remeReme: Revista Mineira de EnfermagemReme : Rev. Min. Enferm.1415-27622316-9389Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMGBelo Horizonte, MG, BrazilS1415-27622008000400007S1415-2762(08)01200407PesquisasA reforma psiquiátrica e a assistência prestada por profissionais em um serviço substitutivo de saúde mentalLa reforma psiquiátrica en la asistencia brindada por profesionales que actúan en un servicio de salud mentalThe psychiatric reform and the assistance offered by professionals working in a substitutive mental health serviceBritoMaria José MenezesViannaPaula Cambraia de MendonçaSantosFabrícia XavierSilvaTeresa Cristina daCostaAnnette Souza Silva Martins daUFMGCurso de Enfermagem UFMGDepartamento de Enfermagem Aplicada brito@enf.ufmg.br1220081244945000512200817042008This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.Texto completo somente em PDF (PT)

Com este estudo, de natureza qualitativa, tem-se como objetivo analisar a influência da Reforma Psiquiátrica Brasileira na assistência prestada por profissionais de um serviço substitutivo de saúde mental em Belo Horizonte. Utilizou-se como estratégia o estudo de caso. Os dados foram coletados mediante a aplicação de roteiro de entrevista semi-estruturada a profissionais de diferentes categorias do serviço. A análise dos dados foi realizada mediante a técnica de análise de conteúdo. Utilizou-se a saturação de dados como critério de finalização das entrevistas, o que ocorreu na décima terceira entrevista. A análise evidenciou que o atendimento aos portadores de sofrimento mental assume uma dimensão particular entre os profissionais que atuam nessa área, destacando-se a importância de um trabalho interdisciplinar para dar conta da complexidade da abordagem do sofrimento psíquico e dos fatores que o constituem. Esses profissionais, embasados pelos pressupostos da Reforma Psiquiátrica, buscam a construção de um novo saber e de um novo fazer sobre a loucura. Percebe-se uma tentativa de rompimento com as formas manicomiais de lidar com a loucura e a construção de um novo trabalhador mais sensível e com uma visão integral ao prestar assistência ao usuário do serviço. Notou-se também, nos depoimentos, a satisfação e o sentimento de pertença em relação ao serviço em que os profissionais compartilham a idéia de que é necessário reconhecer ações geradoras de preconceito e exclusão ao portador de sofrimento psíquico e, a partir daí, buscar novas formas de assistência em que o saber e o fazer sobre a loucura são compartilhados entre os diversos sujeitos envolvidos.

Este estudio de naturaleza cualitativa tiene como objetivo analizar la influencia de la Reforma Psiquiátrica en la asistencia brindada por profesionales de un servicio sustituto de salud mental de la ciudad de Belo Horizonte, Estado de Minas Gerais, Brasil. Como estrategia de investigación se usó el estudio de caso. Los datos fueron recogidos mediante la aplicación de una secuencia de entrevistas semiestructuradas a profesionales de diferentes categorías del servicio. El análisis de datos fue realizado mediante la técnica de análisis de contenido. Como criterio de finalización de entrevistas se usó la saturación de datos en la décima entrevista. El análisis de las entrevistas evidenció que la atención a los portadores de sufrimiento mental asume una dimensión particular entre los profesionales que actúan en esta área. Se destaca la importancia de un trabajo interdisciplinario para atender a la complejidad del enfoque del sufrimiento psíquico y de los factores que lo constituyen. Estos profesionales, amparados por los principios de la Reforma Psiquiátrica, buscan la construcción de un nuevo saber y de un nuevo hacer sobre la locura. Se percibe que se trata de romper con las formas manicomiales de lidiar con la locura y de construir un nuevo trabajador más sensible, con una visión integral de la asistencia al usuario, en el cual los profesionales comparten la idea de que es necesario reconocer acciones generadoras de prejuicio y exclusión al enfermo y, a partir de ahí, buscar nuevas formas de asistencia donde el saber o hacer sobre la locura se compartan entre los varios sujetos involucrados.

This is a qualitative study that aims to analyze the influence of the Psychiatric Reform on the assistance offered by professionals working in a substitutive mental health service in Belo Horizonte. The case study method was used as a research strategy. Data were collected by applying a semi-structured interview to professionals from different services. The content analysis technique was used for assessing data. Data saturation was used as a criterion to end the interviews, which occurred in the thirteenth interview. Data analysis showed that care given to mentally ill patients is particularly important and that interdisciplinary work is crucial to handle the complexity of psychiatric suffering. Based on the Psychiatric Reform principles, these professionals tried to design a new way of thinking about mental illness. We could notice an attempt to break with the psychiatric hospital way of dealing with mental illness and an attempt to create a more sensitive health worker, with an integrated perspective when offering assistance to the patient. We could also notice the satisfaction of the professionals in belonging to an articulated service. The participants shared the idea that it is necessary to recognize actions that instigate prejudice and exclusion of people with psychiatric suffering and seek new ways of assistance.

Salud MentalAtención en la Salud MentalServicios de Salud MentalEnfermería PsiquiátricaReforma en Atención de la SaludInvestigación CualitativaSaúde MentalAssistência em Saúde MentalServiços de Saúde MentalEnfermagem PsiquiátricaReforma dos Serviços de SaúdePesquisa QualitativaMental HealthMental Health AssistanceMental Health ServicesPsychiatric NursingHealth Care ReformQualitative Research
Clínica em movimento: por uma sociedade sem manicômios2003LobosqueAMO homem e a serpente: outras histórias para a loucura e a psiquiatria1996AmarantePLoucos pela vida: a trajetória da Reforma Psiquiátrica no Brasil1995AmarantePOs profissionais de saúde e as possibilidades de reinserção social do doente mental: uma abordagem institucionalistaViannaPCMO umbigo da reforma psiquiátrica: cidadania e avaliação de qualidade em saúde mental2005BarretoJEnsaios: subjetividade, saúde mental e sociedade200027999CorbisierCAmarantePO sujeito e a instituição: a reforma psiquiátrica como possibilidade de (re) construção da singularidadeRev Min Enferm200565919OscarACostaASSMO desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde2004MinayoMCSEstudo de Caso: planejamento e método2001YinRKA pesquisa em educação: abordagens qualitativas1986LudkeMAndréMEDA entrevista na pesquisa socialDidática19901495826/2791ManziniE JTratado de metodologia da pesquisa clínico-qualitativa: construção teórico-epistemológica, discussão comparada e aplicação nas áreas de saúde e humanas2003TuratoERAnálise de conteúdo1979BardinLLibertando identidade da reabilitação psicossocial à cidadania possível1999SaracenoBExperiências da loucura2001LobosqueAMSaber cuidar: ética do humano, compaixão pela terra2000BoffLNo meio da rua: nômades, excluídos e viradores2000TostaTLDBursztynMO homem e a serpente: outras histórias para a loucura e a psiquiatria1996AmarantePA configuração identitária da enfermeira no contexto das práticas de gestão em hospitais privados de Belo HorizonteBritoMJM