relación significativa entre la calificación de la prueba práctica y el nivel del estado de ansiedad de los alumnos. A pesar de estar preocupados y ansiosos con las técnicas que podían exigirse en la prueba práctica, los alumnos fueron capaces de controlar sus sentimientos y construir mecanismos para enfrentarlos de forma adecuada y minimizar los efectos negativos de ansiedad y tensión.

This study aims to identify the state-trait anxiety level and the different feelings of nursing students before a practical test of semiology and semiotechnic and to compare the level of anxiety with the performance in the test. The study took place at a private nursing faculty of Sao Paulo, SP, Brazil. Forty five students from the 2nd year of the Nursing Faculty of the Israeli Hospital Albert Einstein were evaluated. Data was accessed by the Spielberg, Gorsuch and Lushene's (1970) State-Trait Anxiety Inventory. Results showed that most pupils presented average level of anxiety-traces (89%) and state (64%). The most frequent reported feelings were anxiety (44.2%) and fear (17.4%). Pearson's correlation test did not show significant relation between the anxiety-state of the students and their grades on practical test. We conclude that students were worried and anxious about the imminent evaluation of their practical skills. However, they were able to deal with these feelings and to create efficient confrontation mechanisms to avoid the potential negative effects of excessive anxiety and nervousness.

Estudantes de EnfermagemAnsiedadeAvaliação EducacionalEstudiantes de EnfermeríaAnsiedadEvaluación EducacionalStudents NursingAnxietyEducational Measurement
Sucesso e desenvolvimento psicológico no ensino superiorAnálise Psicológica2006519241PereiraMASMottaEDVazALPintoCBernardinoOMeloACAspectos gerais das escalas de avaliação da ansiedadeRev Psiquiatr Clín (São Paulo)199828590625AndradeLHSGGorensteinCManual do IDATE1979SpielbergerCDManual for the state-trait anxiety inventory1970SpielbergerCDGorsuchRLLusheneRERelação entre estressores, estresse e ansiedadeRev Psiquiátr042003657425MargisRPiconPCosnerAFSilveiraROCompreendendo relações entre estratégias de aprendizagem e a ansiedade de alunos do ensino fundamental de CampinalPsicologia: Reflexão Crít20041524117CostaERBoruchovithENíveis de ansiedade de alunos de graduação frente à primeira instrumentação cirúrgicaRev Latinoam Enferm12200491823612CarvalhoRFarahOGDGaldeanoLEAdministração de medicamentos: a vivência dos alunos em seu primeiro estágioActa Sci Health Sci062003137125CarvalhoMDBValsecchiEASSPellosoSMA ansiedade e a prática no processo ensino-aprendizagem de habilidades psicomotoras: técnica de preparo de medicação parenteralFarahOGDEstudo da ansiedade como variável no relacionamento aluno-pacienteRev Latinoam Enferm071994213522SaladaMLAAnsiedade e depressão nos melhores alunos2004MeloAPsychometric properties of the Portuguese version of the State-Trait Anxiety Inventory applied to college students: factor analysis and relation to the Beck Depression InventoryBraz J Med Biol Res03200136774334AndradeLGorensteinCVieira FilhoAHTungTCArtesRStress e coping no estudante de graduação em enfermagem: investigação e atuaçãoFarahOGD